No Dia do Consumo Consciente, Iguá Saneamento reforça seu compromisso com o uso responsável de água | Sanessol

Notícias

No Dia do Consumo Consciente, Iguá Saneamento reforça seu compromisso com o uso responsável de água

No Dia do Consumo Consciente, Iguá Saneamento reforça seu compromisso com o uso responsável de água

14 de October de 2021

O Brasil está enfrentando a pior seca dos últimos 91 anos e a falta de chuvas tem exigido esforços de todos para economia de água. Neste Dia do Consumo Consciente, comemorado em 15 de outubro, a Iguá Saneamento, controladora da Sanessol e da Esap, concessionárias de água e esgoto de Mirassol e de Palestina junto com a Aviva Ambiental, grupo que atende mais de 6 milhões de clientes em cinco estados do país e que, a partir de 2022, passará a englobar também 1,2 milhão de pessoas no Rio de Janeiro, reafirma seu compromisso com o uso responsável de água a partir de investimentos na redução de perdas e em parcerias com startups que auxiliam na conscientização da população.

Com foco em inovação e eficiência operacional, a Iguá apresenta índices recordes de redução de perdas em algumas de suas operações, tais como Comodoro (MT), na ordem de 13%, o menor índice da série histórica da concessão. Palestina, no interior de São Paulo, a ESAP, operação da Iguá em parceria com a Aviva Ambiental, tem um dos menores índices de perdas do país e do mundo, cerca de 10%. Em cada um de nossos contratos tivemos evolução expressiva na redução dos índices de perdas e isso tem muito a ver com nosso compromisso em otimizar os usos dos recursos hídricos “Nos últimos anos, temos associado investimentos em sistemas de gerenciamento e detecção de perdas ao treinamento e qualificação do nosso time com o objetivo de aumentar a eficiência operacional. Avaliamos semanalmente o indicador de cada contrato. Esse processo auxilia na diminuição do desperdício de água e torna nossa operação cada dia mais eficiente. Para 2022 avançaremos ainda mais trazendo sistemas preditivos na avaliação de nossos sistemas de abastecimento”, afirma Paula Violante, diretora de Engenharia e Desenvolvimento Operacional da Iguá Saneamento.

Segundo o Relatório de Desenvolvimento Mundial da Água das Nações Unidas de 2011, o consumo de água doce aumentou 6 vezes no último século e continua a avançar a uma taxa de 1% ao ano, fruto do crescimento populacional, do desenvolvimento econômico e das alterações nos padrões de consumo. Na contramão, as mudanças climáticas têm afetado a oferta, qualidade e quantidade da água disponível, o que impacta a vida de bilhões de pessoas.

A Iguá volta sua atenção para assegurar a perenidade dos recursos hídricos, monitorando os impactos das mudanças climáticas e a evolução do consumo com o crescimento da população. Esses estudos de Segurança Hídrica ajudam a definir quais ações a empresa deve adotar para perenizar os mananciais de captação, reduzir os efeitos da estiagem e garantir o abastecimento de água para os clientes nos próximos anos. “Iniciativas como essa estão atreladas ao nosso planejamento estratégico de sustentabilidade. Focamos em Segurança hídrica, Eficiência na produção e distribuição de água, Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas de forma transversal na Iguá, ou seja, em todas as áreas e projetos da companhia temos o cuidado de trazer esses pontos na estruturação de frentes de trabalho”, completa a executiva.

A companhia também investe em soluções que promovam a valorização do recurso. Desde 2020, a Iguá aporta recursos na RefilMe que criou a Estação de Reabastecimento de Água (ERA), bebedouro acionado por aplicativo que fornece água gelada gratuitamente à comunidade e incentiva a redução no uso de garrafas plásticas descartáveis. A iniciativa venceu o concurso de inovação Iguá Lab e já está à disposição da população de cidades como Cuiabá e Paranaguá.

Além dos investimentos e esforços da Iguá, outro agente da cadeia de valor da distribuição e do consumo de água é essencial para que o uso consciente de água seja uma realidade e beneficie a todos: a população. Para incentivar as pessoas a usarem o recurso natural com responsabilidade, a Iguá tem promovido em suas redes sociais e nos demais pontos de contato com seus clientes a campanha “Sua Diferença”. As peças de comunicação mostram iniciativas e dicas simples de serem realizadas no dia a dia, mas que são eficazes e importantes. A campanha está disponível no Instagram, Facebook e LinkedIn da Iguá Saneamento.


voltar