Que tal uma árvore na sua calçada? | Águas Castilho

Notícias

Que tal uma árvore na sua calçada?

Que tal uma árvore na sua calçada?

18 de June de 2024



A Secretaria de Meio Ambiente de Castilho lança nesta segunda-feira (10) o projeto “Árvore na minha Calçada”, uma iniciativa com grandes possibilidades de mudar drasticamente o cenário urbano do município.

Em uma nova parceria com a concessionária Águas Castilho e apoio da Agro Mudas, a Secretaria de Meio Ambiente vai cadastrar todos os lares urbanos do município interessados em plantar árvores em suas calçadas. Feito o cadastro, a equipe técnica da secretaria visitará a residência para verificar se o plantio é viável ou não:

“Algumas calçadas são muito estreitas e podem impedir o plantio correto. Outras já possuem árvores que podem comprometer o desenvolvimento de uma nova espécie. E existe também a necessidade de avaliar se futuramente os galhos não poderão comprometer as instalações elétricas, de telefones e redes de internet”, explica Jéssica sobre os critérios básicos de avaliação.

Uma vez que o plantio seja aprovado, será a hora de definir a espécie de árvore mais adequada para a calçada, respeitando, por exemplo, o porte delas em relação às calçadas e instalações elétricas.

“Dentre as espécies disponíveis, podemos destacar algumas de médio porte como a Pata-de-Vaca que já é bastante conhecida pela maioria das pessoas e também o belíssimo Resedá Gigante, que não é tão comum nas ruas e avenidas de Castilho. Estas duas espécies proporcionam sombras amplas e uma floração lindíssima, que atrai insetos e pássaros importantes para o equilíbrio ambiental, como as abelhas e beija-flor, por exemplo”, acrescenta a secretária.

Outro detalhe interessante é que os objetivos deste projeto não estão limitados apenas ao aspecto ornamental promovido pela arborização urbana. Jéssica também está pensando nas centenas de aves que perderam seus habitats naturais e são vistas com mais frequência na área urbana:
“Todos os moradores e visitantes ficam encantados com a enorme quantidade de araras, periquitos e tucanos que podem ser apreciados em quase toda a área urbana em qualquer época do ano. Estas aves e alguns animais estão deixando a área rural em busca de alimentos, já que as espécies frutíferas de seus antigos habitats estão desaparecendo”.

Para acolher e alimentar essas espécies, outra proposta do projeto “Árvore na minha Calçada” é introduzir algumas árvores frutíferas na frente das residências. Entre as mudas sugeridas por Jéssica, estão a Acerola e a Pitanga, por exemplo, que são apreciadas por todas essas aves e produzem boa sombra, apesar de seu porte ser considerado pequeno.
 
SOLICITE O PLANTIO

Qualquer morador interessado em aderir ao projeto deve ir à sede da Secretaria de Meio Ambiente (ao lado da 3ª Idade) entre os dias 10 e 21 de Junho, para agendar a análise técnica. O agendamento pode ser realizado de segunda a sexta-feira, em horário comercial (das 08h00 às 11h00 ou das 13h00 às 17h00).

As visitas técnicas às residências também serão realizadas dentro do período acima, para agilizar o processo. Os procedimentos de recorte da calçada, abertura do berço e plantio das mudas serão realizados entre os dias 24 e 28 do próprio mês de junho.
Importante destacar que após o plantio das mudas, caberá ao morador a tarefa de cuidar da nova árvore.
 
PARCERIAS DE PESO

Quando a Secretaria do Meio Ambiente tiver definido as calçadas onde serão realizados os plantios, será a vez da concessionária Águas Castilho, empresa do grupo Iguá Saneamento e Sabesp, se encarregar de recortar as calçadas que receberão as novas mudas.

As espécies selecionadas para cada área de plantio, serão fornecidas tanto pelo Viveiro Municipal mantido pela Secretaria de Meio Ambiente quanto pela empresa Agro Mudas ou outras que possam se interessar em apoiar o projeto.

“A Águas Castilho têm sido a maior parceira da Secretaria de Meio Ambiente nos muitos projetos e campanhas desenvolvidas anualmente e não foi nenhuma surpresa eles acolherem este novo projeto imediatamente após nossa primeira reunião. O mesmo aconteceu com a Agro Mudas, que possui forte atuação no mercado regional de mudas frutíferas, nativas, ornamentais e serviços de reflorestamento”, finaliza Jéssica.

Crédito: Marco Apolinário/Assessoria de Gabinete
voltar