Da solicitação de serviço à água na torneira: saiba como funciona a rede de monitoramento da Águas Cuiabá | Águas Cuiabá

Notícias

Da solicitação de serviço à água na torneira: saiba como funciona a rede de monitoramento da Águas Cuiabá

Da solicitação de serviço à água na torneira: saiba como funciona a rede de monitoramento da Águas Cuiabá

03 de January de 2020

Saneamento é ciência. Imagine só monitorar toda a rede de abastecimento de água e tratamento de esgoto em uma cidade com o porte de Cuiabá. O que pode parecer quase impossível é, na verdade, parte da rotina da Águas Cuiabá.


Por dia, a companhia recebe cerca de 120 solicitações, o que significa percorrer diariamente os quatro cantos da cidade para analisar o funcionamento de tubulações e adutoras e, caso haja qualquer oscilação, realizar o reparo de forma ágil.


Para garantir rapidez e resolubilidade a todas as demandas, os funcionários se dividem em equipes que trabalham em sincronia todos os dias - das 6h da manhã às 22h30 - tornando o saneamento cada vez mais eficiente. Um trabalho intenso e de alta precisão que demanda o máximo de atenção e destreza das equipes envolvidas.


Segue o fluxo


Investir em automação é garantir eficiência na execução de serviços e eliminar desperdícios, razão pela qual a tecnologia tem se tornado cada vez mais presente em todas as áreas do saneamento.


No que diz respeito ao sistema de saneamento de Cuiabá, sensores instalados em mais de 235 pontos nas tubulações enviam, a cada quinze segundos, dados sobre o funcionamento da rede de água e esgoto.


A tecnologia é capaz de identificar e analisar qualquer alteração que possa ocorrer, como vazamentos, contaminação e falta de energia que venham a comprometer o abastecimento de água na região.


As informações coletadas em campo são transmitidas por meio de códigos à central de monitoramento (CCO) onde são analisadas. Em seguida, o departamento entra em contato com a central de serviço (CCS) - responsável pela manutenção das redes - que envia uma equipe técnica ao local para verificar a ocorrência e, assim, realizar o reparo programado. 



Você também pode ficar de olho


O gerente operacional William Figueiredo ressalta a importância da participação do cliente no processo de combate às perdas. "O cliente é uma extensão da nossas equipes de fiscalização. A colaboração com avisos sobre vazamentos e, até mesmo, possíveis gatos nos auxiliam no combate diário as perdas na distribuição", reforça.


Para acionar a equipe da concessionária em caso de identificação de vazamento de água ou esgoto, os canais de atendimento são: 0800 646 6115, para ligações telefônicas e (17) 99641-3529 para mensagens de Whatsapp. Se preferir, o cliente pode comparecer pessoalmente a uma das três lojas de atendimento localizadas no Centro, CPA II e Coxipó.


Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 565 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma nova companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário, por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros: Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná, por meio de 18 operações que somadas beneficiam 7,1 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2018, foi eleita pelo segundo ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Greate Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água

voltar