Medidas simples podem ajudar a identificar vazamentos internos nas residências | Águas Pontes e Lacerda
Notícias
Medidas simples podem ajudar a identificar vazamentos internos nas residências
30 de agosto de 2022
Importante em qualquer período do ano, a verificação de vazamentos internos se mostra imprescindível especialmente em tempos de estiagem prolongada. Considerado um indicador perda de água, esse desperdício pode trazer prejuízos no bolso do cliente. Um dos primeiros sinais é o aumento no consumo de água.
Os vazamentos podem ocorrer das mais diferentes formas e locais. Antes de chamar um especialista a Águas Pontes e Lacerda, empresa do grupo Iguá, orienta o cliente a identificar as causas do desperdício. Seguindo alguns procedimentos, recomendados pela companhia, como a verificação de torneiras pingando, válvulas de descarga que não travam, tubulações rachadas ou na boia da caixa de água é possível combater vazamentos internos nos imóveis.
Ao identificar o vazamento, a companhia orienta que é de suma importância acionar um serviço especializado e realizar o reparo. Além disso, o cliente pode solicitar uma verificação técnica à concessionária, que enviará uma equipe para averiguar o hidrômetro e as ligações externas de água.
Como fazer a vistoria dentro de casa:
No caminho entre o hidrômetro e a caixa d’água
Mantenha aberto o registro.
Feche o registro da entrada da caixa ou amarre a boia, interrompendo a entrada de água.
Faça a leitura do hidrômetro, anotando os números marcados no visor.
Após uma hora, faça novamente a leitura do hidrômetro, verificando se houve mudança dos números.
Se os números tiverem aumentado, é quase certo de que há um vazamento em sua casa.
No encanamento interno que é alimentado pela caixa d’água
Feche todas as torneiras da casa e não utilize os vasos sanitários.
Interrompa a entrada de água da caixa, fechando o registro ou amarrando a boia.
Marque o nível da água na caixa e, depois uma hora, veja se houve alteração.
Se o nível caiu, há vazamento em alguma em algum cano interno ou em algum vaso sanitário.
No extravasor (ladrão) da caixa d’água
Em dias secos, verifique se há água no telhado ou nas calhas da casa.
Se houver, é provável que a boia da caixa d’água esteja com defeito. Providencie a troca imediatamente.
Na válvula ou caixa de descarga dos vasos sanitários.
Jogue um pouco de pó de café no vaso sanitário. Ele deve ficar depositado no fundo do vaso.
Após dez minutos, se o pó de café ainda não estiver no fundo do vaso, é porque há vazamento na válvula ou na caixa de descarga.
Acesse e saiba mais: https://igua.com.br/informacoes-para-voce
Sobre a Águas Pontes e Lacerda – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Pontes e Lacerda assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário no município em 2001. A empresa atende cerca de 45 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento – Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). No mesmo ano, foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 1,8 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.