Paranaguá Saneamento lança o projeto Esgoto Legal com foco na conexão à rede de esgoto separadora | Paranaguá Saneamento

Notícias

Paranaguá Saneamento lança o projeto Esgoto Legal com foco na conexão à rede de esgoto separadora

Paranaguá Saneamento lança o projeto Esgoto Legal com foco na conexão à rede de esgoto separadora

19 de July de 2024

Paranaguá, 19 de julho de 2024. Neste mês de julho, a Paranaguá Saneamento - empresa do Grupo Iguá - inicia a campanha Esgoto Legal. A iniciativa, além de prever o aumento da conexão dos clientes à rede já disponibilizada, busca contribuir para a melhoria da saúde e qualidade de vida da população e com a preservação ambiental.

 

O projeto, que terá início na segunda quinzena de julho, vai realizar vistorias, previamente informadas pela concessionária, nas residências e comércios das regiões que são atendidas pela companhia. Nestas visitas técnicas, os agentes da Paranaguá Saneamento avaliarão se o cliente está conectado à rede de esgoto.

 

Durante as visitas, a equipe vai analisar as conexões de pias, tanques, vasos sanitários e ralos internos à rede separadora, instalada pela concessionária. Vale lembrar que a interligação da residência à rede pública está prevista por lei, conforme a legislação municipal nº 2.000/1997 e Lei Federal nº 11.445/2007.

 

O Esgoto Legal tem o intuito de orientar e conscientizar os moradores sobre a importância da interligação de seu imóvel, para a qualidade de vida de todos. O despejo inadequado de água da chuva na rede de coleta separadora pode sobrecarregar o sistema de esgotamento sanitário, resultando em extravasamentos e retorno do efluente nas residências, causando muitos transtornos. Da mesma forma, nos locais cujo sistema de coleta é separador absoluto, o despejo de esgoto na rede exclusiva à drenagem de água pluvial também é inadequado.”, ressalta o diretor geral da Paranaguá Saneamento, Wagner Souza.

 

Vale ressaltar que, além dos benefícios ao meio ambiente, a coleta do esgoto está diretamente relacionada à saúde, qualidade de vida e valorização dos imóveis. Segundo estudos do Instituto Trata Brasil (2024), o despejo irregular do efluente e a ausência do tratamento adequado podem acarretar doenças como diarreia, febre amarela, dengue, leptospirose, malária e esquistossomose.


Etapas do projeto


O projeto terá três fases de visitas técnicas, sendo a primeira onde o agente da Paranaguá Saneamento deverá ter acesso ao imóvel para realizar a verificação da destinação final de todos os efluentes domésticos e pluviais (água da chuva). Além

disso, o fiscal vai analisar a existência e/ou condições da caixa de gordura e caixa de inspeção do imóvel.

 

Nessa primeira fase, caso o cliente esteja irregular, ele será notificado pelo técnico e terá 60 dias para regularização. Após esse prazo, será realizada uma nova visita para conferir se as inconformidades foram readequadas. Caso contrário, se inicia a terceira fase, em que o cliente será notificado, conforme o artigo 122 da Lei Municipal nº 2.000/1997, podendo acarretar multas.

 

O Esgoto Legal tem o intuito de orientar e conscientizar os moradores sobre a importância da interligação de seu imóvel, para a qualidade de vida de todos e, por consequência, cumprimento da legislação municipal nº 2.000/1997 e Lei Federal nº 11.445/2007, em que o cliente é responsável por conectar sua instalação interna de esgoto à rede pública disponível.


Ficou com dúvidas e quer saber mais sobre o projeto? Clique aqui e confira o nosso Guia Completo do Esgoto Legal!

 

Sobre a Paranaguá Saneamento – Por meio de concessão plena com validade de 48 anos, a concessionária á a responsável pelo gerenciamento e a operação de sistemas de abastecimento de água e de esgotamento sanitário da cidade. A Paranaguá Saneamento atende o município de quase 155 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá, companhia que está presente em seis estados brasileiros e alcança 3 milhões de pessoas, com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia gerida pela IG4 Capital, a Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.

 

Informações à imprensa     

Assessoria de Imprensa

Antônio Maninho Barbosa – maninhocomunicacao@gmail.com

(41) 99661-5702

Iguá Saneamento     

Christiano França – christiano.santos@iguasa.com.br

(41) 99261-2749

voltar