Sanessol lança programa de autodenúncia para a regularização de “gatos” nas ligações de água em Mirassol | Sanessol

Notícias

Sanessol lança programa de autodenúncia para a regularização de “gatos” nas ligações de água em Mirassol

Sanessol lança programa de autodenúncia para a regularização de “gatos” nas ligações de água em Mirassol

15 de November de 2022

Fraude de água é toda infração causada propositadamente com o intuito de distorcer o real consumo e é crime, de acordo com o Código Penal (art. 155, §§ 3º e 4º, II), podendo, inclusive, ser enquadrado como furto qualificado. Esse é um alerta feito pela Sanessol, empresa do Grupo Iguá e Aviva Ambiental, responsável pelos serviços de água e esgoto de Mirassol.


Nos últimos dois meses, a sensibilização sobre o tema, para conscientização da população em relação aos prejuízos das fraudes de água para o meio ambiente e para a cidade, se tornou ostensiva, por meio de campanhas nas redes sociais, rádios, jornais e sites da cidade. Neste período, os trabalhos de fiscalização nos imóveis foram intensificados e mais de 50 irregularidades já foram flagradas, somente neste período.


Autorregularização 


Dando continuidade às atividades de combate à fraude, a Sanessol iniciou uma campanha para a autorregularização.  Até o dia 30 de novembro de 2022, os clientes enquadrados na categoria de consumo residencial poderão regularizar sua ligação de água, com isenção dos custos administrativos e valor retroativo de consumo e sem abertura do boletim de ocorrência. Importante ressaltar que esta fase da campanha não é válida para as faixas comercial, industrial e pública. 


Para isso, o consumidor deve entrar em contato pelos canais de atendimento da concessionária e solicitar a vistoria no imóvel. Os contatos são: telefone 08007740195, WhatsApp (17) 99634-2559 ou comparecer, de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 17h, à loja que fica na rua João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, em Mirassol.


IMPORTANTE: a campanha de autorregularização da Sanessol não isenta o consumidor dos custos de instalação de hidrômetro e da caixa padrão, quando houver necessidade. O cliente  não será cobrado pelo valor retroativo de consumo que não foi registrado por causa da fraude encontrada - para isso é feito um cálculo do padrão de consumo com a média mensal, conforme prevê a Portaria da Agência Reguladora ARSAE de Mirassol 03/2016.


Vale ressaltar que a oportunidade de autorregularização acontece exclusivamente no período de 16 a 30 de novembro de 2022. Depois desta data, em caso da constatação de fraude, os custos administrativos voltarão a ser cobrados e os Boletins de Ocorrências aplicados.


Para saber mais sobre a campanha e as ações de combate à fraude, acesse www.igua.com.br/sanessol

 

 

8 fatos sobre as fraudes:


1. São consideradas fraudes as manipulações no cavalete de água; a perfurações no medidor de consumo; irregularidades no hidrômetro (rompimento dos lacres ou danos ao aparelho, como perfurações na cúpula, uso de arames, imãs); ligações clandestinas direta na rede de abastecimento.


2.  As ligações clandestinas podem ocasionar vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população. 


3. As fraudes podem ser a origem de infiltrações que comprometem a estrutura dos imóveis e, em casos extremos, podem causar até mesmo desabamentos.


4. Quem frauda, além de cometer um crime, prejudica diretamente o meio ambiente, porque, geralmente, os infratores consomem água sem controle, já que não estão pagando por esse serviço como o restante da população. 


5. Em muitos casos, há manipulação indevida nas tubulações, com isso a rede fica exposta, podendo ocasionar contaminação da água.


6. Elas contribuem significativamente para aumentar os índices de perdas no sistema de abastecimento.


7.  Ter ligações de água dentro da legalidade é uma questão de isonomia social. Afinal, não é justo que a maioria da população pague suas contas em dia, enquanto uma minoria não.


8.  A população tem papel fundamental no combate a esse vilão da economia de água, tanto no sentido de não ser um infrator como no de denunciar possíveis fraudes na rede.

 

Serviço: Campanha Sanessol de Autorregularização

Data: De 16 a 30 de novembro de 2022

Canais de atendimento: 08007740195, WhatsApp (17) 99634-2559 ou loja na Rua: João Caetano Mendonça de Almeida, 2005, em Mirassol 

Mais informações: www.igua.com.br/sanessol

voltar