De olho em melhores práticas, impacto nos negócios e ESG, Iguá realiza Festival da Inovação entre os dias 24 e 26 de julho | Paranaguá Saneamento
Notícias
De olho em melhores práticas, impacto nos negócios e ESG, Iguá realiza Festival da Inovação entre os dias 24 e 26 de julho
24 de julho de 2023
São Paulo, 24 de julho de 2023 – Se a Iguá é hoje a empresa de saneamento com o maior percentual de clientes com hidrômetros de medição remota no Brasil, grande parte disso se deve a uma das datas mais importantes do calendário da companhia: o Festival de Inovação, que será realizado entre os dias 24 e 26 de julho, em Itapecerica da Serra (SP). Na edição deste ano, 128 projetos - desenvolvidos pelos próprios funcionários e colaboradores - foram inscritos.
Destes, 13 foram selecionados para serem apresentados no evento. Os três vencedores, julgados por executivos da empresa, serão conhecidos na cidade da região metropolitana de São Paulo, em 26 de julho. Os critérios são relevância, maturidade, clareza, inovação e grau de disrupção.
“O propósito do Festival de Inovação Iguá é incentivar e reconhecer os colaboradores que se dedicam a desenvolver iniciativas inovadoras em suas atividades. O evento promove a criatividade e é um espaço para compartilhamento de práticas, técnicas e experiências para a valorização e difusão da cultura de inovação”, diz o gerente de Inovação da Iguá, Murillo Borges.
Amadurecidos no festival, os projetos entram no cotidiano da empresa, com impacto nos negócios - sempre norteados pelos princípios ESG. As iniciativas ajudam a companhia a identificar e desenvolver soluções inovadoras para desafios de diferentes áreas de negócios, melhorando suas operações, assegurando receita e otimizando investimentos.
“Isso possibilita à Iguá melhorar a eficiência e a qualidade de seus serviços, reduzir seus custos operacionais, manter-se à frente da concorrência e a desenvolver novas oportunidades de negócios. Além disso, os projetos ajudam a promover um ambiente mais criativo e produtivo”, afirma Murillo.
A 7ª edição do evento será realizada em formato híbrido, com transmissão online ao vivo, o que amplia a participação dos funcionários. Com público presencial de 160 pessoas, o Festival da Inovação acontece no Hotel Terras Altas, em área cercada pela
Mata Atlântica. O evento será carbono neutro e o local conta com energia solar, o que reforça o compromisso da Iguá com a sustentabilidade.
Medição remota
Um exemplo é a Fluxx, projeto apresentado pela primeira vez em um painel do Festival da Inovação, em 2020, que se tornou a unidade de negócios da Iguá voltada para a internet das coisas. No ano seguinte, iniciativa baseada na tecnologia da plataforma venceu o evento como melhor projeto.
Hoje, a Iguá tem mais de 20 mil hidrômetros com leitura remota conectados à rede de abastecimento de água. A medição digital é mais precisa e diminui os custos da leitura presencial. A tecnologia traz economia, evita fraudes e diminui perdas de água com vazamentos, mais facilmente identificáveis com os aparelhos inteligentes. Além disso, a tecnologia gera transparência para o cliente, que pode acompanhar o consumo diário.
A Iguá tem hoje mais de 40% do volume de água faturado monitorado diariamente, garantindo controle da receita e a conservação dos recursos hídricos. No Rio de Janeiro, 50% de toda água faturada pela empresa é medida por HDs inteligentes. Os hidrômetros foram instalados em locais de grande consumo de água, como shoppings, indústrias e condomínios.
Competição dos encanadores
O evento conta ainda com a Competição dos Encanadores, disputa criativa para promover a eficiência operacional. Com duas modalidades, cada cluster de operação da Iguá envia um representante para a prova. O competidor que fizer as tarefas – nesta edição, uma ligação de água e uma desobstrução de esgoto - em menor tempo e com maior qualidade, conforme normas e procedimentos de segurança, vence.
Além disso, há um espaço para compartilhamento e apresentação de melhores práticas, paineis e palestras. “O festival é excelente oportunidade para o desenvolvimento de uma inteligência coletiva de negócios. Os funcionários compartilham ideias e projetos, assim como conhecem e se inspiram com as iniciativas das demais operações. Isso gera aprendizado para a jornada continuada de todos os projetos e novas soluções para o grupo”, diz Murillo.