10 “Regras de Ouro” tornam trabalho no saneamento mais seguro | Águas Cuiabá
Notícias
10 “Regras de Ouro” tornam trabalho no saneamento mais seguro
31 de outubro de 2023
Na Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), a Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, reforça o compromisso com a segurança e o bem-estar de seus colaboradores. Entre os conceitos fundamentais revisitados por líderes e trabalhadores do saneamento estão as "10 Regras de Ouro" da segurança no trabalho, incluindo o uso adequado de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), procedimentos de segurança e conscientização sobre riscos. Serviços como aferição de pressão, bioimpedância e massagens também foram oferecidas aos colaboradores.
À medida que as obras de saneamento avançam na capital mato-grossense, a Águas Cuiabá intensifica a orientação para que o trabalho seguro seja prioridade. Para reforçar essa abordagem, 10 Regras de Ouro são destinadas a guiar atividades das equipes de engenharia de forma segura e eficiente, prevenindo ou minimizando acidentes, quando eles venham a acontecer. A lista contém diretrizes sobre o uso seguro de máquinas e veículos, a realização adequada do içamento de cargas, escavação segura e a utilização obrigatória e correta dos EPIs (confira a lista completa ao final deste conteúdo).
A comunicação desempenha um papel crucial em manter o ambiente de trabalho seguro, e este foi outro tópico abordado durante a SIPAT. Orientações sobre como comunicar acidentes e incidentes, como conduzir a Discussão do Trabalho Seguro (DTS) e emitir a Permissão de Trabalho (PT) antes do início das atividades que envolvam risco são formas de construção e amadurecimento contínuo de uma cultura interna de segurança no trabalho.
Diretores, gerentes, coordenadores e demais colaboradores da Águas Cuiabá abriram a agenda da SIPAT com um café da manhã coletivo, momento para compartilharem experiências e conhecimento. “A segurança e o bem-estar de nossos colaboradores são prioridade. Promover um ambiente de trabalho seguro e cercado de informações relevantes garante que cada membro da nossa equipe desempenhe suas funções com confiança e cuidado, consigo, com o colega, com o cliente, morador de Cuiabá”, atesta Renato Carlini Camargo, diretor geral da Águas Cuiabá.
“Blitz da saúde” – Ao longo da semana, os colaboradores da Águas Cuiabá tiveram acesso a medição de bioimpedância, de glicemia e aferição de pressão arterial. Também teve massagem relaxante no meio do expediente. Em parceria com o Hemocentro de Cuiabá, funcionários também puderam participar da campanha de doação de sangue. Saúde e solidariedade em dia!
A semana também promoveu palestras sobre autocuidado, combate ao assédio moral e prevenção contra o câncer de mama. As atividades se concentraram na sede da Águas Cuiabá, na Estação de Tratamento de Esgoto Tijucal, Estação de Tratamento de Água Central e na Loja Conceito, na Avenida da Prainha.
Onda de calor - Para se proteger dos efeitos do calorão cuiabano, todas as geladeiras disponíveis na sede da Águas Cuiabá foram abastecidas esta semana com isotônicos. Pensando naqueles que atuam nas obras de implantação de redes e manutenções, nas ruas da cidade, também foram distribuídos sachês de isotônico em pó, para facilitar o armazenamento e consumo.
Você conhece as 10 regras de ouro da segurança no trabalho aplicadas ao saneamento?
1) COMUNICAÇÃO: Comunicar todos os incidentes/acidentes.
2) DTS e PTs: Realizar a DTS – Discussão do Trabalho Seguro - e emitir a PT – Permissão de Trabalho - antes do início das atividades que envolvam alto risco.
3) ESCAVAÇÃO: Toda atividade de escavação, que ultrapasse 1,25 metros de profundida, deve utilizar escoramentos ou medidas de controle, que garantam a estabilidade do talude.
4) USO DE MÁQUINAS: Somente devem ser operadas por pessoas capacitadas e, antes do início da operação, uma verificação dos itens de segurança deve ser realizada.
5) USO DE VEÍCULOS: Sempre utilizar cinto de segurança nos bancos da frente e atrás; não utilizar aparelhos celulares ao conduzir veículos ou equipamentos; usar minimamente capacete, joelheira e cotoveleira em atividades de moto.
6) TRABALHO EM ALTURA: nas atividades acima de 2 metros, sempre utilizar cinto de segurança devidamente ancorado.
7) ESPAÇOS CONFINADOS: Sempre realizar a medição de gases antes de iniciar uma atividade em espaço confinado e prever pessoas e equipamentos para resgastes de emergência.
8) CONTROLE DE ENERGIAS: Sempre realize a desenergização, o bloqueio da fonte e a verificação de ausência de energia antes de iniciar uma atividade.
9) IÇAMENTO DE CARGAS: Sempre isole a área onde será realizado o içamento de carga, impedindo o acesso de pessoas abaixo da área de movimentação, e sempre utilize cordas guias para o devido controle da carga.
10) ATROPELAMENTO: Sempre sinalize as atividades em vias e instale uma barreira física ou pare um veículo-barreira durante a execução de atividades em vias públicas.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.