Cuiabá inicia março com 81 frentes de obras de saneamento básico | Águas Cuiabá

Notícias

Cuiabá inicia março com 81 frentes de obras de saneamento básico

Cuiabá inicia março com 81 frentes de obras de saneamento básico

10 de março de 2020


Um ano dedicado ao saneamento básico. Assim é 2020 na capital mato-grossense. Em ritmo e abrangência crescentes, a tricentenária cidade tem, atualmente, 81 frentes de obras de água e esgoto distribuídas em 41 bairros. No momento, 750 profissionais trabalham nos canteiros. Do total de pontos de obras, 60 são voltados à expansão das redes de esgotamento sanitário doméstico e 21, referentes à ampliação e melhoria das estruturas de abastecimento de água tratada. O saneamento básico de Cuiabá receberá, ao longo do ano, R$ 200 milhões em investimentos. 


“O trabalho que estamos desenvolvendo tem vários efeitos importantes. Além de colaborar com a melhoria da saúde e da qualidade de vida da comunidade, as obras de saneamento básico geram empregos, diretos e indiretos, fortalecendo a economia local”, observa o diretor executivo da Águas Cuiabá, concessionária de água e esgoto do município, William Figueiredo. 


No contexto do esgotamento sanitário, as obras em curso compreendem, atualmente, 126 quilômetros de instalação e substituição de redes coletoras. Bairros como o Osmar Cabral e Brasil 21 abrigam, hoje, 21 frentes de trabalho, ação que disponibilizará, em breve, cobertura de esgoto a essas comunidades. Além disso, a companhia também investe em outros pontos da estrutura de saneamento, conduzindo reformas em unidades de tratamento de esgoto e otimizando, assim, sua capacidade operacional.


No que se refere à distribuição de água, as obras e ações de melhorias estão presentes, durante todo o mês de março, nos quatro Sistemas de Abastecimento: Central, Lipa, Sul e Tijucal, além distritos (Aguaçu e Coxipó do Ouro). Os grandes sistemas recebem, simultaneamente, a ação de setorização, realizada para garantir que a água chegue de forma adequada e uniforme a todas as regiões da cidade. 


Mobilidade – Para minimizar os impactos no tráfego de veículos e pedestres, as obras de saneamento em vias públicas contam com o acompanhamento da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). Em atendimento à solicitação da concessionária e da Prefeitura Municipal, as empresas contratadas para a execução dos serviços estão priorizando a sinalização dos trechos sob intervenções, bem como a recomposição asfáltica no menor tempo possível.


“O cuiabano voltou a ter muito orgulho de sua cidade. E por que dizemos isso? Porque é o que temos ouvido da população em todos os bairros por onde passamos. A comunidade tem testemunhado presencialmente o desenvolvimento da nossa Cuiabá. Temos a importante entrega de atendimento em saúde, que é o Hospital Municipal, a obra do Contorno Leste, a construção de dois novos viadutos, o asfaltamento de ruas, a entrega de espaços de lazer e bem estar, a melhoria estrutural nas escolas e os avanços no saneamento básico. Cuiabá cresce e se desenvolve, sustentavelmente, a olhos vistos, e assim permanecerá”, declara o Prefeito Emanuel Pinheiro. 

voltar