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Como é feita a leitura pela média de consumo?


A média de consumo é uma prática usual nas empresas de saneamento, empregada em situações como a impossibilidade de acesso dos leituristas aos hidrômetros nos imóveis ou por alteração/defeito no medidor que inviabilize o processo de leitura do consumo de água.


A fim de minimizar os riscos de contágio, durante o período de mobilização contra o coronavírus, os profissionais da empresa não entrarão nos imóveis com hidrômetros internos para realização da leitura. Nesses casos, a conta será emitida considerando a média de consumo conforme o faturado nos últimos seis meses. 


O sistema, que mensalmente é alimentado com as informações de consumo e faturamento de todos os clientes, calculará a média simples (soma do valor faturado dos últimos seis meses dividido por seis) e o valor da conta de água do mês será de acordo com esse resultado. 


Autoleitura


O cliente que desejar poderá realizar a autoleitura do hidrômetro de seu imóvel. Para isso, deve tirar uma foto nítida do medidor e enviar a imagem à concessionária por meio do WhatsApp 17 99641-3259, solicitando a emissão da conta. A foto deve ser nítida, mostrando os números pretos do visor limpo e sem reflexo. Os atendentes da concessionária irão avaliar os dados e enviar um retorno ao solicitante em um prazo de até 24 horas.



Para preservar a saúde de colaboradores e clientes e atender às orientações de prevenção ao contágio da COVID-19, durante o período de mobilização, utilizaremos estes procedimentos especiais para emissão da conta de água em imóveis em que não é possível acessar o hidrômetro da rua.

A Águas Cuiabá informa aos usuários em regime de condomínio que poderão optar pelas seguintes opções de faturamento:


(i) faturamento conforme o volume registrado no hidrômetro, independentemente do número de economias abastecidas, assim entendido como o imóvel ou subdivisão de um imóvel considerado ocupável, com entrada própria independente das demais e com instalações hidráulicas internas para o abastecimento de água e/ou coleta de esgoto;


(ii) faturamento do volume registrado no hidrômetro considerando-se o número de economias existentes no imóvel para fins de enquadramento nos níveis progressivos de tarifas previstos na tabela tarifária vigente. Neste caso, também é considerado o somatório dos consumos mínimos aplicáveis à categoria tarifária das Economias atendidas no condomínio. Assim, se acaso o volume consumido for inferior ao volume mínimo multiplicado pelo número de economias, o será faturado o mínimo.


A opção de faturamento não terá caráter irreversível, podendo, respeitadas eventuais cláusulas estabelecidas de comum acordo entre as partes, serem restabelecidas as condições originais. 


Os usuários poderão solicitar informações acerca dos preços que lhes são cobrados, a qualquer tempo. 


As opções de cobrança por economia ou não estão suportadas pelo Regulamento da Agência Reguladora, Resolução Normativa n° 5 de novembro de 2012, § 3º. do artigo 73.  


Pontos de recebimento

Lojas Avenida - Av. Miguel Sutil, 9300, Santa Rosa

Enzo Automóveis - Rua Virgílio Marciano da Cruz, 277, Novo Terceiro

Winner Informática - Rua Professor João Nunes Ribeiro, 178a, Cidade Alta

Muitofácil - Av. Brasil, Nr. 13, Quadra 49, Morada Serra CPA, Goiabeiras

Muitofácil - Av. Doutor Helio Ribeiro, 1000, Residencial Paiaguas

Muitofácil - Av. André Maggi, 06 Centro Político Administrativo

Muitofacil - Rua Sorocaba, 441, CPA I

Potencial - Rua Cuiabá, 362, Sala 01, Centro

Osmar Cabral Unidade Operacional - Av. Manoel José Da Silva, S/N, Sao João Del Rey

Querencia - Av. Cuiabá, Sn, Centro

Mercado Ribeiro - Av. Coxipó Mirim, 18. Dr. Fabio Leite

Casa Do Adubo - Av. Fernando Correia Costa, 3010, Jardim Shangri La

J F Comercio de Telefonia E Comunicação - Lj1 - Av Carmindo de Campos, 146. Jardim Petrópolis

Pulquerio Comercio e Serviços Ópticos - Lj1 - Rua Cândido Mariano, 641, Centro Norte

Magazine Luiza - Av. Carmindo de Campos, 1523, Terceiro

Magazine Luiza - Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3330, Jardim Aclimação

Magazine Luiza - Av. Fernando Corrêa da Costa, Jardim Petrópolis

Magazine Luiza - Av. Pernambuco, Núcleo Habitacional CPAII, 241, Morada da Serra

Magazine Luiza - Av. Rua Treze de Junho, 421, Centro Sul

Suany Cristiny M C Silva Lj 1 - Rua 28, Quadra 46, Setor 5, 15 Centro Sul

E A de Moura Comércio Lj 1 - Rua Veiga Cabral, 16, Dom Aquino

Energisa Mato Grosso - Rua Vereador João Barbosa Caramuru, 184, Bandeirantes

Mercado Vitoria - Rua D, 06

Tendas Mercenaria - Rua Presidente Afonso Pena, 616

Novo Mundo - Rua Treze de Junho, Praça Ipiranga, Centro Norte

Jl Material de Construção - Av. Ovidio Paulo dos Santos, Distrito de Aguasul 

Supermercado Dias - Rua Manuara, Valdomiro

Comper - Rua Barão de Melgaço, Centro Sul

Casablanca Locadora de Videos - Av Presidente Getúlio Vargas, Popular

Drogaria Alvorada - Av. Marechal Deodoro, Araes

Comper - Av. Miguel Sutil, Senhor dos Passos

C&A - Av. Miguel Sutil, Santa Rosa

Grupo Pão de Açúcar - Av. Miguel Sutil, Santa Rosa

Comercial Danúbio - Rua do Caju, Despraiado


A Águas Cuiabá, uma empresa do Grupo Iguá, por meio do programa Tarifa Social de Água, beneficia famílias em situação de vulnerabilidade, que consomem até 10m³ de água e são atendidas por algum programa social do governo federal.


Para ser um beneficiário, basta procurar nossos postos de atendimentos e preencher o formulário de cadastro (LINK). No momento da inscrição, é preciso entregar cópias simples dos documentos pessoais com foto.


Após a análise dos documentos, a família requerente do benefício receberá a visita de uma analista social da Águas Cuiabá, que fará levantamento socioeconômico e social. A concessionária tem 15 dias a partir do recebimento do cadastro para dar resposta sobre o benefício.


·        Estar cadastrado como cliente residencial da Águas Cuiabá

·        Participar de algum programa de proteção social do Governo Federal (Bolsa Família, Bolsa Escola, Bolsa Alimentação, Cartão Alimentação e Auxílio Gás);

·        Ter apenas uma economia no imóvel;

·        Imóvel com área construída de até 50m²;

·        Consumo médio de energia inferior a 100 kW/h nos últimos 12 meses;

·        Estar em dia com o pagamento de fatura

·        Não ter abastecimento por água de poço

·        Ou ter alguma doença grave e/ou situação de carência comprovada


Para outras informações sobre o benefício da Tarifa Social da água entre em contato com os nossos canais de atendimento: 0800 646 6115 ou (65) 9 9276-6008 (Whatsapp).

A Águas Cuiabá dispõe de opções para alteração da data de vencimento de sua fatura. Caso prefira uma data diferente da apresentada, você poderá escolher entre seis (6) novas datas disponíveis em cada grupo de leitura/ emissão de fatura. Confira as opções de vencimento abaixo:


GRUPO 01

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 05

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 16/ 18 /20/ 22 /24/ 26/ 28

 

GRUPO 02

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 06 

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 17/ 19/ 21/ 23/ 25/ 27/ 29

 

GRUPO 03

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 07

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 18/ 20/ 22/ 24/ 26/ 28/ 30

 

GRUPO 04

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 8

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 19/ 23/ 25/ 27/ 29/ 1/ 3


GRUPO 05

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 10

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 22/ 24/ 26/ 28/ 30/ 2/ 4


GRUPO 06

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 11

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 23/ 25/ 27/ 29/ 1/ 3/ 5


GRUPO 07

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 12

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 24/ 26/ 28/ 30/ 2/ 4/ 6


GRUPO 08

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 14

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 25/ 27/ 29/ 1/ 3/ 5/ 7


GRUPO 09

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 15

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 28/ 30/ 1/ 3/ 5/ 7/ 9


GRUPO 10

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 16

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 29/ 2/ 4/ 6/ 8/ 10/ 12


GRUPO 11

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 17

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 1/ 3/ 5/ 7/ 9/ 11/ 13


GRUPO 12

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 18

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 4/ 6/ 8/ 10/12/ 14/16


GRUPO 13

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 19

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 5/ 7/ 9/ 11/ 13/ 15/ 17


GRUPO 14

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 20

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 6/ 8/ 10/ 12/ 14/ 16/ 18


GRUPO 15

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 22

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 8/ 10/ 12/ 14/ 16/ 18/ 20


GRUPO 16

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 23

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 11/ 13/ 15/ 17/ 19/ 21/ 23


GRUPO 17

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 24

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 12/ 14/ 16/ 18/ 20/ 22/ 24

 

GRUPO 18

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 26

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 13/ 15/ 17/ 19/ 21/ 23/ 25


GRUPO 19

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 28

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 14/ 16/ 18/ 20/ 22/ 24/ 26


GRUPO 20

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 29

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 15/ 17/ 19/ 21/ 23/ 25/ 27

 

GRUPO 21

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 17

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 1/ 3/ 5/ 6/ 7/ 8/ 9/ 15 


GRUPO 22

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 20

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 1/ 3/ 5/ 6/ 7/ 8/ 9/ 15 


GRUPO 23

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 10

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 28/ 30/ 1/ 3/ 5/ 7/ 9


 

Entenda como funciona seu ciclo de faturamento. Veja alguns exemplos: 


GRUPO Nº 1: Para este grupo, a leitura e emissão das faturas ocorre no dia 05 de cada mês e as datas de vencimento disponíveis para escolha do consumidor variam ente o dia 16 e 28 do mês (16, 18, 20, 22, 24, 26 e 28). Com o recebimento da fatura, você cliente, poderá efetuar o pagamento entre o dia 05 e o dia 28 de cada mês, o que lhe totaliza um prazo de 23 (vinte e três) dias para pagamento.


GRUPO Nº 12: Para este grupo, a leitura e emissão das faturas ocorre no dia 18 de cada mês e as datas de vencimento disponíveis para escolha do consumidor variam entre o dia 04 e o dia 16 do mês seguinte ao da leitura (4, 6, 8, 10, 12, 14, 16). Com o recebimento da fatura, você cliente, poderá efetuar o pagamento entre o dia 18 e o dia 16 (do mês seguinte), o que lhe totaliza um prazo de aproximadamente 28 (vinte e oito) dias para pagamento.


GRUPO Nº 21 – Grandes Clientes: Para este grupo, a leitura e emissão das faturas ocorre no dia 17 de cada mês e as opções de data de vencimento disponíveis para escolha dos consumidores varia entre o dia 1º e 15 do mês subsequente ao da leitura (são 08 opções de data). Assim, após o recebimento da fatura, o consumidor deste grupo possui disponível entre os dias 17 e 15 (do mês seguinte) para pagamento de suas faturas sem qualquer encargo, o que lhe totaliza um prazo de aproximadamente 28 (vinte e oito) dias para pagamento.

Manual Técnico para empreendimentos imobiliários.

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