Estudantes da rede pública municipal de Educação visitam estação de tratamento de água | Águas Cuiabá

Notícias

Estudantes da rede pública municipal de Educação visitam estação de tratamento de água

Estudantes da rede pública municipal de Educação visitam estação de tratamento de água

24 de outubro de 2022

Estudantes dos 6º ao 9º Anos de três unidades da rede pública municipal de Educação de Cuiabá participaram do projeto ‘Você no Saneamento’, de iniciativa da concessionária Águas Cuiabá. O objetivo da parceria é levar conhecimento e informação aos estudantes sobre saneamento e estimular o consumo consciente da água.


As visitas estão sendo realizadas na Estação de Tratamento Sul (ETA SUL) e tiveram início no mês de setembro, com estudantes da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Senador Darcy Ribeiro, localizada no bairro Jardim Industriário I. Nesta quinta-feira (20) participaram os estudantes da EMEB Prof. Ranulpho Paes de Barros, localizada no bairro Santa Isabel e hoje (21) foi a vez dos estudantes da EMEB Dejani Ribeiro de Campos, do bairro Jardim Vitória. No total, 54 estudantes já visitaram a unidade.


Durante a visita os estudantes conheceram os diferentes processos operacionais que envolvem o tratamento da água, consumida nas residências cuiabanas, desde a captação, passando pelo tratamento, abastecimento, até a sua disposição final.


A coordenadora de Programas e Projetos da Secretaria Municipal de Educação, Marcela Rezende Guimarães Martins destacou que na rede pública municipal de Educação as unidades desenvolvem uma série de projetos voltados à educação ambiental, preservação da natureza e uso consciente dos recursos. “Iniciativas como essas são fundamentais no desenvolvimento e formação dos nossos estudantes, para a conscientização da sociedade sobre a importância da segurança hídrica, do acesso sustentável à água e o desenvolvimento da sociedade”, destacou a coordenadora.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações de sustentabilidade em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na gestão do ciclo da água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.


AUTORIA: Maria Barbant / Prefeitura Municipal de Cuiabá

 

voltar