Águas Castilho esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre os hidrômetros | Águas Castilho

Notícias

Águas Castilho esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre os hidrômetros

Águas Castilho esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre os hidrômetros

26 de November de 2021

A Águas Castilho, empresa do Grupo Iguá e da Sabesp, iniciou, no último mês, as trocas humanizadas dos hidrômetros.
Trata-se de um projeto inédito que contempla o cuidado e o envolvimento da população neste importante processo para manter a eficiência da medição dos serviços de água na cidade.

Mesmo fazendo parte do dia a dia da população, os hidrômetros geram muitas dúvidas entre as pessoas e, até mesmo, são alvos de muitas fake news, causando polêmicas e, por vezes, inverdades nas mídias digitais.

Confira as 6 principais dúvidas em relação ao hidrômetro:

1 - O que é o hidrômetro?

O hidrômetro é um aparelho que mede o consumo da água nos imóveis. Ele é um grande aliado da população, pois permite que a cobrança da água seja justa, com base no que foi consumido pelo morador. Além disso, o equipamento ajuda na conscientização sobre a importância do uso racional da água.

2 - É necessário fazer a troca do hidrômetro? Por quê?

A troca se faz necessária porque, como qualquer aparelho, o hidrômetro sofre desgaste com o tempo e pode perder a precisão na medição. Segundo recomendação técnica do INMETRO, o correto é que essa substituição seja realizada a cada cinco anos. Os moradores de Castilho já estão sendo orientados por meio de uma carta explicando este procedimento tão importante para cada cidadão. Vale ressaltar que este serviço está previsto nos contratos de concessão com a prefeitura e que o cliente poderá acompanhar a troca e tirar suas dúvidas com a equipe técnica.

3 - Com a troca de hidrômetro o valor da minha conta de água vai aumentar?

Não. A troca de hidrômetro não faz com que o valor da conta de água aumente. O consumo está diretamente associado ao uso, ou seja, quem utiliza mais, paga mais, assim como em qualquer outro serviço como telefonia ou energia, supermercado. É essencial destacar que o novo equipamento garantirá maior precisão na medição, detectando o que realmente foi consumido naquele período. Caso o morador identifique alguma grande alteração no valor, é importante acionar a concessionária imediatamente. Se a diferença for consequência de problema técnico do hidrômetro, ele será trocado e a conta será ajustada. Se o equipamento estiver normal, a orientação é contratar um profissional para identificar possíveis vazamentos internos. A equipe de atendimento da Águas Castilho está sempre à disposição para tirar quaisquer dúvidas dos clientes.

4 - É possível fazer o acompanhamento do consumo de água antes mesmo de chegar a conta?

Sim, os clientes podem acompanhar a leitura do hidrômetro. É simples. O equipamento tem seis números – quatro pretos e dois vermelhos. Concentre-se nos dígitos pretos. Eles mostram quantos metros cúbicos de água foram consumidos. Um metro cúbico é equivalente a mil litros. Caso tenha alteração de forma drástica entre um mês e outro, ou seja, sair da média, é importante contactar a concessionária.

5 - Percebi que minha conta de água aumentou, mesmo eu mantendo o consumo normal. O que pode ter acontecido e o que devo fazer?

Neste caso, podem ser vazamentos internos. Geralmente, o primeiro sinal de alguma anormalidade é quando ocorre alteração no valor da conta, mesmo o cliente mantendo o consumo médio. Diante desse tipo de situação, a orientação é que o morador entre em contato com a concessionária de água da cidade, imediatamente, por meio dos canais de atendimento. Desta forma, um técnico irá visitar o local e conduzir como é possível descobrir com testes simples se há realmente algum problema no encanamento. Importante destacar que a responsabilidade de consertos nas tubulações e nos equipamentos internos, ou seja, dentro do imóvel, é de responsabilidade do cliente.

Importante: se o cliente constatar o vazamento interno e isto representa um aumento de consumo em pelo menos 100% da média dos últimos 6 meses em metros cúbicos (m³), ele pode requerer junto às concessionárias a revisão da fatura. Este tipo de caso é validado conforme comprovante do reparo (Nota fiscal) e visita técnica da equipe da Águas Castilho.

6 - Como posso entrar em contato com a equipe da Águas Castilho?

Estabelecer um diálogo com os nossos clientes é uma das premissas da concessionária. Para os canais de atendimento da Águas Castilho, basta entrar em contato pelo WhatsApp (18) 99609 5213, pelo telefone 0800 770 3195 (24 horas), ir até a loja de atendimento na Avenida Presidente Getúlio Vargas, 20, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17h, ou acessar o webchat pelo site www.igua.com.br/castilho.
voltar