Cuiabá mantém regularidade no abastecimento durante a seca | Águas Cuiabá

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Cuiabá mantém regularidade no abastecimento durante a seca

Cuiabá mantém regularidade no abastecimento durante a seca

11 de September de 2020

No ano marcado pela Covid-19 e recorde no número de queimadas em meio ao clima de deserto, um importante avanço no saneamento básico proporciona mais conforto às famílias cuiabanas: a entrada em operação da Estação de Tratamento de Água Sul (ETA Sul) vem trazendo equilíbrio a todos os sistemas de abastecimento da capital mato-grossense. Mesmo com a baixa nos níveis dos rios Cuiabá e Coxipó, as nove unidades de captação permanecem enviando, por dia, cerca de 260 milhões de litros de água para as 11 ETAs que abastecem, juntas, com água tratada e fluoretada, os quase 615 mil moradores da cidade. O volume de água distribuída diariamente registra, do início de agosto até agora, alta de 5% em comparação a igual período de 2019.

 

Até o final deste ano Cuiabá terá recebido R$ 500 milhões em investimentos na ampliação e melhoria de suas estruturas de saneamento básico. O valor começou a ser aplicado em 2017, quando a Águas Cuiabá – empresa controlada pela Iguá Saneamento – assumiu a prestação do serviço essencial. "Os valores investidos são expressivos e colocam Cuiabá na dianteira do saneamento nacional. No entanto, maiores do que o total investido são os benefícios gerados pela iniciativa. Imagine o ano de 2020, com pandemia, calor, seca e queimadas, se a cidade não tivesse alcançado regularidade no abastecimento de água tratada e não tivesse dobrado sua cobertura de esgotamento sanitário doméstico", observa o diretor geral da concessionária, William Figueiredo, frisando que água de qualidade da torneira é condição fundamental ao combate à Covid-19.

 

O gestor explica que as ocorrências de falta de água, hoje, são pontuais e acontecem, predominantemente, em decorrência de intervenções nas redes de abastecimento para a execução de melhorias estruturais, a exemplo de substituições de redes antigas e desgastadas. "Esse trabalho é realizado continuamente pela concessionária, em cumprimento ao contrato de concessão e sob permanecente acompanhamento do órgão regulador, que é a Arsec." Figueiredo lembra, no entanto, que um antigo inimigo do abastecimento regular - o furto de água (gato), segue impactando algumas regiões da cidade. "Combater esse crime é um desafio que temos enfrentado dia após dia, juntamente com a Polícia Civil."

 

Combate a perdas – Cuiabá tem, hoje, quatro grandes sistemas de abastecimento de água tratada, capazes de atender às atuais necessidades da população: Lipa, Tijucal, Central e Sul. O mais novo deles, o SAA Sul, beneficia diretamente 155 mil pessoas em 87 bairros. Sua entrada em operação permitiu a desativação de poços artesianos que abasteciam localidades como o Santa Teresinha – bairro que conta, hoje, com água 24 horas por dia, com a pressão necessária para 'subir' nas caixas d'água.

 

Para garantir que a água produzida chegue adequadamente à comunidade, a Águas Cuiabá implantou o Programa Permanente de Combate às Perdas de Água Tratada. Todas as áreas regularizadas da cidade passarão por uma conferência geral de suas redes de abastecimento, medida que já percorreu mais de 100 bairros da capital. As ações incluem pesquisa de vazamentos não aparentes, fazendo uso de equipamentos (georradares e geofones), além da substituição de tubulações antigas ou danificadas.

 

Atendimento – Clientes que eventualmente passem por situações de desabastecimento devem entrar em contato com a Águas Cuiabá por meio dos canais de atendimento da empresa, que foram reforçados durante a pandemia e estiagem. O telefone é o 0800 646 6115 e o WhatsApp, (17) 99641-3259.

 

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