Preservação da água é essencial para o desenvolvimento sustentável | Águas Piquete

Notícias

Preservação da água é essencial para o desenvolvimento sustentável

Preservação da água é essencial para o desenvolvimento sustentável

27 de janeiro de 2021


 
 

A água embora exista em abundância na natureza, necessita ter seu uso controlado, visto que, a água doce representa 2,4 % no mundo, sendo que apenas 0,02% está disponível em lagos e rios que abastecem as cidades.

 

Segundo dados da ONU, cada pessoa necessitada em média de 3,3m³ mês, cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene. No entanto, no Brasil o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia. Por isso, o uso consciente e a preservação da água, são fundamentais para manter sua disponibilidade e qualidade.

 

Diante desse cenário, a Águas Piquete, empresa responsável pelo abastecimento da cidade de Piquete, destaca a importância de preservar os recursos hídricos, garantindo a qualidade no abastecimento e melhorando continuamente o processo interno.

 

“A qualidade da água tem papel de destaque na sustentabilidade. A poluição de nossos mananciais, além de ter um impacto de destruição dos ecossistemas, pode trazer graves riscos à saúde da população, por isso é essencial preservar as fontes naturais e utiliza-la com responsabilidade, evitando os desperdícios” explica o diretor da Águas Piquete, Mateus Banaco.

 

A Águas Piquete ainda orienta a população sobre algumas ações simples que contribuem com o desenvolvimento sustentável, reduzindo consideravelmente o consumo de água, sendo elas:

·        tomar banhos rápidos;

·        escovar os dentes com as torneiras fechadas;

·        reutilizar a água da máquina de lavar para higienizar as calçadas e quintais;

·        instalar torneiras e registros com menor fluxo de água, incluindo válvula de descarga;

·        fazer reparo de vazamentos assim que detectados;

·        regar jardins e plantas em horários em que não haja muita incidência solar e priorizar o uso de regador, em vez de mangueira.

 

 

 

voltar