INFORMAÇÃO: Sanessol esclarece dúvidas dos clientes em relação à estiagem | Sanessol
Notícias
INFORMAÇÃO: Sanessol esclarece dúvidas dos clientes em relação à estiagem
01 de outubro de 2024
Durante esses dias quentes e de chuva escassa, um assunto ganha destaque na imprensa, nas rodas de conversa, nos grupos de WhatsApp e nas redes sociais: a Estiagem.
Um alerta importante: a Sanessol registrou um aumento de 12 milhões de litros de água de agosto de 2023 para agosto de 2024, o que significa quase cinco piscinas olímpicas cheias! E o consumo neste mês de outubro segue aumentando de forma desordenada, por isso, é preciso uma mobilização coletiva para evitar desperdícios
“Mesmo sendo tão comentado, muitas pessoas desconhecem esse fenômeno, por este motivo decidimos esclarecer nesta reportagem as principais dúvidas relacionadas a este tema”, explica a gerente operacional da Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, Renata Ferrarese.
Confira:
1.O que é estiagem e como ela afeta o abastecimento de água?
A estiagem é um período prolongado de escassez de chuvas, que pode impactar diretamente os reservatórios de água em várias cidades brasileiras.
2. Em Mirassol, tem risco de racionamento devido à estiagem?
Atualmente, o abastecimento está regular, no entanto a Sanessol tem emitido alertas para a população usar água de forma consciente para evitar desperdício.
3. O que a Sanessol tem feito para garantir o abastecimento mesmo nesses dias de tanto calor, falta de chuva e queimadas na região?
A empresa adota medidas preventivas, como o monitoramento constante dos níveis dos reservatórios, construção de novos poços, modernização dos sistemas, setorização das redes de distribuição entre os bairros e a implementação de campanhas de conscientização sobre o uso responsável da água.
3. Durante a estiagem a tarifa de água de Mirassol muda o valor, como acontece nas companhias de energia que podem mudar de bandeira de acordo com a escassez hídrica?
NÃO. A tarifa de água é a mesma e a composição do preço dessa tarifa está dentro do contrato de concessão e é destinada para os investimentos realizados pela concessionária na cidade.
Portanto, é importante reforçar que cada pessoa tem um custo de acordo com o seu hábito de consumo. Além disso, também existe a classificação das faixas de clientes dividida em: comercial, industrial, pública, residencial e residencial social. Em todos os casos, existem tabelas com o detalhamento dos valores estabelecidos que podem ser checados no link https://igua.com.br/sanessol/informacoes-para-voce).
4. Se não tem racionamento, por que em alguns dias tem baixa pressão em alguns pontos da cidade?
Quanto é necessária interrupção no abastecimento para alguma manutenção emergencial como troca de bombas, conserto de vazamentos, a Sanessol informa a população imediatamente por meio de SMS, carro de som, mídia local e no site www.igua.com.br/sanessol.
5. Como é possível adotar práticas na hora de usar água para evitar desperdício?
Para não ter surpresas, é necessário ser consciente e decretar uma campanha em casa ou na empresa, como evitar o uso desenfreado com torneiras abertas ao escovar os dentes, lavar calçadas e carros, regar plantas com mangueiras ou tomar banhos demorados e ficar atento aos vazamentos internos do imóvel, que é um desperdício de água contabilizado na conta de água. Se o consumo aumentou de forma drástica sem nenhuma mudança de hábito, pode ter algo errado. No site www.igua.com.br/sanessol você encontra testes de vazamento. Se houver vazamentos, o cliente precisa entrar em contato com a Sanessol imediatamente.
Quer saber mais? A Sanessol está à disposição para atender a população e esclarecer dúvidas por meio dos canais de atendimento ao cliente:
WhatsApp e Central – 0800 774 0195 (24 horas, todos os dias da semana).
Loja de atendimento - Rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h.