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Para conferir certificação do hidrômetro:

1) Acesse o arquivo abaixo

2) Tenha em mãos a identificação do lote do seu hidrômetro com 12 caracteres de números e letras para conferir a certificação - Exemplo: Y34BB 0123456


>> Clique aqui para baixar o documento de certificação do hidrômetro Download do arquivo Download do arquivo

Se a água é um bem comum e está disponível na natureza, por que eu tenho que pagar por ela? 

A resposta é simples: a água não é vendida e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento da água, bem como, a coleta, tratamento e afastamento do esgoto. Em Mirassol, esse trabalho é executado pela Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental. 


Como é feita a cobrança dos serviços de água e esgoto que eu consumo?

Primeiro, é preciso compreender que existe uma cobrança a ser paga para utilização de qualquer serviço. Existem leis federais, como a Lei das Águas (9.433/97), que estabelecem que essa atividade seja mantida pela arrecadação de tarifa.

 O valor final da tarifa, em Mirassol, é composto por itens como: 

  •  energia elétrica;
  • custos de insumos (cloro, flúor) necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto;
  • compra e manutenção de peças;
  • salários da mão de obra, combustível;
  • investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia;
  • equipamentos de segurança individuais, etc.

 

De que forma é calculado o valor da conta que chega para os moradores de Mirassol?

Todos os meses, os leituristas da Sanessol passam nos imóveis de todos os bairros e distritos da cidade para calcular o consumo. Esta conta é medida e cobrada pela quantidade que a família consome de água no período de cerca de um mês. Uma regra vale para todos: quem consome mais, paga mais, é como se fosse a energia, quanto mais luzes acesas, mais alta será sua fatura.

 

Vamos para alguns exemplos:

 

  • Dona Silmara consome em média 10 mil litros de água por mês, neste caso ela se enquadra na faixa mínima da categoria residencial e irá pagar R$ 67,52.


  • Já Antônio, consome 12 mil litros de água, pagando R$ 90,28, subindo para a faixa de 11 a 20 metros cúbicos. Para entender esse valor foi cobrada a tarifa mínima de 0 - 10 que é R$ 67,52 e mais 2 mil litros excedente que foi calculado pela faixa 11-20 que custa R$ 22,76. 


Confira na tabela abaixo os valores cobrados em reais. Observe que quanto mais água é usada (em metros cúbicos), maior é o valor, elevando, desta forma, as faixas de consumo. Quem é você nesta tabela?




Como eu posso controlar o meu consumo?

Para saber exatamente a sua média de consumo e ir controlando no seu dia-a-dia é só verificar o que está registrado em sua conta no campo leitura anterior e no espaço de leitura atual, subtraia para chegar na quantidade de litros que você está consumindo.


Exemplo: a leitura feita no dia 10 de abril foi apontado no hidrômetro (números pretos) o número 500 e no dia 10 de maio estava 510, ou seja, foram consumidos 10 metros cúbicos ou 10 mil litros de água.

Como a Sanessol consegue ter uma medição mensal precisa?

Para isso garantir a precisão na medição, a Sanessol realiza trocas sistemáticas dos hidrômetros da cidade, sem custo para o cliente. Este serviço está previsto no contrato de concessão. 

 Importante saber que: preservar esse equipamento é de responsabilidade de cada morador, tome cuidado com violações, fraudes e instalações de aparelhos como eliminadores de ar. Caso o morador identifique alguma grande alteração no valor da conta ou mudanças no equipamento, acione a concessionária imediatamente.


Como eu posso economizar a conta de água na minha casa? 

 A água é utilizada por você e sua família para necessidades diárias, não é mesmo? Para não ter surpresas indesejadas, seja consciente e decrete uma campanha na sua casa ou empresa contra o desperdício, tendo e incentivando atitudes, como:

  •  Evite o uso desenfreado com torneiras abertas ao escovar os dentes, lavar calçadas e carros, regar plantas com mangueiras ou tomar banhos demorados.
  • Fique atento aos vazamentos internos do imóvel. Se seu consumo aumentou de forma drástica sem nenhuma mudança de hábito, pode ter algo errado.

Saiba mais acessando o link - https://igua.com.br/sanessol/noticias/vazamentos-internos-exigem-atencao-da-populacao


REAJUSTE TARIFÁRIO 

A Sanessol anunciou na imprensa sobre o reajuste anual. O que é isso? E como isso vai refletir na minha conta?

Nos termos do artigo 39 da Lei Federal 11.445/2007, a Sanessol comunicou no dia 06 de julho de 2023, que, a partir de 07.08.2023, as tarifas dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares de Mirassol serão reajustadas em 5,148%. 

Para você entender melhor, esse índice é referente ao reajuste tarifário anual, obedecendo todas as regras previstas no Contrato de Concessão firmado entre a Sanessol e a Prefeitura de Mirassol em dezembro de 2007. 

Essa informação atende ao disposto na Cláusula 21 do Contrato de Concessão. O reajuste leva em conta em conta índices econômicos que influenciam significativamente a operação dos sistemas de água e esgoto tais como energia elétrica, mão de obra e produtos químicos.


Além do reajuste, a Sanessol também divulgou um comunicado sobre a retomada do percentual de 19,61% na tarifa dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares, que estava suspenso desde março de 2021. Esse valor refere a que?

Esse valor já era cobrado anteriormente e por decisão judicial (processo nº 1001661-97.2017.8.26.0358) o percentual está sendo reaplicado. Trata-se do primeiro Pedido de Revisão Contratual Tarifária, visando o reequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão n. 386/2007. 

Esse pedido foi feito pela Sanessol, em 2012, por conta da realização de investimentos importantes que não estavam no contrato de concessão. 

Pelo contrato, por exemplo, o tratamento de esgoto no município poderia ser feito por meio de lagoas de tratamento (construções simples), porém a Cetesb que é a Agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, exigiu modelos construtivos modernos com alta tecnologia para as Estações de Tratamento de Esgoto Piedade, Fundão e Fartura, o que gerou investimentos de até três vezes mais do que o previsto inicialmente.


Qual é a diferença entre reajuste e reequilíbrio?

O reajuste é anual e é previsto em contrato, com parâmetros e fórmula de cálculo pré-estabelecidos, que tem como objetivo somente compensações inflacionárias. 

O pedido de reequilíbrio econômico-financeiro, também previsto no contrato de concessão, acontece quando há gastos e investimentos que não estavam previstos no edital ou no contrato de concessão. Trata-se de uma análise fundamental para repor o déficit gerado por fatores alheios à vontade e ao desempenho e para a continuidade dos trabalhos da concessionária. Para ficar fácil de entender, é como se fosse quando você compra uma casa e faz um contrato para tais e tais serviços, a lei muda por exemplo, precisa fazer com outros materiais, sendo assim necessário negociar para que a entrega seja feita e os valores ajustados.


ENTENDA TODO ESSE PROCESSO NESTA LINHA DO TEMPO





Esse aumento referente ao reajuste e mais a revisão tarifária vai chegar na minha conta quando?

Esse percentual será cobrado nas contas que vão chegar a partir de 7 de agosto de 2023.


Esse novo valor é só para as contas de água e esgoto ou para todos os serviços complementares?

Esse percentual será aplicado nas contas e também em serviços como ligação de água, ligação de esgoto, religação de água no ramal, padronização de cavalete, redimensionamento de ramal de esgoto, entre outros.




Como é feita a leitura pela média de consumo?


A média de consumo é uma prática usual nas empresas de saneamento, empregada em situações como a impossibilidade de acesso dos leituristas aos hidrômetros nos imóveis ou por alteração/defeito no medidor que inviabilize o processo de leitura do consumo de água.

 

O sistema, que mensalmente é alimentado com as informações de consumo e faturamento de todos os clientes, calculará a média simples (aplicando, neste caso, a cobrança pela faixa de consumo médio, considerando as últimas três leituras realizadas) e o valor da conta de água do mês será de acordo com esse resultado.”


Para tanto, a concessionária pede a sua colaboração para facilitar o acesso dos profissionais credenciados aos instrumentos de medição.


O acesso ao hidrômetro possibilita que as leituras e manutenções sejam executadas pela concessionária sem a necessidade de entrar no imóvel e que a leitura ou conserto seja realizado sem a presença do cliente. A padronização facilita a identificação de vazamentos ou fugas não visíveis por meio do hidrômetro.


Regularize sua ligação de água entrando em contato pelos nossos canais de atendimento: Telefone: 0800 774 0195 (24 horas), WhatsApp: (17) 99634 2559 (24 horas) ou compareça a nossa loja na rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, Mirassol/SP (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h)



Autoleitura

O cliente que desejar poderá realizar a autoleitura do hidrômetro de seu imóvel. Para isso, deve tirar uma foto nítida do medidor e enviar a imagem à concessionária por meio do WhatsApp (17) 99634 2559, solicitando a emissão da conta. A foto deve ser nítida, mostrando os números pretos do visor limpo e sem reflexo. Os atendentes da concessionária irão avaliar os dados e enviar um retorno ao solicitante em um prazo de até 24 horas.

Confira os manuais de Sanessol:

Manual de Instalação da Caixa Padrão

Confira o Manual do Loteador da Sanessol


Download do arquivo

PORTARIA ARSAE N.º 001/2008 - ESTABELECE NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL. 

Clique aqui para baixar arquivo

A Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e da Aviva Ambiental, inicia a campanha que visa incentivar os clientes a comunicarem imediatamente qualquer vazamento interno detectado em suas residências ou estabelecimentos comerciais.


O objetivo é agilizar o processo de revisão do volume consumido, proporcionando mais eficiência e satisfação aos usuários.


Como funciona a campanha de comunicação sobre vazamentos internos?


•         Comunicação Imediata: Ao detectar um vazamento, os clientes devem informar imediatamente à Sanessol, descrevendo o tipo de vazamento e enviando fotos por meio de WhatsApp 0800 774 0195. A comunicação imediata é crucial para garantir a possibilidade de revisão.

 

•         Visita Técnica: Após a comunicação, um técnico da Sanessol visitará o local em até 3 dias corridos para verificar o vazamento indicado pelo cliente.

 

•     Possibilidade de Revisão (se comprovado o vazamento):, Após a realização do conserto, o cliente terá direito à revisão do consumo da fatura do mês seguinte.

 

Por que comunicar o vazamento assim que constatado?


Segundo o diretor-geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, a comunicação imediata do vazamento é mais uma facilidade que a concessionária de água e esgoto oferta aos seus clientes: “Às vezes, o cliente faz o reparo e não se lembra de comunicar o vazamento ou apresenta a nota fiscal do conserto de forma tardia, o que dificulta o procedimento de revisão do consumo. Com a comunicação imediata, a Sanessol pode agilizar o atendimento e garantir que o procedimento de revisão seja processado de forma eficiente, conforme as regras estabelecidas no contrato de concessão”, explica.

 

Comunicar o vazamento está na lei!


Conforme o artigo 70 da PORTARIA ARSAE N.º 001/2008, o vazamento deve ser comunicado por escrito e assinado pelo usuário, contendo todos os dados de identificação dele e do imóvel, além de estipular um prazo para o reparo, que não poderá passar de 30 dias. Para usufruir da revisão prevista no artigo 70, o usuário deve comunicar a Sanessol imediatamente após a constatação do vazamento, que enviará um técnico para comprovar as instalações avariadas.


Caso o reparo não seja feito dentro do prazo estabelecido no compromisso assinado, os abatimentos concedidos serão novamente debitados do usuário nas duas próximas contas, e ele não terá direito a novo abatimento pelo mesmo vazamento. Mesmo assim, o usuário ainda é responsável por reparar o vazamento, estando sujeito a outras sanções legais.


Para as categorias residenciais e comerciais, em casos de vazamento interno, as contas serão revisadas em até duas faturas subsequentes à comprovação do vazamento, com base na média de consumo dos seis meses anteriores, desde que o usuário assuma o compromisso de repará-lo.

 

Conheça outras facilidades gratuitas da Sanessol para os clientes

 

·        Manutenção de cavalete, ou seja, conserto de vazamento na estrutura onde está instalado o hidrômetro). Você pode solicitar na loja de atendimento, telefone ou WhatsApp. O prazo de atendimento é em até 1 dia útil, e o serviço não tem custo.

 

·        Verificação de excesso de consumo, para identificar possíveis vazamentos internos no imóvel. Você pode solicitar na loja de atendimento, telefone ou WhatsApp. O prazo de atendimento é em até 1 dia útil, e o serviço não tem custo.

 

Canais de atendimento


A Sanessol tem um compromisso com a qualidade de vida da população de Mirassol. Por isso, o canal de atendimento 0800 774 0195 está à disposição 24h, por telefone ou WhatsApp.

 

A loja de atendimento fica na Rua João Caetano de Mendonça Almeida, 2005, em Mirassol. Horário de atendimento: das 7h30 às 17h. Para saber mais sobre os serviços da Sanessol em Mirassol, acesse o site da empresa: https://igua.com.br/sanessol.