Confira dicas de boas práticas para evitar entupimentos nos ramais e nas redes de esgoto | Águas Castilho

Notícias

Confira dicas de boas práticas para evitar entupimentos nos ramais e nas redes de esgoto

Confira dicas de boas práticas para evitar entupimentos nos ramais e nas redes de esgoto

17 de April de 2023

Você sabia que a maioria dos entupimentos e extravasamentos nas tubulações de esgoto é provocada por lixo descartado em local inadequado? É isso mesmo, de acordo com informações divulgadas pela Águas Andradina e Águas Castilho, empresas do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, restos de comida, tampas de produtos de higiene, papel higiênico, absorventes, preservativos e outros objetos jogados no ralo da pia e no vaso sanitário são verdadeiros vilões. “Lugar de lixo é no lixo”, alerta o diretor geral das concessionárias, Luís Guilherme Bizelli.


Para evitar esses entupimentos, as concessionárias atuam de forma preventiva nos sistemas de esgoto de Andradina e Castilho, com limpezas periódicas nas tubulações de coleta de esgoto, porém a conscientização da população é essencial.


Confira 4 dicas importantes!


  1. Ralinho nas pias da cozinha – usar esses equipamentos são essenciais para evitar que pequenos restos de comida vão direto para a rede de esgoto. É barato e fácil de usar!
  2. Abaixo ao óleo de cozinha usado no ralo – esse tipo de gordura é inimiga dos sistemas de esgoto, após esfriar elas grudam na tubulação causando entupimentos e ao chegar nas estações dificultam o processo de tratamento. Armazene o óleo usado e direcione para algum ponto de coleta da sua cidade para reciclagem.
  3. Fios e cabelo no lixo - muita gente acha normal limpar a escova depois de pentear o cabelo e jogar no ralo, mas não é já que um grande volume pode obstruir a passagem da água suja na rede de esgoto.
  4. Atenção ao vaso sanitário – é na lixeira do banheiro e não no vaso que deve ser descartado fio dental, rolinho de papel higiênico, embalagem de pasta de dente, escovas de dentes, tampas de produtos de higiene pessoal, absorventes e preservativos.


Caixa de gordura, a grande aliada do saneamento

 

Está escrito nos códigos de obra de Andradina e de Castilho: ter uma caixa de gordura no imóvel é obrigatório.


Isso porque essa caixa retém a gordura por ela não se misturar com a água. Funciona assim: a gordura boia na superfície da caixa e a água utilizada na cozinha segue pela tubulação de esgoto.


Segundo Bizelli, para quem não tem em casa, é importante ressaltar que a implantação da caixa não é cara, considerando a relação custo/benefício, já que geralmente nos imóveis que não possuem essa instalação podem ter transtornos de mau cheiro e infestação de insetos devido a extravasamentos de esgoto dentro de casa. 


Saiba mais

 

●       Instalada na rede interna do imóvel, essa caixa pode ser de plástico (PVC), fibra de vidro, concreto ou alvenaria e deve ser instalada em local de fácil acesso, ter tampa removível (para permitir a limpeza) e estar completamente vedada para garantir seu bom funcionamento.


●       A orientação da Águas Andradina e da Águas Castilho é que as condições da caixa de gordura seja verificada a cada 30 dias ou com frequência maior, se na cozinha são lavados utensílios muito engordurados ou se há o uso constante de óleo de fritura, seja em frigideiras ou chapas, nos casos de restaurantes, por exemplo.


●       Para limpar, é necessário usar avental, máscara e luvas, raspar a gordura, e retirar o excesso com uma pá ou até mesmo com uma peneira, que depois deve ser inutilizada. Para descartar esses resíduos, a orientação é colocar em um saco plástico resistente e destinar para coleta de lixo comum.

 
Ficou com dúvidas, acesse os sites da Águas Andradina e Águas Castilho e acompanhe as notícias sobre os serviços de água e esgoto www.igua.com.br/andradina - www.igua.com.br/castilho.

voltar