Cuiabá celebra mais um ano de história viva e tem muito a comemorar, inclusive no saneamento | Águas Cuiabá

Notícias

Cuiabá celebra mais um ano de história viva e tem muito a comemorar, inclusive no saneamento

Cuiabá celebra mais um ano de história viva e tem muito a comemorar, inclusive no saneamento

08 de abril de 2021

Com mais obras, mais água na torneira, mais esgoto coletado e tratado, a Capital de Mato Grosso caminha rapidamente para um futuro mais saudável, com mais qualidade de vida à comunidade e mais sustentabilidade em meio às riquezas naturais dessa terra que se destaca no coração do Brasil. Em quatro anos de operação, os investimentos e melhorias realizados pela Águas Cuiabá, proporcionaram que mais 18 mil novas ligações comerciais e residenciais fossem abastecidas com água tratada e de qualidade, e cerca de 95 mil pessoas passassem a contar com novas redes esgotamento doméstico. Do ponto de vista do saneamento, esse trabalho possibilitou que a companhia mais que duplicasse o tratamento de esgoto da cidade, evidenciando que a capital do agronegócio possui a marca das capitais que mais investem em saneamento do país.


Em Cuiabá, com 100% da população beneficiada pelas redes de abastecimento, o uso racional dos recursos naturais ganhou ainda mais ênfase no campo político social a partir do início da concessão, em 2017. Com o avançar das obras de esgotamento sanitário, mais de 160 quilômetros de novas redes coletoras foram instaladas; duas Estações de Tratamento - ETE Dom Aquino e ETE Tijucal - passaram por modernização nos sistemas e, nesses quatro anos, 12 toneladas de carga poluidora deixaram de ser despejados nos rios Cuiabá e Coxipó.


Saúde – Por meio do contrato de concessão estabelecido com a Prefeitura Municipal, os avanços no saneamento cuiabano refletem diretamente na saúde da comunidade. Com obras de saneamento de leste a oeste e norte a sul, em um investimento de R$ 530 milhões, Cuiabá tem vivenciado uma verdadeira mudança nos índices de prevenção à saúde. Em um comparativo com os primeiros anos de operação, a incidência de internações totais reduziu em média 91% de 2010 a 2018, saindo de um patamar 20,8 internações a cada 10 mil habitantes, para 1,7 internações por 10 mil habitantes.


“As obras que visam a transformação do saneamento básico de Cuiabá são nosso compromisso contínuo de investimentos, assim com a expansão dos serviços prestados pelos profissionais da companhia. Por trás de um gesto simples como de abrir uma torneira, há muito mais que números: há saúde, qualidade de vida e oportunidades para população”, enfatiza o diretor-geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo.


Nossa gente – Marcada para iniciar ainda no mês de aniversário da cidade outra grande obra sairá do papel. A ampliação do esgotamento sanitário da ETE Ribeirão do Lipa, responsável pelo atendimento de 93 bairros e o tratamento do Córrego Mãe Bonifácia, mobilizará cerca de 500 trabalhadores. Comprometida em fazer parte da história da cidade, é também pela geração de empregos que a companhia tem conquistado espaço do dia a dia de quem vive em Cuiabá.


Figueiredo descreve ainda que “entre os desafios no planejamento do saneamento de uma cidade tricentenária, é pelo desenvolvimento de metas inéditas e expressivas no investimento em água e esgoto de R$1,2 bilhão até 2024, que celebraremos os próximos anos a feliz conquista de termos inserido Cuiabá na dianteira entre as melhores do saneamento brasileiro.”


Sobre a Águas Cuiabá: Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar