Potabilidade da água garante mais saúde para população | Águas Piquete
Notícias
Potabilidade da água garante mais saúde para população
17 de março de 2021
A potabilidade da água é um assunto importante quando se fala em saúde pública. Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem cerca de 748 milhões de pessoas que não possuem acesso à água potável no mundo e aproximadamente 1,8 bilhão que faz uso de água contaminada. Ao fazer uso de água imprópria, diversas doenças podem surgir, como a diarreia, que é responsável por um grande número de mortes de crianças com menos de cinco anos de idade. Além desse problema, a água pode transmitir doenças como a cólera, febre tifoide e leptospirose.
A água potável é garantida por meio de tratamentos, realizados pelas empresas de abastecimento nas cidades. Nas ETA’s (Estações de tratamento de água), a água passa por processos que retiram todas as substâncias que podem causar danos à saúde e, periodicamente, são feitas análises físico-químicas e bacteriológicas para garantir que ela atenda aos padrões de potabilidade. Porém, a qualidade da água além de ser responsabilidade da empresa que fornece também é do consumidor, que deve realizar a limpeza da caixa d’água periodicamente e manter em bom estado as tubulações e canos do imóvel.
A Águas Piquete, empresa responsável pelo abastecimento de água em Piquete, iniciou a entrega do Relatório Anual sobre a Qualidade da Água no município, cumprindo a lei federal (Decreto 5.440/05) sobre a divulgação dos dados de monitoramento. O material impresso é entregue em cada imóvel pelos leituristas da empresa e traz informações importantes referente ao processo de tratamento e abastecimento de água, dados sobre os mananciais utilizados para abastecimento e as análises microbiológicas, químicas e físicas de qualidade da água.
“Temos como um dos nossos pilares de atuação, a eficiência nos processos de tratamento e distribuição de água. Controlamos a qualidade da água em todos os sistemas de abastecimento, desde os mananciais até que ela chegue aos imóveis, a fim de garantir qualidade, segurança e saúde para os moradores”, explica o diretor operacional da Águas Piquete, Sérgio Bovo.
Segundo Bovo, para ter certeza de que a água está apropriada para o consumo humano, são realizados diversos testes, coletas de amostras e ensaios laboratoriais.
“Seguimos todos os procedimentos de controle e de vigilância estabelecidos pelo Ministério da Saúde, com base em parâmetros físicos, químicos e biológicos preestabelecidos na Portaria de Consolidação nº 05, anexo XX. Com comprometimento, trabalhamos para levar saúde e bem-estar para os moradores de Piquete”, acrescenta o diretor.
Para mais informações ou dúvidas, a Águas Piquete disponibiliza aos clientes os resultados das análises e informações complementares sobre a qualidade da água mensalmente nas faturas e no site www.iguasa.com.br/piquete.