Esgoto da Praça Popular será coletado e tratado | Águas Cuiabá
Notícias
Esgoto da Praça Popular será coletado e tratado
01 de março de 2024
Ponto turístico tradicional da capital de Mato Grosso, a Praça Popular é o novo destino de investimentos em saneamento. Obras de implantação de cerca de 1.500 metros de rede coletora de esgoto começam neste mês de março, benefício direto a comerciantes, moradores e consumidores de bares e restaurantes.
A infraestrutura de saneamento atenderá a 169 unidades consumidoras, num conjunto mapeado de 1.650 habitantes. Afora os moradores, a praça atrai milhares de visitantes mensalmente, considerando o pool de comércio, serviços e lazer consolidado na área.
O cronograma de obras e detalhes do projeto foram apresentados a empresários da Praça Popular em encontro realizado na CDL Cuiabá, com a participação de dirigentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT) e Agência Reguladora de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec).
À frente do negócio da família, Elaine Port observa a importância do alinhamento prévio entre equipe de engenharia, de sensibilização de obras e lideranças empresariais, alinhando os horários mais favoráveis à execução das obras sem prejuízos aos comerciantes. Ela disponibilizou a Sorella, padaria movimentada da cidade com quase 40 anos de portas abertas, como ponto de distribuição de panfletos sobre a obra.
“Todo mundo vai perder um pouquinho quando a gente pensa no impacto para o comerciante durante as obras, mas é para um ganho maior para todos. Tem que ter um pouquinho de paciência. Vai dar tudo certo”.
Equipe de sensibilização da Águas Cuiabá iniciou na quinta-feira (29) as orientações sobre as obras, percorrendo comércios e residências localizados no entorno da praça. Os investimentos em saneamento são importantes para isso. O objetivo nessa primeira rodada foi o de dialogar, buscando o menor impacto possível aos comerciantes”, destaca Junior Macagnam, presidente da CDL Cuiabá.
Conexão - Na reunião, representantes da Águas Cuiabá reforçaram o apelo da conexão de unidades consumidoras à rede de esgoto. No caso da Praça Popular, todo o efluente coletado será carreado até a Estação de Tratamento Dom Aquino, localizada na região do Porto. Esgoto tratado, na sequência, com destinação sustentável na natureza, direto para o Rio Cuiabá.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.