Águas Cuiabá apresenta projeto Biolodo a produtores rurais durante Expoagro 2025 | Águas Cuiabá

Notícias

Águas Cuiabá apresenta projeto Biolodo a produtores rurais durante Expoagro 2025

Águas Cuiabá apresenta projeto Biolodo a produtores rurais durante Expoagro 2025

18 de julho de 2025

A Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, marcou presença na Expoagro 2025 com a apresentação do projeto Biolodo, uma solução inovadora que transforma o lodo gerado no tratamento de esgoto em adubo orgânico para uso na agricultura e pecuária. A participação foi dividida em duas etapas com a apresentação técnica do projeto e uma vitrine tecnológica que demonstrou na prática a aplicação do insumo no cultivo de capim-açu.


Com resultados expressivos, o Biolodo já contabiliza a produção de 150 toneladas do composto e o atendimento gratuito a 10 propriedades rurais da capital mato-grossense. A iniciativa é realizada em parceria com a Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho da Prefeitura de Cuiabá, Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer-MT) e Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEMA).



Durante a exposição, a concessionária também iniciou novas prospecções com foco na ampliação da iniciativa para outras áreas rurais do município, fortalecendo o compromisso ambiental e social da empresa.


“Participar da Expoagro é uma oportunidade estratégica para ampliar o alcance do projeto Biolodo. Estamos formando novas parcerias com produtores e instituições, promovendo benefícios ambientais, fortalecendo a agricultura familiar e fomentando a economia circular em Cuiabá”, destacou Jully Anne Carvalho, coordenadora de qualidade e meio ambiente da Águas Cuiabá.


“A participação na Expoagro está alinhada com a visão da Águas Cuiabá de construir uma relação de confiança com os cuiabanos, levando informações, soluções sustentáveis e ações concretas que impactam positivamente o dia a dia da cidade, do campo a cidade”, destaca Leonardo Menna, diretor geral da Águas Cuiabá.



Atendimento - Para ser atendido pelo projeto Biolodo, o produtor rural interessado deve entrar em contato com a Secretaria Municipal de Agricultura e Trabalho da Prefeitura de Cuiabá. O atendimento é gratuito, e os técnicos da secretaria realizam a avaliação das propriedades para viabilizar o uso do adubo orgânico de forma adequada e sustentável.



Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.


Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.



voltar