Águas Cuiabá substitui redes antigas de 12 bairros | Águas Cuiabá
Notícias
Águas Cuiabá substitui redes antigas de 12 bairros
06 de dezembro de 2019
Instaladas há 40 anos nas regiões centrais e bairros antigos de capital, as redes de cimento amianto podem apresentar, em função do desgaste do tempo, a necessidade de constantes manutenções. Buscando a modernização, a redução de perdas e a diminuição do impacto à rotina de distribuição de água no município, a Águas Cuiabá inicia uma ação de substituição das antigas tubulações por novas estruturas em PEAD, apropriadas ao transporte de água, mais resistentes e duradouras. As obras, que se iniciam neste mês, somam a implantação de 22km de novas redes em 12 bairros e mais de R$ 4 milhões em investimentos.
O cronograma de instalações tem conclusão prevista para dezembro de 2020. Os principais bairros beneficiados com a iniciativa são Centro Sul, Dom Aquino e Porto, região mais antiga do município. Além disso, o pacote de substituições contemplará os bairros Boa Esperança, Cidade Alta, Cidade Verde, Coophema, CPA 4, Grande Terceiro, Jardim Alencastro, Jardim Alvorada e Novo Terceiro.
“Essa ação é uma medida definitiva para o sistema de distribuição de água, o que resultará na melhoria dos serviços prestados à comunidade local e da eficiência operacional. Além de modernizar as estruturas, a obra colabora com o controle e combate às perdas, fator que resulta no fim do desperdício de água e das paradas de abastecimento para manutenção, ocasionados por rompimentos nessas regiões. O cronograma de instalações representa, também, um importante passo em prol da sustentabilidade desse recurso hídrico”, destaca William Figueiredo, gerente operacional da Águas Cuiabá.
Até o final desse ano, a Águas Cuiabá terá investido mais de 140 milhões em toda estrutura de distribuição de água, com a entrega de novos reservatórios, estação de tratamento e redes de distribuição. Perto de iniciar 2020, a companhia segue coordenando outros projetos, como esse, que garantam melhorias operacionais no sistema de abastecimento no município. As novas redes irão beneficiar diretamente mais 90 mil moradores, e mais de 27 mil ligações de casas, prédios, lojas, restaurantes, escolas e outros estabelecimentos presentes nos 12 bairros.
Quanto à gestão da obra, a companhia destaca que o cronograma de implantação foi planejado prevendo o menor impacto à rotina da comunidade. “Ao fim de cada trecho instalado, as regiões atendidas pelas novas estruturas podem apresentar impacto no abastecimento. Isso porque, para a ação de interligação, a rede antiga será desativada à medida que a nova começar a operar. A distribuição de água será normalizada logo após o prazo de pressurização da rede”, observa o gerente operacional. Quanto ao tráfego, a gestão de pedestres e veículos será realizada em parceria com a Secretaria de Mobilidade de Cuiabá (Semob).