CONTA DE ÁGUA : Desperdício pode se tornar vilão da fatura | Águas Cuiabá
Notícias
CONTA DE ÁGUA : Desperdício pode se tornar vilão da fatura
13 de novembro de 2023
A Águas Cuiabá e o Grupo Iguá alertam que, junto ao calorão atípico deste ano, vem se constatando um aumento no consumo de água que vai contra as orientações de boas-práticas.
Entre as atitudes inadequadas está o uso de mangueiras para lavar carros e calçadas, além do costume de deixar o chuveiro ligado durante todo o banho ou a torneira aberta permanentemente ao escovar os dentes e lavar louças. Essas ações impactam a sustentabilidade justamente quando a natureza mais precisa de ajuda, com o uso racional do recurso natural.
O uso excessivo também se reflete diretamente no bolso, no aumento da fatura de água mensal. Em muitos casos, a elevação de consumo provoca o reenquadramento nas faixas da tarifa dos serviços de saneamento. Um exemplo: uma residência que consome 20,1 a 30 metros cúbicos de água por mês (até 30 mil litros) paga atualmente uma tarifa de R$ 8,85 a cada mil litros consumidos (1 metro cúbico). A faixa de consumo seguinte, de 30,1 a 50 metros cúbicos, apresenta uma tarifa maior, de R$ 10,83 por metro cúbico.
Ou seja, quanto maior o consumo, maior o valor por metro cúbico. O enquadramento tarifário é informado na fatura, com o descritivo completo de consumo, os dados registrados no hidrômetro no momento da leitura e outras informações relevantes ao cliente. “É importante registrar que famílias cadastradas na tarifa social do município de Cuiabá e que consomem até 10 mil litros de água no mês pagam somente R$ 2,17 por metro cúbico, benefício que faz a diferença na vida de milhares de cuiabanos”, observa Renato Carlini Camargo, diretor geral da concessionária.
Outro lembrete importante: a tarifa de esgoto incide sobre a tarifa de água e equivale a 90% do valor. Para efeito de ilustração, se o consumo de água aferido no mês foi de R$ 100, a fatura será composta por mais R$ 90 referentes ao esgotamento sanitário (90%). Assim, se o consumo de água subir, o valor nominal ao final da fatura será consequentemente maior. A cobrança da tarifa de esgoto ocorre nas localidades onde já há o serviço de coleta, ou seja, onde houve redes implantadas pela Águas Cuiabá ou há estrutura operada pela concessionária para a destinação do esgoto a uma estação de tratamento.
Vazamentos internos – Um outro fator que pode se transformar num grande vilão na conta de água muitas vezes atua silenciosamente. Em inúmeros casos, um vazamento interno drena litros e litros de água e só é descoberto junto com um verdadeiro susto na fatura. Por isso, é fundamental que moradores estejam atentos às condições das tubulações hidráulicas da residência e à manutenção preventiva dos imóveis. Qualquer sinal de infiltração, por exemplo, pede cuidado imediato, com o auxílio de um profissional da área.
Em caso de dúvida em relação ao valor da fatura, clientes podem procurar a Águas Cuiabá por meio dos canais de atendimento 0800 646 6115 (ligação gratuita) e WhatsApp (65) 99276 6008, ou diretamente em uma das lojas da concessionária, localizadas no Centro (Avenida da Prainha), Coxipó e CPA (atendimento de segunda a sexta, das 7h30 às 17h).
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br