HORA DE INTERLIGAR: Região da Praça Popular passa a contar com sistema de esgotamento sanitário | Águas Cuiabá
Notícias
HORA DE INTERLIGAR: Região da Praça Popular passa a contar com sistema de esgotamento sanitário
29 de maio de 2024
Resultado de dois meses de trabalhos intensos, a tradicional região da Praça Popular, agora conta com um ativo essencial à sustentabilidade: sistema de esgotamento sanitário. A movimentada localidade, querida pela população cuiabana e turistas, recebeu 1.500 metros de tubulações coletoras de esgoto, beneficiando diretamente cerca de 1.250 pessoas.
A implantação da nova infraestrutura sanitária realizada pela Águas Cuiabá, empresa do grupo Iguá, conta com 143 ligações e foi projetada para atender as necessidades residenciais e comerciais da região. O calendário de obras foi elaborado a partir de reuniões conjuntas, realizadas na Câmara de Dirigentes Lojistas de Cuiabá (CDL) e seguiu cronograma flexível, com o objetivo de minimizar o impacto à comunidade.
Obras na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes foram realizadas nos meses de março e abril
As reuniões tiveram a participação de comerciantes, dirigentes da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel-MT) e da Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec). “A Praça Popular é uma região consolidada de comércio, serviços e lazer. Levar a infraestrutura de saneamento alteraria a rotina, por isso mantivemos diálogo permanente com a população, garantindo o equilíbrio entre o avanço das obras e a regularidade das atividades econômicas”, observa o gerente de obras da concessionária, Elson Yamamoto.
A movimentação foi acompanhada de perto por Alex Sandro Mesquita, proprietário da clínica de fisioterapia Auge, localizada na Rua Brigadeiro Eduardo Gomes. “Um pouco de poeira, um pouco de barulho, mas a gente entende que é para um bem maior e melhor”. Enfatizando os ganhos ambientais, ele conta que a chegada da rede de esgoto beneficiará todos na região.
Já no Tatu Bola, movimentado restaurante da Rua Senador Vilas Bôas, a expectativa é que a nova infraestrutura torne a região ainda mais atrativa. “A praça estará mais limpa, sem água empoçada ou escorrendo pela rua, estará mais convidativa para o comércio e para população, é um ganho econômico, social e ambiental muito importante para Cuiabá”, conta Thatiana Rabelo, sócia do restaurante.
Conexão - A conclusão do projeto também é um chamado à ação da população. Para que o ciclo sustentável do saneamento seja completo, é essencial que os moradores e comerciantes realizem a interligação de seus imóveis à rede coletora de esgoto, garantindo assim o pleno funcionamento do sistema de esgotamento sanitário.
No caso da Praça Popular, todo o efluente coletado será enviado até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Dom Aquino, localizada na região do Porto. Na unidade, o efluente passará pelo processo de tratamento e purificação, só então sendo devolvido à natureza.
“Nossa Cuiabá segue avançando no saneamento básico. A dedicação do município a este serviço essencial é tão forte que, ano após ano, temos sido premiados pelo Instituto Trata Brasil”, declara o prefeito da Capital, Emanuel Pinheiro. “A chegada do Sistema de Esgotamento Sanitário à Praça Popular representa mais do que infraestrutura. Significa mais saúde e qualidade de vida pra nossa gente, e é desta forma que vamos seguir trabalhando, focados na universalização do saneamento básico”, pontua.
Hora de interligar - A Águas Cuiabá conta com uma equipe preparada para orientar os moradores no processo de interligação às novas redes coletoras de esgoto. O contato por ser feito por meio dos canais de atendimento: Call Center 0800 646 6115 e WhatsApp (65) 9 9276-6008 ou nas lojas físicas localizadas no Centro (Av. Tenente Coronel Duarte, 1030 - Dom Aquino), CPA (Rua Pará, n° 930, CPA 2) e Coxipó (Av. Fernando Corrêa da Costa, n° 5291).
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento – Companhia gerida pela IG4 Capital, a Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.