Colaboradores da Sanessol participam do programa Viva Visão | Sanessol

Notícias

Colaboradores da Sanessol participam do programa Viva Visão

Colaboradores da Sanessol participam do programa Viva Visão

18 de November de 2021

A Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do Brasil, controladora da Sanessol junto com a Aviva Ambiental, firmou parceria com o Instituto Ver & Viver, associação sem fins lucrativos que atua para levar correção visual a pessoas sem acesso no país, e criou o Viva Visão, um programa para proporcionar mais qualidade de vida aos colaboradores da companhia por meio de atendimento oftalmológico completo.

Aproximadamente cerca de 60 funcionários da Sanessol foram convidados a participar do Ciclo Completo da Correção Visual, incluindo triagem inicial para identificar necessidades, consulta com oftalmologista, exame de refração, escolha da armação e entrega dos óculos, que deve acontecer no prazo de trinta dias – tudo custeado pela companhia.

Maurício Barriviera, de 38 anos, operador de retroescavadeira, é um dos beneficiados com o projeto. Ele já tinha percebido que sua visão estava diferente e difícil de enxergar de perto. Durante a triagem, sua suspeita foi confirmada.“Trabalho na Sanessol desde 2016 e sou muito feliz por fazer parte do grupo Iguá, porque a empresa cuida de nós, da equipe. Com isso, a gente trabalha ainda mais motivado para fazer o melhor para a população de Mirassol. Eu ia marcar oftalmologista, mas com o Viva Visão eu economizei dinheiro e, principalmente, tempo, já que fizemos tudo na empresa desde a consulta até a escolha do óculos. Agora, com esse problema resolvido, com certeza vou trabalhar e viver ainda melhor”, conta.

Segundo o Instituto Ver & Viver, cerca de 50% dos indivíduos de 14 a 35 anos que passam por esse tipo de triagem acabam precisando usar óculos no dia a dia. O percentual aumenta para até 80% a partir dos 36 anos. Essa questão tem impactos socioeconômicos. Em todo o mundo, 33% da população economicamente ativa têm problemas de visão não corrigidos que afetam a produtividade, de acordo com o Vision Impact Institute, entidade internacional que elabora estudos e pesquisas sobre o assunto. Apesar disso, a Organização Mundial da Saúde (OMS) afirma que mais de 800 milhões de pessoas não conseguem ter acesso a armações e lentes de grau.

A iniciativa da Iguá é resultado de uma sinergia entre as áreas de Responsabilidade e Transformação Social e de Gestão de Gente da companhia, e envolve, também, o Programa de Voluntariado lançado este ano: o VoluntarIguá. “Nosso time é responsável por toda a organização das etapas e dinâmicas realizadas nas dependências da empresa. Queremos que esse momento seja compartilhado, gerando maior identificação e engajamento entre os participantes, pois entrará para o nosso calendário anual de ações”, diz o gerente de Responsabilidade e Transformação Social da Iguá, Rafael Botelho.


voltar