Cuiabá ganha 3 novos laboratórios de qualidade | Águas Cuiabá

Notícias

Cuiabá ganha 3 novos laboratórios de qualidade

Cuiabá ganha 3 novos laboratórios de qualidade

21 de setembro de 2020

Mais água na torneira, mais esgoto tratado, e tudo isso com foco na qualidade do serviço prestado à população e na preservação do meio ambiente. A água da rede púbica de abastecimento de Cuiabá passa, diariamente, por um profundo ‘Raio-X’ de qualidade, conferindo segurança ao consumo humano. Ao final do ciclo do uso da água, o efluente processado nas estações de tratamento de esgoto também é analisado antes de seguir seu curso por rios e córregos. Cuidado integral com a comunidade e a sustentabilidade ambiental, por meio de três novos laboratórios implantados pela Águas Cuiabá, concessionária de saneamento controlada pela Iguá Saneamento.


Um laboratório foi instalado na ETA Sul, a mais nova estação de água da capital mato-grossense, unidade capaz de tratar 65 milhões de litros por dia. Outros dois centros de análises foram incorporados ao controle de qualidade empreendido pela concessionária nos processos de tratamento de esgoto, um na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijucal, reconstruída e inaugurada em 2019, e outro na ETE Dom Aquino, na região do Porto. Os investimentos nos três laboratórios ultrapassam o valor de R$ 4 milhões.


As amostras são submetidas a vários testes, com 12 diferentes parâmetros físico-químicos, três bacteriológicos em água e outros seis parâmetros em esgoto. Com esse procedimento técnico, é possível comprovar e acompanhar a qualidade e a eficiência do tratamento. Entre os testes, pode-se constatar ou descartar a presença de microrganismos prejudiciais à saúde, como coliformes e Escherichia Coli, identificar níveis de turbidez (presença de materiais em suspensão), de cloro residual e outras substâncias. Os procedimentos seguem os protocolos do Ministério da Saúde e os resultados são reportados às autoridades competentes, conforme prevê a legislação.


“Isso proporciona ao sistema de saneamento e à população um amplo controle de análises, do afluente, a água bruta captada nos rios, e efluente. Essa checagem segura conta com todo um sistema de gestão laboratorial implantado e aperfeiçoado em Cuiabá, com rotinas e boas práticas desempenhadas por uma equipe técnica, treinada, capacitada e com equipamentos e produtos de alta qualidade”, destaca William Figueiredo, diretor-geral da Águas Cuiabá.


Coletadas em diferentes pontos dos sistemas de distribuição, as amostras de água são retiradas nas saídas das estações de tratamento, nos reservatórios e, também, nos caminhões-pipa eventualmente utilizados. Todos os testes se dão após um processo igualmente guiado pela qualidade que garante confiança ao consumo: o tratamento do recurso natural, que passa por diferentes etapas. O ciclo completo engloba os processos de coagulação, floculação, decantação, filtração, desinfecção, reservação e distribuição. Após a filtração, a água recebe a aplicação do cloro, produto químico que possui a função de desinfecção, combatendo vírus e bactérias. Na sequência, ela recebe o flúor, importante aliado na prevenção de cáries, trazendo mais saúde à comunidade.


Esse contínuo “caminho da água” até a torneira de milhares de famílias se dá por meio dos sistemas de abastecimento que atendem à área urbana e a quatro distritos de Cuiabá (Nossa Senhora da Guia, Aguaçu, Sucuri e Pequizeiro). No coração de cada sistema se encontra ao menos uma estação de tratamento. Cuiabá tem hoje 11 dessas estruturas, a maior delas é a recém-construída ETA Sul, às margens do Rio Cuiabá, na região do Coxipó.



voltar