Águas Cuiabá começa implantação de rede coletora na São Sebastião | Águas Cuiabá
Notícias
Águas Cuiabá começa implantação de rede coletora na São Sebastião
06 de agosto de 2021
As obras de implantação de redes coletores de esgoto avançam na região central da cidade. Nesta segunda-feira (9), a mobilização de máquinas e trabalhadores do saneamento chega à Avenida São Sebastião, no bairro Popular, no trecho entre a Rua Brigadeiro Eduardo Gomes e a Avenida Dom Bosco. A via ficará interditada em meia-pista e o trânsito contará com sinalização e ordenamento por parte da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob).
A previsão é que a obra dure pelo menos 30 dias. O local exige detalhado estudo de engenharia e logística, considerando as várias adutoras de água que passam nos subterrâneos da avenida e a região altamente adensada, com vários prédios e intenso fluxo de veículos. Os mapas antigos do saneamento da cidade revelam a presença de redes de cimento amianto e ferro fundido no local, que remontam às primeiras redes de abastecimento da capital.
“Estamos falando de uma das regiões mais antigas da cidade, próximo à Praça do Cai-Cai. A história de Cuiabá pode ser contada por meio de locais como esse e a do saneamento, também, quando se observa cada uma dessas tubulações. Cabe a nós, da concessionária de água e esgoto da cidade, uma leitura criteriosa de cada estrutura e passo a ser dado nas mobilizações de obras, que certamente impactam o cotidiano do cidadão. Estamos preparados para provocar o menor impacto possível, dentro dos desafios da engenharia”, assegura William Figueiredo, diretor-geral da Águas Cuiabá.
Caminho da sustentabilidade – O esgoto que passará a ser coletado após a implantação da rede e a devida conexão das residências e comércios instalados na região terá como destino a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino. Isso significa, na prática, que o efluente gerado no ciclo de consumo da água tratada, fornecida pela rede pública de abastecimento da cidade, agora terá a mais adequada destinação. Tratado, o efluente vai para o Rio Cuiabá. Benefício ao meio ambiente e a toda a comunidade.
A inserção do bairro Popular e adjacências no mapa da coleta de esgoto se somará à ampliação da cobertura sanitária na capital de Mato Grosso, numa crescente em sustentabilidade desde 2017, quando a Águas Cuiabá assumiu a concessão dos serviços públicos de saneamento. O plano de investimentos pactuado com o poder concedente (Prefeitura de Cuiabá) e órgãos reguladores (Arsec e Ministério Público do Estado) prevê a injeção de R$ 1,2 bilhão em obras. Um total de R$ 600 milhões já foi investido.
As obras já realizadas incluem a revitalização da ETE Dom Aquino e a reconstrução da ETE Tijucal. Novas estruturas também já foram construídas, potencializando a entrega de água tratada à população e o tratamento de esgoto. No Coxipó, a Estação de Tratamento de Água Sul é sinônimo de segurança no abastecimento mesmo durante o período de forte estiagem. A unidade tem a capacidade de produzir (captar e tratar) 750 litros por segundo. Dois grandes reservatórios armazenam 18 milhões de litros.
Em franca implantação, entre instalação de redes coletoras e a construção de uma nova ETE, o Sistema de Esgotamento Sanitário Lipa beneficiará diretamente 126 mil pessoas em 77 bairros, ampliando a cobertura de esgoto na capital para 78%. “Estamos dando passos largos em engenharia de saneamento e serviço de utilidade pública. O abastecimento de água melhorou visivelmente em vários bairros, com várias obras de melhoria para aumentar a oferta de água e pressão, e agora é hora de avançarmos na coleta e tratamento do esgoto, outro pilar fundamental do saneamento”, observa o diretor de operações da Águas Cuiabá, André Silva.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2019, pelo terceiro ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.