2021: confira a retrospectiva do saneamento de Castilho | Águas Castilho

Notícias

2021: confira a retrospectiva do saneamento de Castilho

2021: confira a retrospectiva do saneamento de Castilho

03 de February de 2022

A Águas Castilho, empresa do Grupo Iguá e Sabesp, celebrou 11 anos de prestação de serviços de água e esgoto, neste mês de janeiro, e segue com uma atuação estratégica pautada em inovação, sustentabilidade e satisfação dos mais de 20 mil moradores da cidade.


Para o gerente operacional da Águas Castilho, Matheus Felipe Silva, os assuntos ligados ao saneamento fazem parte do cotidiano de todos e são essenciais para a qualidade de vida, desenvolvimento do turismo e crescimento do município. “Estamos muito felizes com as conquistas desses últimos anos e nossa equipe está preparada para enfrentar novos desafios, sempre comprometidos com a excelência no atendimento aos clientes”, conta.


Confira os 6 fatos mais importantes de 2021 do saneamento em Castilho:


1.   Modernização do Sistema Central – foi implantada automação e telemetria, visando maior controle da operação e instalada uma VRP (Válvula Redutora de Pressão). Com isso, é possível modular a pressão de acordo com os horários de consumo de água.

 

2.   Eficiência na gestão dos recursos hídricos – em janeiro de 2020, o índice de perdas em Castilho era de quase 30%, agora é de aproximadamente 21%. Esse excelente indicador é fruto de constantes investimentos e atuação de uma equipe técnica especializada. A média nacional brasileira chega a 40%, o que significa mais de 7,5 mil piscinas olímpicas de água desperdiçadas diariamente, segundo estudo do Instituto Trata Brasil, em parceria com a Asfamas (Associação Brasileira dos Fabricantes de Materiais para Saneamento) e GO Associados.

 

3.   Reconhecimento - a Águas Castilho foi reconhecida pela excelência na edição de 2021 do Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS) - a única premiação do mundo voltada à gestão ambiental no setor, considerada a principal do país.

 

4.   Gestão de pessoas – a empresa recebeu um certificado como uma das Melhores Pequenas Empresas para se Trabalhar, na categoria Microempresas. O ranking foi divulgado pela consultoria GPTW (Great Place to Work). Esse selo é resultado do trabalho e dedicação de todos os colaboradores que não medem esforços para levar mais saúde e qualidade de vida para a população castilhense.


5.   Mais água - foi executada a extensão de mais de 600m de redes de água, interligando importantes reservatórios da cidade. Com esta obra, o sistema passou a ter um reforço com mais uma opção de abastecimento entre os bairros Housoume, Caminho das Águas e Laranjeiras, garantindo mais segurança e eficiência ao sistema, beneficiando 3,8 mil moradores dessas localidades. Também foi realizada uma revitalização no do Sistema Castilho.

 

6. Sustentabilidade

 

●    No Dia Mundial do Meio Ambiente, colaboradores da Águas Castilho plantaram mudas de espécies nativas da região na Estação Elevatória de Esgoto Nova Iorque.


●    A empresa participou do projeto Adote Uma Área Verde, de autoria do vereador Sebastião Reis de Oliveira e realizado pela Arsae-Castilho, Prefeitura Municipal de Castilho, Câmara dos Vereadores, Rotary Clube Beira Rio e Terrassa Hotel Cidade. Na ocasião foram plantadas 12 mudas da espécie Acácia Amarela, na rua José Cândido.


●    Na Semana da Árvore, representantes da concessionária receberam jovens da escola Maria Dauria Silva Oliveira e integrantes da Secretaria de Meio Ambiente da Prefeitura de Castilho para uma visita técnica e plantio coletivo de árvores nativas na Estação de Tratamento de Esgoto Laranjeiras. Esta ação faz parte dos esforços da cidade para otimizar a pontuação no Município Verde Azul.


●    A Águas Castilho agora faz parte do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente – CONDEMA, órgão consultivo que possibilita opinar e dar sugestões sobre assuntos relativos à conservação, proteção e melhoria do meio ambiente no município. Todas as ações de sustentabilidade integram o plano estratégico SERR da Iguá. São quatro pilares: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas.

 

voltar