O voluntariado nas empresas | Águas Castilho

Notícias

O voluntariado nas empresas

O voluntariado nas empresas

31 de August de 2022

28 de agosto foi o Dia Nacional do Voluntariado, uma data que merece amplamente ser celebrada. De acordo com a Organização das Nações Unidas, a prática do voluntariado tem crescido cada vez mais. E essa afirmação pode ser constatada na pesquisa “Voluntariado no Brasil”, realizada recentemente pelo IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social – e o Datafolha, em que o número de entrevistados que declaram fazer ou já terem feito atividades voluntárias passou de 18%, em 2001, para 56% em 2021.

Esse olhar mais de perto para o próximo e para a sociedade como um todo é incentivado há tempos aqui na Sanessol, Esap, Águas Andradina e Águas Castilho.

Mesmo o voluntariado sendo uma escolha pessoal, nós entendemos que promover essa prática, junto às equipes, faz toda a diferença. Por isso, efetivamente, sempre apoiamos nossos times a fazerem parte de projetos sociais nas comunidades em que atuamos, seja ajudando uma entidade assistencial, participando de atividades socioeducacionais em escolas que, muitas vezes, estão localizadas nos bairros em que eles residem, entre tantas outras atividades realizadas ao longo dos anos. É desta forma que trabalhamos com propósito.

O acesso ao saneamento, por si só, já gera um impacto direto e positivo no dia a dia das pessoas. Com esta visão estratégica do empresariado sustentável e com iniciativas de Responsabilidade Social (RS), consistentes e permanentes, conseguimos estar ainda mais presentes na vida dos nossos clientes, indo muito além do que é exigido pela legislação e contratos de concessão dos serviços de água e esgoto de Mirassol, Palestina, Andradina e Castilho.

Para se ter uma ideia, há um ano, as iniciativas de RS nas nossas concessionárias ganharam ainda mais potência e participação com a chegada do Voluntariguá – um programa interno que promove a prática do voluntariado.

Todos os projetos já realizados e planejados como, por exemplo, campanhas de doação de sangue, de arrecadação de agasalho, plantio de mudas, iniciativas de educação ambiental e valorização do saneamento, doação de alimentos são baseados nos pilares do plano estratégico de sustentabilidade da Iguá que chamamos de SERR (Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas).

As ações voluntárias fortalecem os laços da empresa com a comunidade e, ainda mais, transformam cada integrante do time, por meio do engajamento social.

Para nós, vestir o colete do Voluntariágua é um ato de respeito às pessoas, de doação de tempo para quem precisa, de troca de experiências e emoções, muitas vezes, antes nunca sentidas. Essa prática transforma a maneira de enxergar a vida pessoal e profissional e amplia a visão sobre a própria cidade.

Diante de tudo isso, é tempo de celebrar. Tenho ouvido relatos de muitos colaboradores sobre suas experiências voluntárias e a alegria que isso proporciona. Essa vibração reitera nosso propósito de ser a melhor empresa de saneamento PARA o Brasil e nos faz ter certeza do envolvimento real de cada integrante das nossas equipes no desenvolvimento humano e sustentável.



Luís Guilherme Bizelli, diretor geral das concessionárias de água e esgoto Sanessol (Mirassol/SP), Esap (Palestina/SP), Águas Andradina e Águas Castilho, empresas do Grupo Iguá.
voltar