70 anos de Castilho | Águas Castilho

Notícias

70 anos de Castilho

70 anos de Castilho

21 de August de 2023

Você sabia que as cidades mais desenvolvidas do Brasil e do mundo dão prioridade ao saneamento? A cidade de Castilho segue esse princípio, por isso nesta semana, em que o aniversário de 70 anos do município é comemorado, a Águas Castilho, empresa do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, traz um panorama sobre a relação entre o desenvolvimento da cidade e o saneamento.

Confira:

Localizado no extremo Noroeste Paulista, na divisa do Estado de São Paulo com Mato Grosso do Sul, Castilho se desponta no cenário nacional quando o assunto é saneamento básico com 100% de água e esgoto tratados. Bem diferente da realidade nacional já que segundo dados do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, no Brasil, 100 milhões de pessoas não têm rede de esgoto e falta água potável para 35 milhões.

Para chegar nesse patamar, a Águas Castilho trabalha pautada em inovação e sustentabilidade, desde 2011, com projetos para a modernização e expansão dos sistemas de água e esgoto do município.

 

Compromisso com as pessoas

 

É importante lembrar que, quando a Águas Castilho iniciou a operação dos serviços de água e esgoto, a prioridade era oferecer água de qualidade. Diante desse desafio, todo sistema de distribuição foi modernizado e automatizado com realização periódica de análises laboratoriais de qualidade. Para se ter ideia, são realizadas aproximadamente 1,3 mil análises por mês abrangendo parâmetros físico-químicos, orgânicos, inorgânicos e biológicos.

 

Para ampliar a oferta de água, foram perfurados novos poços e construídos novos reservatórios como nos sistemas Beira Rio e Alípio. Esse último proporcionou um aumento de mais de 100% no volume de água armazenado, de 150 mil para 347 mil metros cúbicos, beneficiando os moradores dos bairros: Alípio 1 e 2; Castilho; Leão 1 e 2; e Central.

 

“Sabemos que muito já foi realizado, no entanto seguimos trabalhando ininterruptamente para melhorar ainda mais os serviços de água e esgoto da cidade. Nossa equipe tem o exercício diário de entender as necessidades de nossos clientes para prestar um atendimento ágil e transparente”, explica o gerente operacional da Águas Castilho, Matheus Felipe Silva.

 

Esgoto

 

Cuidar de todos os processos que envolvam os sistemas de esgotamento sanitário, desde a execução de uma nova ligação até uma manutenção em uma das estações está sempre no radar da equipe da Águas Castilho.

Todo o esgoto gerado no município passa por um rigoroso processo de tratamento com alta eficiência na remoção de cargas orgânicas, ou seja, o efluente é devolvido para a natureza com qualidade para manter os ecossistemas equilibrados atendendo aos padrões de qualidade exigidos pelos órgãos fiscalizadores. Tudo isso acontece nas Estações de Tratamento de Esgoto Laranjeiras e Bairro 17.

Quem mora em Castilho pode se orgulhar. Com total cobertura de água e esgoto, a cidade faz parte de um seleto grupo dos municípios universalizados. Segundo o último ranking do saneamento da Abes (Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental), divulgado em 2021, apenas 23 municípios de pequeno porte do Brasil atingiram a totalidade de acesso da população à água e esgoto tratados.

Inovação Tecnológica 

Todos os sistemas de água e esgoto de Castilho são monitorados por um Centro de Controle Operacional. Com o uso de técnicas modernas, agora é possível acompanhar os níveis dos reservatórios, identificar alteração de pressão em um determinado ponto estratégico da rede de abastecimento de água ou até mesmo alguma alteração nas Estações Elevatórias de Esgoto, por exemplo. “Quando isso acontece, a tomada de decisão é imediata para realizar as melhorias necessárias. Antes, o tempo estimado para monitorar todo o sistema era de até 10 horas, hoje é possível enxergar tudo em tempo real”, explica Matheus.

 

Quais são as vantagens desta modernização?

 


1.   Perceber imediatamente interrupções de abastecimento por falta de energia elétrica ou vazamentos, podendo agir de forma rápida, eliminando desperdícios ou desabastecimentos por longos períodos de tempo.

2.   Planejar manutenções preventivas.

3.   Otimizar o funcionamento e eficiência elétrica dos motores e bombas dos reservatórios, poços, elevatórias e estações de tratamento de esgoto.

4.   Acionamento e desligamento remoto de sistemas e equipamentos

5.   Arquivo de registros gráficos em tempo real.

Responsabilidade Social e Ambiental

 

A Águas Castilho vai muito além de fornecer serviços de água e esgoto. A concessionária está comprometida em fazer a diferença na comunidade de Castilho, participando ativamente da vida daqueles que vivem na cidade. Por meio de nossos projetos ambientais e socioeducativos, a empresa busca conscientizar crianças e adolescentes sobre a importância do saneamento básico para suas vidas e para o meio ambiente.

 

“Nos últimos anos, temos realizado diversas ações para alcançar esse objetivo. Plantamos árvores, distribuímos mudas, oferecemos palestras educativas nas escolas, organizamos visitas monitoradas, visitamos asilos e instituições, promovemos campanhas de agasalho e doação de sangue, e até mesmo participamos de eventos da cidade com o nosso Aquamóvel. Estamos comprometidos em ser mais do que apenas uma empresa de serviços públicos. Queremos ser um parceiro ativo na construção de uma comunidade mais consciente e sustentável”, explica Matheus.

 

Saneamento de Castilho em números

•          98,5 milhões de litros de água produzidos por mês

•          100% de água tratada

•          100% de esgoto tratado e coletado

•          60,3 milhões de litros de esgoto tratado todos os meses

•          15 reservatórios

•          17 poços

•          3 elevatórias de esgoto

•          6,8 mil leituras realizadas todos os meses

•          1,3 mil análises de água por mês

•          Cerca de 250 análises de esgoto por mês



Acompanhe as notícias sobre a Águas Castilho no site www.igua.com.br/castilho.

voltar