Desafios do saneamento são debatidos no Diálogos com a Sociedade | Águas Cuiabá
Notícias

Desafios do saneamento são debatidos no Diálogos com a Sociedade
28 de março de 2025
Saneamento básico está na vida de todos nós. Garantido por lei, é fundamental à qualidade de vida, à saúde e à sustentabilidade. Cuiabá, orgulhosamente, é um dos destaques nacionais em saneamento, numa crescente em investimentos, obras e entregas efetivas à população nos últimos sete anos.
O panorama do saneamento, sua importância à comunidade e desafios do setor são destaque na programação do Diálogos com a Sociedade, projeto articulado pelo Ministério Público de Mato Grosso, iniciativa apoiada pela Águas Cuiabá.
Carlos Eduardo Silva, promotor de Justiça de Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística de Cuiabá, e o diretor geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna, foram os entrevistados da rádio CBN Cuiabá nesta quarta-feira (26), ao vivo, diretamente no estúdio exclusivo do projeto, no Pantanal Shopping.
Menna ressaltou que Cuiabá possui hoje 100% de atendimento em água tratada à população residente em comunidades regularizadas, ao passo que a cobertura sanitária é de 91%, de cumprindo a meta estabelecida em contrato firmado com o Poder Concedente.
O promotor Carlos Eduardo reforçou que o desafio conjunto, do poder público, é levar soluções em saneamento e outras demandas essenciais a toda a população, incluindo áreas não-regularizadas. “É de fato um desafio, ao qual temos nos dedicado, pois cabe a nós defender os interesses de toda a sociedade”.
O Marco Legal do Saneamento estabelece a universalização do saneamento aos brasileiros até 2033. “Dificilmente cumpriremos isso no Brasil e em Mato Grosso. Temos ilhas de avanços no saneamento, como Cuiabá, mas também temos bolsões, incluindo municípios prósperos do Agro e cidades pantaneiras, com rico manancial, onde não há atendimento suficiente à população”, destaca o representante do Ministério Público.
Como solução a esse quadro, o promotor aponta que concessões do serviço público de saneamento são viáveis à chegada de melhorias em água e esgoto. “É necessário organização do poder público para que sejamos atrativos aos investimentos da iniciativa privada. Estamos falando de água, esgoto e também da gestão de resíduos sólidos”, pontuou o promotor.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento – A Iguá Saneamento é uma das maiores empresas do setor de saneamento no Brasil, com operações em 121 municípios de seis estados: Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo e Sergipe. A empresa presta serviços de saneamento básico que beneficiarão aproximadamente 6 milhões de pessoas nas áreas atendidas, por meio de concessões e parcerias público-privadas. A companhia é signatária do Pacto Global da ONU e atua nos Movimentos 2030, com foco na segurança hídrica, redução de emissões de CO₂ e aumento da diversidade na liderança. Em 2024, foi eleita pela oitava vez consecutiva como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Saiba mais em www.igua.com.br.