Esap esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre a água | ESAP

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Esap esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre a água

Esap esclarece as 6 principais dúvidas dos clientes sobre a água

30 de março de 2022

 A Esap, empresa do Grupo Iguá e da Aviva Ambiental, iniciou, esta semana, as entregas, porta a porta, do relatório anual de qualidade da água.


Trata-se de um documento que mostra com transparência o trabalho realizado pelas concessionárias para garantir a qualidade da água distribuída para os moradores de Palestina.


Neste material é possível entender como funciona o caminho da água, desde a captação até chegar nas torneiras. Nele também podem ser consultados os resultados das análises feitas em laboratórios especializados, demonstrando o compromisso das empresas com a população, por meio da qualidade dos serviços prestados.


A qualidade da água pode gerar muitos questionamentos e, até mesmo, ser alvo de fake news, causando polêmicas e, por vezes, inverdades compartilhadas nas redes sociais. Para esclarecer as principais dúvidas da população, confira as perguntas respondidas abaixo pela Esap:


1 – De onde é captada a água que sai das nossas torneiras?


A captação é feita por meio de poços. O principal manancial de abastecimento de água é o Aquífero Bauru.


2 - Como é a qualidade da água bruta captada pelos poços?


A água bruta, aquela captada nos poços, passa por dois processos de tratamento: primeiro é a desinfecção com cloro para eliminar micro-organismos e, depois, a fluoretação, ou seja, adição de flúor para reduzir a incidência de cárie dentária. O sistema de água que possui a presença de nitrato, a água passa por um filtro de remoção química deste componente, deixando assim a água atendendo na totalidade a legislação brasileira. Depois, a água pode ser consumida pela população. É importante lembrar que para manter a pureza é preciso que cada morador limpe a caixa d 'água a cada seis meses.


 3 – Como acontece o tratamento da água?


A água bruta, aquela captada nos poços, passa por dois processos de tratamento: primeiro é a desinfecção com cloro para eliminar micro-organismos e, depois, a fluoretação, ou seja, adição de flúor para reduzir a incidência de cárie dentária. Alguns sistemas de água, possuem a presença de nitrato, e para esses, a água passa por um filtro de remoção química destes componentes, deixando assim a água atendendo na totalidade a legislação brasileira. Depois, a água pode ser consumida pela população. É importante lembrar que para manter a pureza é preciso que cada morador limpe a caixa d 'água a cada seis meses.


4 – A água que é distribuída em Palestina pode ser consumida direto da torneira?


Sim. A água distribuída é própria para consumo, seguindo todas as exigências legais de qualidade.


5 – Depois de tratada, existe um controle para verificar a qualidade?


Sim. Esse controle é feito por meio de coletas sistemáticas de amostras para realização de ensaios laboratoriais, atendendo às exigências da Portaria número 888, de 4 de maio de 2021, do Ministério da Saúde. Esses resultados podem ser acompanhados pelos clientes mensalmente nas contas de água. Para se ter ideia, são realizadas por mês 1,5 mil análises. O monitoramento da concessionária é constante, 24 horas por dia, 7 dias por semana e 365 dias por ano.


6 – Existe um canal de atendimento para tirar dúvidas dos clientes?


Estabelecer um diálogo com os clientes, o poder público e as agências reguladoras é uma das premissas da concessionária. Os canais de atendimento são: o 0800 771 7195; whatsapp (17) 981345564; webchat no site da concessionária www.igua.com.br/esap; loja de atendimento que fica na Rua Paulo Araújo, n° 1118, no Centro. 
Confira agora a versão digital do relatório no link: https://igua.com.br/operations/esap/pdf/qualidade-agua.pdf.

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