Saneamento também é saúde | Águas Castilho

Notícias

Saneamento também é saúde

Saneamento também é saúde

12 de April de 2021

Com a pandemia, a necessidade do cuidado constante de higienização ressaltou mais um papel essencial da água: o enfrentamento de doenças. Por isso, neste Dia Mundial da Saúde, a Iguá Saneamento, uma das controladoras da Águas Castilho, explica como a água e o esgoto tratados reforçam o combate às enfermidades.

 

Ao fornecer água de qualidade e dar o destino correto ao esgoto, o serviço de saneamento básico afasta riscos de desenvolvimentos das doenças de veiculação hídrica, como diarreia e gastroenterite, que ainda afetam grande parte da população mundial.

 

Em Castilho, devido aos investimentos da concessionária a população conta com 100% de água e esgoto tratados. Segundo o diretor geral da concessionária, Antonio Hercules Neto, os esforços de toda a equipe são amplamente direcionados para o bem-estar e saúde dos moradores da cidade.

 

Estima-se que, anualmente, cerca de 800 mil pessoas morrem de diarreia no mundo, segundo relatório apresentado em março de 2021 pelo esforço interagencial ONU-Água. A doença também é a segunda causa de morte entre as crianças menores de cinco anos no mundo, segundo levantamento feito em 2017 pela Organização Mundial da Saúde. No Brasil, as doenças de veiculação hídrica foram responsáveis por 230 mil internações no Sistema Único de Saúde em 2018, de acordo com o DATASUS.

 

Compromisso com a saúde

 

No Brasil, 83,7% da população tem acesso à rede de água e 54,1% conta com coleta de esgoto, aponta o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2019). A Iguá tem o compromisso diário de combater essa realidade e vem trabalhando para ampliar o acesso da população ao saneamento no país até 2030.

 

“Em março, revisitamos nosso plano estratégico de sustentabilidade, traçando metas mais ambiciosas para garantir que vamos atingir nosso objetivo, que, na essência, é levar qualidade de vida para os brasileiros por meio de um serviço de saneamento consistente e bem planejado. Falando especificamente da saúde de nossos consumidores, acompanhamos de perto os índices de qualidade da água e esgoto que coletamos e tratamos”, explica Hércules.

 

Combate ao Covid-19

 

Além disso, o cenário agravado pela pandemia também exige atitudes imediatas. Por isso, desde o início de 2020, a Águas Castilho vem realizando ações para apoiar o combate ao Covid-19. A empresa realizou a distribuição de 11 mil sabonetes para população em situação de vulnerabilidade social como os moradores do Asilo Betel e doou hipoclorito de sódio e de cálcio para produção de desinfetante e higienização de espaços públicos da cidade.

voltar