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Para conferir certificação do hidrômetro:
1) Acesse o arquivo abaixo
2) Tenha em mãos a identificação do lote do seu hidrômetro com 12 caracteres de números e letras para conferir a certificação - Exemplo: Y34BB 0123456
Abaixo está disponível o histórico dos balanços anuais com as demonstrações financeiras:
Se a água é um bem comum e está disponível na natureza, por que eu tenho que pagar por ela?
A resposta é simples: a água não é vendida e sim os serviços de captação, distribuição e tratamento da água, bem como, a coleta, tratamento e afastamento do esgoto. Em Mirassol, esse trabalho é executado pela Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental.
Como é feita a cobrança dos serviços de água e esgoto que eu consumo?
Primeiro, é preciso compreender que existe uma cobrança a ser paga para utilização de qualquer serviço. Existem leis federais, como a Lei das Águas (9.433/97), que estabelecem que essa atividade seja mantida pela arrecadação de tarifa.
O valor final da tarifa, em Mirassol, é composto por itens como:
- energia elétrica;
- custos de insumos (cloro, flúor) necessários para o funcionamento dos sistemas de água e esgoto;
- compra e manutenção de peças;
- salários da mão de obra, combustível;
- investimentos na ampliação das redes e aplicação de tecnologia;
- equipamentos de segurança individuais, etc.
De que forma é calculado o valor da conta que chega para os moradores de Mirassol?
Todos os meses, os leituristas da Sanessol passam nos imóveis de todos os bairros e distritos da cidade para calcular o consumo. Esta conta é medida e cobrada pela quantidade que a família consome de água no período de cerca de um mês. Uma regra vale para todos: quem consome mais, paga mais, é como se fosse a energia, quanto mais luzes acesas, mais alta será sua fatura.
Vamos para alguns exemplos:
- Dona Silmara consome em média 10 mil litros de água por mês, neste caso ela se enquadra na faixa mínima da categoria residencial e irá pagar R$ 67,52.
- Já Antônio, consome 12 mil litros de água, pagando R$ 90,28, subindo para a faixa de 11 a 20 metros cúbicos. Para entender esse valor foi cobrada a tarifa mínima de 0 - 10 que é R$ 67,52 e mais 2 mil litros excedente que foi calculado pela faixa 11-20 que custa R$ 22,76.
Confira na tabela abaixo os valores cobrados em reais. Observe que quanto mais água é usada (em metros cúbicos), maior é o valor, elevando, desta forma, as faixas de consumo. Quem é você nesta tabela?
Como eu posso controlar o meu consumo?
Para saber exatamente a sua média de consumo e ir controlando no seu dia-a-dia é só verificar o que está registrado em sua conta no campo leitura anterior e no espaço de leitura atual, subtraia para chegar na quantidade de litros que você está consumindo.
Exemplo: a leitura feita no dia 10 de abril foi apontado no hidrômetro (números pretos) o número 500 e no dia 10 de maio estava 510, ou seja, foram consumidos 10 metros cúbicos ou 10 mil litros de água.
Como a Sanessol consegue ter uma medição mensal precisa?
Para isso garantir a precisão na medição, a Sanessol realiza trocas sistemáticas dos hidrômetros da cidade, sem custo para o cliente. Este serviço está previsto no contrato de concessão.
Importante saber que: preservar esse equipamento é de responsabilidade de cada morador, tome cuidado com violações, fraudes e instalações de aparelhos como eliminadores de ar. Caso o morador identifique alguma grande alteração no valor da conta ou mudanças no equipamento, acione a concessionária imediatamente.
Como eu posso economizar a conta de água na minha casa?
A água é utilizada por você e sua família para necessidades diárias, não é mesmo? Para não ter surpresas indesejadas, seja consciente e decrete uma campanha na sua casa ou empresa contra o desperdício, tendo e incentivando atitudes, como:
- Evite o uso desenfreado com torneiras abertas ao escovar os dentes, lavar calçadas e carros, regar plantas com mangueiras ou tomar banhos demorados.
- Fique atento aos vazamentos internos do imóvel. Se seu consumo aumentou de forma drástica sem nenhuma mudança de hábito, pode ter algo errado.
Saiba mais acessando o link - https://igua.com.br/sanessol/noticias/vazamentos-internos-exigem-atencao-da-populacao
REAJUSTE TARIFÁRIO
A Sanessol anunciou na imprensa sobre o reajuste anual. O que é isso? E como isso vai refletir na minha conta?
Nos termos do artigo 39 da Lei Federal 11.445/2007, a Sanessol comunicou no dia 06 de julho de 2023, que, a partir de 07.08.2023, as tarifas dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares de Mirassol serão reajustadas em 5,148%.
Para você entender melhor, esse índice é referente ao reajuste tarifário anual, obedecendo todas as regras previstas no Contrato de Concessão firmado entre a Sanessol e a Prefeitura de Mirassol em dezembro de 2007.
Essa informação atende ao disposto na Cláusula 21 do Contrato de Concessão. O reajuste leva em conta em conta índices econômicos que influenciam significativamente a operação dos sistemas de água e esgoto tais como energia elétrica, mão de obra e produtos químicos.
Além do reajuste, a Sanessol também divulgou um comunicado sobre a retomada do percentual de 19,61% na tarifa dos serviços de abastecimento de água, esgotamento sanitário e serviços complementares, que estava suspenso desde março de 2021. Esse valor refere a que?
Esse valor já era cobrado anteriormente e por decisão judicial (processo nº 1001661-97.2017.8.26.0358) o percentual está sendo reaplicado. Trata-se do primeiro Pedido de Revisão Contratual Tarifária, visando o reequilíbrio econômico-financeiro do Contrato de Concessão n. 386/2007.
Esse pedido foi feito pela Sanessol, em 2012, por conta da realização de investimentos importantes que não estavam no contrato de concessão.
Pelo contrato, por exemplo, o tratamento de esgoto no município poderia ser feito por meio de lagoas de tratamento (construções simples), porém a Cetesb que é a Agência do Governo do Estado de São Paulo responsável pelo controle, fiscalização, monitoramento e licenciamento de atividades geradoras de poluição, exigiu modelos construtivos modernos com alta tecnologia para as Estações de Tratamento de Esgoto Piedade, Fundão e Fartura, o que gerou investimentos de até três vezes mais do que o previsto inicialmente.
Qual é a diferença entre reajuste e reequilíbrio?
O reajuste é anual e é previsto em contrato, com parâmetros e fórmula de cálculo pré-estabelecidos, que tem como objetivo somente compensações inflacionárias.
O pedido de reequilíbrio econômico-financeiro, também previsto no contrato de concessão, acontece quando há gastos e investimentos que não estavam previstos no edital ou no contrato de concessão. Trata-se de uma análise fundamental para repor o déficit gerado por fatores alheios à vontade e ao desempenho e para a continuidade dos trabalhos da concessionária. Para ficar fácil de entender, é como se fosse quando você compra uma casa e faz um contrato para tais e tais serviços, a lei muda por exemplo, precisa fazer com outros materiais, sendo assim necessário negociar para que a entrega seja feita e os valores ajustados.
ENTENDA TODO ESSE PROCESSO NESTA LINHA DO TEMPO
Esse aumento referente ao reajuste e mais a revisão tarifária vai chegar na minha conta quando?
Esse percentual será cobrado nas contas que vão chegar a partir de 7 de agosto de 2023.
Esse novo valor é só para as contas de água e esgoto ou para todos os serviços complementares?
Esse percentual será aplicado nas contas e também em serviços como ligação de água, ligação de esgoto, religação de água no ramal, padronização de cavalete, redimensionamento de ramal de esgoto, entre outros.
Como é feita a leitura pela média de consumo?
A média de consumo é uma prática usual nas empresas de saneamento, empregada em situações como a impossibilidade de acesso dos leituristas aos hidrômetros nos imóveis ou por alteração/defeito no medidor que inviabilize o processo de leitura do consumo de água.
O sistema, que mensalmente é alimentado com as informações de consumo e faturamento de todos os clientes, calculará a média simples (aplicando, neste caso, a cobrança pela faixa de consumo médio, considerando as últimas três leituras realizadas) e o valor da conta de água do mês será de acordo com esse resultado.”
Para tanto, a concessionária pede a sua colaboração para facilitar o acesso dos profissionais credenciados aos instrumentos de medição.
O acesso ao hidrômetro possibilita que as leituras e manutenções sejam executadas pela concessionária sem a necessidade de entrar no imóvel e que a leitura ou conserto seja realizado sem a presença do cliente. A padronização facilita a identificação de vazamentos ou fugas não visíveis por meio do hidrômetro.
Regularize sua ligação de água entrando em contato pelos nossos canais de atendimento: Telefone: 0800 774 0195 (24 horas), WhatsApp: (17) 99634 2559 (24 horas) ou compareça a nossa loja na rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, Mirassol/SP (segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h)
Autoleitura
O cliente que desejar poderá realizar a autoleitura do hidrômetro de seu imóvel. Para isso, deve tirar uma foto nítida do medidor e enviar a imagem à concessionária por meio do WhatsApp (17) 99634 2559, solicitando a emissão da conta. A foto deve ser nítida, mostrando os números pretos do visor limpo e sem reflexo. Os atendentes da concessionária irão avaliar os dados e enviar um retorno ao solicitante em um prazo de até 24 horas.
Confira os manuais de Sanessol:
Manual de Instalação da Caixa PadrãoPORTARIA ARSAE N.º 001/2008 - ESTABELECE NORMAS PARA REGULAMENTAÇÃO DO SERVIÇO DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA E ESGOTAMENTO SANITÁRIO NO MUNICÍPIO DE MIRASSOL.
Clique aqui para baixar arquivoA Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e da Aviva Ambiental, inicia a campanha que visa incentivar os clientes a comunicarem imediatamente qualquer vazamento interno detectado em suas residências ou estabelecimentos comerciais.
O objetivo é agilizar o processo de revisão do volume consumido, proporcionando mais eficiência e satisfação aos usuários.
Como funciona a campanha de comunicação sobre vazamentos internos?
• Comunicação Imediata: Ao detectar um vazamento, os clientes devem informar imediatamente à Sanessol, descrevendo o tipo de vazamento e enviando fotos por meio de WhatsApp 0800 774 0195. A comunicação imediata é crucial para garantir a possibilidade de revisão.
• Visita Técnica: Após a comunicação, um técnico da Sanessol visitará o local em até 3 dias corridos para verificar o vazamento indicado pelo cliente.
• Possibilidade de Revisão (se comprovado o vazamento):, Após a realização do conserto, o cliente terá direito à revisão do consumo da fatura do mês seguinte.
Por que comunicar o vazamento assim que constatado?
Segundo o diretor-geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, a comunicação imediata do vazamento é mais uma facilidade que a concessionária de água e esgoto oferta aos seus clientes: “Às vezes, o cliente faz o reparo e não se lembra de comunicar o vazamento ou apresenta a nota fiscal do conserto de forma tardia, o que dificulta o procedimento de revisão do consumo. Com a comunicação imediata, a Sanessol pode agilizar o atendimento e garantir que o procedimento de revisão seja processado de forma eficiente, conforme as regras estabelecidas no contrato de concessão”, explica.
Comunicar o vazamento está na lei!
Conforme o artigo 70 da PORTARIA ARSAE N.º 001/2008, o vazamento deve ser comunicado por escrito e assinado pelo usuário, contendo todos os dados de identificação dele e do imóvel, além de estipular um prazo para o reparo, que não poderá passar de 30 dias. Para usufruir da revisão prevista no artigo 70, o usuário deve comunicar a Sanessol imediatamente após a constatação do vazamento, que enviará um técnico para comprovar as instalações avariadas.
Caso o reparo não seja feito dentro do prazo estabelecido no compromisso assinado, os abatimentos concedidos serão novamente debitados do usuário nas duas próximas contas, e ele não terá direito a novo abatimento pelo mesmo vazamento. Mesmo assim, o usuário ainda é responsável por reparar o vazamento, estando sujeito a outras sanções legais.
Para as categorias residenciais e comerciais, em casos de vazamento interno, as contas serão revisadas em até duas faturas subsequentes à comprovação do vazamento, com base na média de consumo dos seis meses anteriores, desde que o usuário assuma o compromisso de repará-lo.
Conheça outras facilidades gratuitas da Sanessol para os clientes
· Manutenção de cavalete, ou seja, conserto de vazamento na estrutura onde está instalado o hidrômetro). Você pode solicitar na loja de atendimento, telefone ou WhatsApp. O prazo de atendimento é em até 1 dia útil, e o serviço não tem custo.
· Verificação de excesso de consumo, para identificar possíveis vazamentos internos no imóvel. Você pode solicitar na loja de atendimento, telefone ou WhatsApp. O prazo de atendimento é em até 1 dia útil, e o serviço não tem custo.
Canais de atendimento
A Sanessol tem um compromisso com a qualidade de vida da população de Mirassol. Por isso, o canal de atendimento 0800 774 0195 está à disposição 24h, por telefone ou WhatsApp.
A loja de atendimento fica na Rua João Caetano de Mendonça Almeida, 2005, em Mirassol. Horário de atendimento: das 7h30 às 17h. Para saber mais sobre os serviços da Sanessol em Mirassol, acesse o site da empresa: https://igua.com.br/sanessol.