Saiba mais sobre a operação em Águas Cuiabá

Informações para você

O Relatório Anual de Qualidade da Água comprova a qualidade e eficiência do tratamento da água distribuída pela Águas Cuiabá. 

 

Neste documento, é possível consultar os resultados das análises feitas em laboratórios especializados ao longo do ano de 2022, demonstrando o nosso compromisso com a população, por meio da qualidade dos serviços prestados.

 

Além das informações sobre a qualidade da água, o material traz informações sobre caminho da água, desde a captação até chegar às torneiras. 

 

Clique nos arquivos abaixo e boa leitura! 

Relatório Anual de Qualidade da Água_Aguaçu Relatório Anual de Qualidade da Água_Central Relatório Anual de Qualidade da Água_Coxipó do Ouro Relatório Anual de Qualidade da Água_Guia Relatório Anual de Qualidade da Água_Pequizeiro Relatório Anual de Qualidade da Água_Ribeirão do Lipa Relatorio Anual de Qualidade da Agua_Sul Relatório Anual de Qualidade da Água_Tijucal

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu a ampliação do número de pessoas beneficiadas com a tarifa social nos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Por meio do decreto assinado pelo prefeito em exercício José Roberto Stopa, a Capital chegará a 8,7 mil famílias de baixa renda alcançadas.

 

Além de elevar de 3% para 5% a cobertura da tarifa social, o decreto também flexibiliza os critérios para enquadramento no grupo de pessoas aptas a serem assistidas com o benefício. A ampliação da tarifa social leva em consideração a atual conjuntura econômica, que tem resultado no aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade financeira e social. O benefício assegura a redução de 50% na tarifa de água e esgoto, categoria residencial, para população de baixa renda.

 

Confira os requisitos para ser um beneficiário da Tarifa Social:

 

I – Ser cadastrado(a) na categoria residencial, junto à Águas Cuiabá;

 

II - Comprovar ser beneficiário(a) de algum programa de Proteção Social do Governo Federal;

 

III – Tenha ligação cadastrada como apenas 1 (uma) *economia, com área construída menor ou igual a 80m²;

 

IV – Tenha comprovado, através de seu histórico de consumo média de energia elétrica nos últimos 12 (doze) meses, consumo igual ou inferior a 120 (cento e vinte) KWh;

 

V – Esteja adimplente com as faturas junto à Águas Cuiabá no ato da adesão ao benefício, ou tenha realizado parcelamento do seu débito;

 

VI – Não possua fonte alternativa de abastecimento de água.



*Todo o imóvel ou subdivisão de um imóvel considerado ocupável, com entrada própria independente das demais, e com instalações hidráulicas internas para o abastecimento de água e/ou coleta de esgoto.

 

Benefícios

 

A Tarifa Social corresponde a um benefício de redução de 50% (cinquenta por cento) na tarifa de água e esgoto, categoria residencial, para população de baixa renda.

 

O benefício da Tarifa Social é limitado ao consumo mensal de 10m³ de água e a correspondente coleta de esgoto, sendo o excedente faturado de acordo com a tabela tarifária vigente.

 

O benefício da Tarifa Social também será concedido às ligações que abasteçam proprietários ou inquilinos em situação comprovada de carência que sejam portadores de doenças graves, comprovado por laudo pericial expedido por instituições de saúde pública do Município de Cuiabá.

 

Informações complementares

 

- O benefício da Tarifa Social será concedido pelo período de 1 (um) ano, podendo ser renovado sucessivamente por mais 2 (dois) períodos iguais, mediante comprovação de todos os requisitos citados acima.

 

- Os beneficiários da Tarifa Social serão informados pela Águas Cuiabá 30 (trinta) dias antes do vencimento do benefício, via e-mail ou whatsapp.

 

- Não havendo requerimento de prorrogação da Tarifa Social ou não sendo mais cabível, o benefício será automaticamente cancelado, podendo ser novamente requerido após 90 (noventa) dias da data do cancelamento.

 

- Fica também cancelado o benefício caso não haja o pagamento de 3 (três) faturas consecutivas ou não pelo cliente, podendo ser requerido novo enquadramento após 90 (noventa) dias da data do cancelamento.

 

- Os clientes, cujas ligações caracterizem fraude de qualquer natureza, perderão o direito ao benefício da Tarifa Social, podendo ser requerido novamente somente após 1 (um) ano da data do cancelamento.

 

Documentos necessários

 

- RG, CPF, comprovante de residência, IPTU, última fatura de água, histórico de consumo de energia elétrica dos últimos 12 meses (emitido pela Energisa) e comprovante do benefício do programa de proteção social do Governo Federal.

 

O prazo de aprovação da solicitação do benefício é de 15 dias.

 

Onde solicitar o benefício

 

- Loja de atendimento da Águas Cuiabá – Av. Tenente Coronel Duarte, nº 1020, Centro Cuiabá

 

- Loja de atendimento da Águas Cuiabá – Av. Fernando Corrêa da Costa, nº 5291, Coxipó – Cuiabá

 

- Loja de atendimento da Águas Cuiabá – Rua Pará, nº 193, CPA 2 – Cuiabá

 

 

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 20 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br


A Águas Cuiabá dispõe de opções para alteração da data de vencimento de sua fatura. Caso prefira uma data diferente da apresentada, você poderá escolher entre seis (6) novas datas disponíveis em cada grupo de leitura/ emissão de fatura. Confira as opções de vencimento abaixo:


GRUPO 01

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 05

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 16/ 18 /20/ 22 /24/ 26/ 28

 

GRUPO 02

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 06 

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 17/ 19/ 21/ 23/ 25/ 27/ 29

 

GRUPO 03

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 07

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 18/ 20/ 22/ 24/ 26/ 28/ 30

 

GRUPO 04

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 8

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 19/ 23/ 25/ 27/ 29/ 1/ 3


GRUPO 05

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 10

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 22/ 24/ 26/ 28/ 30/ 2/ 4


GRUPO 06

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 11

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 23/ 25/ 27/ 29/ 1/ 3/ 5


GRUPO 07

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 12

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 24/ 26/ 28/ 30/ 2/ 4/ 6


GRUPO 08

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 14

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 25/ 27/ 29/ 1/ 3/ 5/ 7


GRUPO 09

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 15

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 28/ 30/ 1/ 3/ 5/ 7/ 9


GRUPO 10

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 16

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 29/ 2/ 4/ 6/ 8/ 10/ 12


GRUPO 11

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 17

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 1/ 3/ 5/ 7/ 9/ 11/ 13


GRUPO 12

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 18

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 4/ 6/ 8/ 10/12/ 14/16


GRUPO 13

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 19

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 5/ 7/ 9/ 11/ 13/ 15/ 17


GRUPO 14

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 20

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 6/ 8/ 10/ 12/ 14/ 16/ 18


GRUPO 15

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 22

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 8/ 10/ 12/ 14/ 16/ 18/ 20


GRUPO 16

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 23

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 11/ 13/ 15/ 17/ 19/ 21/ 23


GRUPO 17

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 24

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 12/ 14/ 16/ 18/ 20/ 22/ 24

 

GRUPO 18

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 26

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 13/ 15/ 17/ 19/ 21/ 23/ 25


GRUPO 19

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 28

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 14/ 16/ 18/ 20/ 22/ 24/ 26


GRUPO 20

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 29

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 15/ 17/ 19/ 21/ 23/ 25/ 27

 

GRUPO 21

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 17

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 1/ 3/ 5/ 6/ 7/ 8/ 9/ 15 


GRUPO 22

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 20

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 1/ 3/ 5/ 6/ 7/ 8/ 9/ 15 


GRUPO 23

DATA DA LEITURA/EMISSÃO DA FATURA: 10

OPÇÕES DE DATA DE VENCIMENTO: 28/ 30/ 1/ 3/ 5/ 7/ 9


 

Entenda como funciona seu ciclo de faturamento. Veja alguns exemplos: 


GRUPO Nº 1: Para este grupo, a leitura e emissão das faturas ocorre no dia 05 de cada mês e as datas de vencimento disponíveis para escolha do consumidor variam ente o dia 16 e 28 do mês (16, 18, 20, 22, 24, 26 e 28). Com o recebimento da fatura, você cliente, poderá efetuar o pagamento entre o dia 05 e o dia 28 de cada mês, o que lhe totaliza um prazo de 23 (vinte e três) dias para pagamento.


GRUPO Nº 12: Para este grupo, a leitura e emissão das faturas ocorre no dia 18 de cada mês e as datas de vencimento disponíveis para escolha do consumidor variam entre o dia 04 e o dia 16 do mês seguinte ao da leitura (4, 6, 8, 10, 12, 14, 16). Com o recebimento da fatura, você cliente, poderá efetuar o pagamento entre o dia 18 e o dia 16 (do mês seguinte), o que lhe totaliza um prazo de aproximadamente 28 (vinte e oito) dias para pagamento.


GRUPO Nº 21 – Grandes Clientes: Para este grupo, a leitura e emissão das faturas ocorre no dia 17 de cada mês e as opções de data de vencimento disponíveis para escolha dos consumidores varia entre o dia 1º e 15 do mês subsequente ao da leitura (são 08 opções de data). Assim, após o recebimento da fatura, o consumidor deste grupo possui disponível entre os dias 17 e 15 (do mês seguinte) para pagamento de suas faturas sem qualquer encargo, o que lhe totaliza um prazo de aproximadamente 28 (vinte e oito) dias para pagamento.

Bancos Conveniados

Banco do Brasil - Débito automático e Internet Banking

Bancoob - Guichês do caixa

Banco Brasília - Guichês do caixa

Bradesco - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking e Guichês do caixa

Caixa - Internet Banking, Guichês do caixa e Débito automático

Itaú - Débito automático, Internet Banking, Telefone Banking, Autoatendimento (caixa eletrônico) e Guichês do caixa

Mercantil - Internet Banking

Santander - Débito automático

Sicredi - Débito automático, Internet Banking e Guichês do caixa














Como é feita a leitura pela média de consumo?


A média de consumo é uma prática usual nas empresas de saneamento, empregada em situações como a impossibilidade de acesso dos leituristas aos hidrômetros nos imóveis ou por alteração/defeito no medidor que inviabilize o processo de leitura do consumo de água.


A fim de minimizar os riscos de contágio, durante o período de mobilização contra o coronavírus, os profissionais da empresa não entrarão nos imóveis com hidrômetros internos para realização da leitura. Nesses casos, a conta será emitida considerando a média de consumo conforme o faturado nos últimos seis meses. 


O sistema, que mensalmente é alimentado com as informações de consumo e faturamento de todos os clientes, calculará a média simples (soma do valor faturado dos últimos seis meses dividido por seis) e o valor da conta de água do mês será de acordo com esse resultado. 


Autoleitura


O cliente que desejar poderá realizar a autoleitura do hidrômetro de seu imóvel. Para isso, deve tirar uma foto nítida do medidor e enviar a imagem à concessionária por meio do WhatsApp 17 99641-3259, solicitando a emissão da conta. A foto deve ser nítida, mostrando os números pretos do visor limpo e sem reflexo. Os atendentes da concessionária irão avaliar os dados e enviar um retorno ao solicitante em um prazo de até 24 horas.



Para preservar a saúde de colaboradores e clientes e atender às orientações de prevenção ao contágio da COVID-19, durante o período de mobilização, utilizaremos estes procedimentos especiais para emissão da conta de água em imóveis em que não é possível acessar o hidrômetro da rua.

Confira os manuais de Águas Cuiabá:

Manual Técnico para empreendimentos imobiliários

Na Iguá, a conta traz as informações completas sobre o consumo da residência, os dados registrados no hidrômetro no momento da leitura, o vencimento da fatura, características da água e diversos dados importantes, como mostra a ilustração abaixo. 

A Águas Cuiabá informa aos usuários em regime de condomínio que poderão optar pelas seguintes opções de faturamento:


(i) faturamento conforme o volume registrado no hidrômetro, independentemente do número de economias abastecidas, assim entendido como o imóvel ou subdivisão de um imóvel considerado ocupável, com entrada própria independente das demais e com instalações hidráulicas internas para o abastecimento de água e/ou coleta de esgoto;


(ii) faturamento do volume registrado no hidrômetro considerando-se o número de economias existentes no imóvel para fins de enquadramento nos níveis progressivos de tarifas previstos na tabela tarifária vigente. Neste caso, também é considerado o somatório dos consumos mínimos aplicáveis à categoria tarifária das Economias atendidas no condomínio. Assim, se acaso o volume consumido for inferior ao volume mínimo multiplicado pelo número de economias, o será faturado o mínimo.


A opção de faturamento não terá caráter irreversível, podendo, respeitadas eventuais cláusulas estabelecidas de comum acordo entre as partes, serem restabelecidas as condições originais. 


Os usuários poderão solicitar informações acerca dos preços que lhes são cobrados, a qualquer tempo. 


As opções de cobrança por economia ou não estão suportadas pelo Regulamento da Agência Reguladora, Resolução Normativa n° 5 de novembro de 2012, § 3º. do artigo 73.  


Pontos de recebimento

Lojas Avenida - Av. Miguel Sutil, 9300, Santa Rosa

Enzo Automóveis - Rua Virgílio Marciano da Cruz, 277, Novo Terceiro

Winner Informática - Rua Professor João Nunes Ribeiro, 178a, Cidade Alta

Muitofácil - Av. Brasil, Nr. 13, Quadra 49, Morada Serra CPA, Goiabeiras

Muitofácil - Av. Doutor Helio Ribeiro, 1000, Residencial Paiaguas

Muitofácil - Av. André Maggi, 06 Centro Político Administrativo

Muitofacil - Rua Sorocaba, 441, CPA I

Potencial - Rua Cuiabá, 362, Sala 01, Centro

Osmar Cabral Unidade Operacional - Av. Manoel José Da Silva, S/N, Sao João Del Rey

Querencia - Av. Cuiabá, Sn, Centro

Mercado Ribeiro - Av. Coxipó Mirim, 18. Dr. Fabio Leite

Casa Do Adubo - Av. Fernando Correia Costa, 3010, Jardim Shangri La

J F Comercio de Telefonia E Comunicação - Lj1 - Av Carmindo de Campos, 146. Jardim Petrópolis

Pulquerio Comercio e Serviços Ópticos - Lj1 - Rua Cândido Mariano, 641, Centro Norte

Magazine Luiza - Av. Carmindo de Campos, 1523, Terceiro

Magazine Luiza - Av. Historiador Rubens de Mendonça, 3330, Jardim Aclimação

Magazine Luiza - Av. Fernando Corrêa da Costa, Jardim Petrópolis

Magazine Luiza - Av. Pernambuco, Núcleo Habitacional CPAII, 241, Morada da Serra

Magazine Luiza - Av. Rua Treze de Junho, 421, Centro Sul

Suany Cristiny M C Silva Lj 1 - Rua 28, Quadra 46, Setor 5, 15 Centro Sul

E A de Moura Comércio Lj 1 - Rua Veiga Cabral, 16, Dom Aquino

Energisa Mato Grosso - Rua Vereador João Barbosa Caramuru, 184, Bandeirantes

Mercado Vitoria - Rua D, 06

Tendas Mercenaria - Rua Presidente Afonso Pena, 616

Novo Mundo - Rua Treze de Junho, Praça Ipiranga, Centro Norte

Jl Material de Construção - Av. Ovidio Paulo dos Santos, Distrito de Aguasul 

Supermercado Dias - Rua Manuara, Valdomiro

Comper - Rua Barão de Melgaço, Centro Sul

Casablanca Locadora de Videos - Av Presidente Getúlio Vargas, Popular

Drogaria Alvorada - Av. Marechal Deodoro, Araes

Comper - Av. Miguel Sutil, Senhor dos Passos

C&A - Av. Miguel Sutil, Santa Rosa

Grupo Pão de Açúcar - Av. Miguel Sutil, Santa Rosa

Comercial Danúbio - Rua do Caju, Despraiado


Saiba como se conectar a rede de esgoto!