Desafios do saneamento são debatidos no Diálogos com a Sociedade | Águas Cuiabá

Notícias

Desafios do saneamento são debatidos no Diálogos com a Sociedade

Desafios do saneamento são debatidos no Diálogos com a Sociedade

28 de março de 2025

Saneamento básico está na vida de todos nós. Garantido por lei, é fundamental à qualidade de vida, à saúde e à sustentabilidade. Cuiabá, orgulhosamente, é um dos destaques nacionais em saneamento, numa crescente em investimentos, obras e entregas efetivas à população nos últimos sete anos.


O panorama do saneamento, sua importância à comunidade e desafios do setor são destaque na programação do Diálogos com a Sociedade, projeto articulado pelo Ministério Público de Mato Grosso, iniciativa apoiada pela Águas Cuiabá.


Carlos Eduardo Silva, promotor de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística de Cuiabá, e o diretor geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna, foram os entrevistados da rádio CBN Cuiabá nesta quarta-feira (26), ao vivo, diretamente no estúdio exclusivo do projeto, no Pantanal Shopping.


Menna ressaltou que Cuiabá possui hoje 100% de atendimento em água tratada à população residente em comunidades regularizadas, ao passo que a cobertura sanitária é de 91%, de cumprindo a meta estabelecida em contrato firmado com o Poder Concedente.


O promotor Carlos Eduardo reforçou que o desafio conjunto, do poder público, é levar soluções em saneamento e outras demandas essenciais a toda a população, incluindo áreas não-regularizadas. “É de fato um desafio, ao qual temos nos dedicado, pois cabe a nós defender os interesses de toda a sociedade”.


O Marco Legal do Saneamento estabelece a universalização do saneamento aos brasileiros até 2033. “Dificilmente cumpriremos isso no Brasil e em Mato Grosso. Temos ilhas de avanços no saneamento, como Cuiabá, mas também temos bolsões, incluindo municípios prósperos do Agro e cidades pantaneiras, com rico manancial, onde não há atendimento suficiente à população”, destaca o representante do Ministério Público.


Como solução a esse quadro, o promotor aponta que concessões do serviço público de saneamento são viáveis à chegada de melhorias em água e esgoto. “É necessário organização do poder público para que sejamos atrativos aos investimentos da iniciativa privada. Estamos falando de água, esgoto e também da gestão de resíduos sólidos”, pontuou o promotor.


Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.

 

Sobre a Iguá Saneamento  A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.



voltar