Esclarecimento sobre notificações da Secretaria de Meio Ambiente | Paranaguá Saneamento
Notícias

Esclarecimento sobre notificações da Secretaria de Meio Ambiente
11 de julho de 2025
A Paranaguá Saneamento informa que vai responder, no prazo determinado, as notificações da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e nega a existência de qualquer irregularidade na sua atuação nas áreas mencionadas.
A concessionária esclarece que cumpre o contrato de concessão e, nos imóveis ainda não atendidos pelo tratamento de esgoto, realiza a cobrança por coleta e afastamento dos efluentes, serviços para os quais está estabelecido percentual de 60% da tarifa de água.
O serviço de coleta e afastamento de esgoto sanitário está previsto no Contrato de Concessão firmado com o Município, não havendo qualquer impedimento legal à prestação do serviço. Pelo contrário, tais atividades estão claramente colocadas como parte das obrigações contratuais da Concessionária.
A Cláusula Décima Quarta do Contrato de Concessão confirma a legalidade da cobrança pelo serviço de coleta e afastamento de esgoto. Nessa cláusula, estão definidos os critérios e percentuais estabelecidos pelo Poder Concedente, de acordo com a estrutura tarifária em vigor.
(Imagem 1 - trecho da tabela tarifária vigente)
Os moradores que estão em regiões atendidas pela coleta e afastamento de esgoto pagam apenas por esses serviços. Ou seja, não existem cobranças indevidas, pois nessas regiões não é aplicado o valor referente ao tratamento de efluentes.
Vale destacar ainda que a Paranaguá Saneamento vem requerendo licenciamentos para execução de investimentos relacionados ao tema junto à Prefeitura desde 2023 e aguarda autorização do Município para dar início a obras nessas localidades. Ademais, os trechos mostrados nos vídeos que circulam em redes sociais representam menos de 3% do total da cidade. Abaixo, demonstramos trecho do último ofício encaminhado, que, após reiterações feitas junto ao Município, roga apoio a Agência Reguladora.
(Imagem 2 - trecho do último ofício encaminhado à Cagepar, solicitando apoio para dar celeridade ao andamento dos Processos Administrativos abertos junto ao Poder Concedente para liberação das obras nas regiões atendidas com coleta e afastamento)
O avanço é claro: a concessionária já investiu mais de R$ 350 milhões desde 2017, mudando o cenário local. [EM1] E hoje, Paranaguá conta com cobertura de esgoto em 97% da área urbana regular, superando a média nacional e a meta de 90% prevista pelo Marco Legal do Saneamento Básico (Lei Federal nº 14.026/2020), antecipando-se, inclusive, ao prazo de universalização fixado para 2033.
Existe um plano de investimentos para finalizar até 2026 as obras nas regiões com coleta e afastamento. Esse plano é acompanhado pelo IAT, pela Agência Reguladora e pela Prefeitura. No entanto, ele pode sofrer atrasos por conta da não emissão de autorização pelo próprio Município através de sua secretaria competente.
(trecho da comunicação encaminhada ao IAT)
(trecho do cronograma encaminhado ao IAT – Bacia Estradinha – Conclusão prevista para 2026, mas pode sofrer alterações por conta dos atrasos de licenciamento, o que já acontece por omissão do município nas Declarações de Utilidade Pública (DUP))
O cronograma de execução dos investimentos acima demonstrado pode sofrer ajustes, considerando a necessidade de obtenção de licenciamentos junto ao município.
Reforçamos ainda que não há irregularidades e que toda a operação segue as leis e o Contrato de Concessão. Além disso, é importante lembrar que Paranaguá é pioneira no Brasil no atingimento da meta de 90% de cobertura de esgoto estabelecida pelo Marco Legal do Saneamento, ultrapassando esse marco e estando hoje com 97% da área urbana regular atendida com esgotamento sanitário. Esse feito é motivo de orgulho para Paranaguá, que vem sendo apresentada como referência por instituições como o Trata Brasil e outros órgãos do setor de saneamento. Isso reforça o compromisso da Paranaguá Saneamento com a cidade, com o meio ambiente e com a população.