ETE Tijucal trata 290 mil litros de resíduos de limpa fossa por dia | Águas Cuiabá

Notícias

ETE Tijucal trata 290 mil litros de resíduos de limpa fossa por dia

ETE Tijucal trata 290 mil litros de resíduos de limpa fossa por dia

12 de December de 2023

Cuiabá caminha para a universalização do serviço de esgotamento sanitário doméstico. Com atuais 88% de cobertura, o município deixa de destinar, diariamente, 14 toneladas de carga poluidora aos rios Cuiabá e Coxipó. Os avanços, resultantes de investimentos realizados em seis anos pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá Saneamento, também alcançam localidades ainda não atendidas pela rede pública de coleta. Por meio da disponibilização de uma estrutura construída para receber efluentes, a concessionária também recebe e trata, por dia 290 mil litros de resíduos, o equivalente a 580 caixas d’água de 500 L provenientes de caminhões limpa fossa. Localizada na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Tijucal, a central de recebimento garante uma padronização de descarte de efluentes para 37 empresas que atuam em Cuiabá e Várzea Grande.

 

“Imóveis que utilizam fossas sépticas necessitam que seja feito, periodicamente, o esvaziamento delas por meio de caminhões limpa fossa. Com a disponibilização da estrutura na ETE Tijucal, garantimos a segurança de um descarte correto, que contribui com a preservação do solo, dos mananciais e da saúde”, explica André Borges, gerente operacional da Águas Cuiabá.


Por dia, cerca de 45 caminhões despejam suas cargas na unidade. Umas das empresas credenciadas a fazer uso do serviço é a Buriti Desentupidora e Limpa Fossa, que atende Cuiabá e Várzea Grande. No mercado há quatro anos, o proprietário Benedito Carlos de Almeida conta que a destinação dos resíduos sempre foi uma das suas principais preocupações. “Preservar a natureza é parte fundamental da cultura da Buriti. Atendendo aos critérios estabelecidos pela Águas Cuiabá, realizamos o descarte de forma correta desde o início das atividades da empresa. Nossa atividade é uma das grandes aliadas da população e do meio ambiente”.

 

O credenciamento dos limpa fossas precisa atender a uma série de requisitos, dentre os quais o efluente para descarte ser de origem doméstica e proveniente das cidades de Cuiabá ou Várzea Grande. No aspecto cadastral, além do CNPJ, documentos dos veículos e motoristas, são exigidos também licença ambiental referente ao serviço prestado e os alvarás sanitário, de localização e funcionamento. Finalizada a verificação das conformidades técnicas e documentais, é formalizado contrato para permissão de descarte.

 

Tratamento - Após o recebimento na ETE Tijucal, o esgoto descartado pelo limpa fossa passa por uma etapa de tratamento preliminar composta por três fases: gradeamento para retenção de sólidos, caixa de areia e caixa de gordura. Posteriormente, o efluente é bombeado para um pré-tratamento, no reator UASB, que possui uma tecnologia baseada na decomposição da matéria orgânica sem a presença de oxigênio. Em seguida, o resíduo é misturado com o esgoto proveniente da rede pública de coleta, onde a remoção da matéria orgânica é feita por meio das lagoas aeradas, de decantação e desinfecção.

Destino sustentável – Tornando o ciclo do saneamento ainda mais sustentável, a Águas Cuiabá tem contribuído com a agricultura familiar da baixada cuiabana por meio do projeto “Biolodo - transformando lodo em adubo". Inédita em Mato Grosso, a iniciativa transforma o lodo do processo de tratamento do esgoto doméstico em um adubo sustentável, destinado gratuitamente a pequenos produtores rurais. O projeto utiliza tanto o lodo das cargas provenientes das redes de esgoto quanto dos limpa fossas.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.


voltar