Mais de 600 pessoas visitam Museu Itinerante em Cuiabá | Águas Cuiabá

Notícias

Mais de 600 pessoas visitam Museu Itinerante em Cuiabá

Mais de 600 pessoas visitam Museu Itinerante em Cuiabá

30 de November de 2022

Compartilhando conhecimento de forma lúdica e atrativa, o Museu Itinerante Ponto UFMG trouxe um programa diferente ao Parque das Águas, em Cuiabá. Com uma unidade móvel equipada com cinco salas interativas que abordaram a relação do ser humano com o planeta e uma exposição externa com experimentos ligados à ciência, biologia e matemática, o projeto contabilizou a visita de mais de 600 pessoas ao longo de cinco dias de exposição.

 

Iniciativa do Ministério da Cidadania, por meio da Secretaria Especial de Cultura, Ministério do Turismo, em parceria com a Prefeitura de Cuiabá e Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento, o projeto contou ainda com a presença de cinco escolas, possibilitando experiências de acesso à cultura e à produção científica. “Por meio do evento, possibilitamos o contato dos estudantes com informações e experimentos que, geralmente, dentro da rotina escolar estão reduzidas à livros e filmes”, pontua Lucemberg Camargo, diretor da Escola Estadual Rodolfo Augusto Trechaud e Curvo.
 


Para a estudante Karina Vieira, de 13 anos, a tecnologia foi uma das principais atrações da exposição. “Eu nunca tinha visto nada parecido antes. Me impressionou bastante e ajudou a complementar o conteúdo que temos na sala de aula. São informações que vão além dos livros didáticos”. Já para Diva Godoi Paim, de 11 anos, duas salas interativas da unidade móvel chamaram atenção. “Na do submarino, parecia que estávamos mesmo dentro do mar! E também teve a 3D, foi muito legal!”.

 

De acordo com Ana Lana, coordenadora de responsabilidade social da Águas Cuiabá, o Museu Itinerante foi uma importante ferramenta de fomento à discussão sobre a educação da próxima geração frente aos cuidados com o meio ambiente. "Esta inciativa que a Águas Cuiabá busca incentivar, por meio de ações como essa. Esperamos que cada pessoa que passou pela estrutura do Museu consiga refletir sobre a importância de termos hábitos sustentáveis, promovendo uma relação mais saudável com o meio em que vivemos”, conclui.



Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos movimentos +Água, Elas Lideram 2030 e Net Zero do programa Ambição 2030, além de se comprometer publicamente, junto ao Science Based Target initiative (SBTi), com a redução das emissões de carbono até 2030. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2022, entrou no ranking das 150 empresas mais inovadoras do Brasil de acordo com o Valor Inovação Brasil, e pelo segundo ano consecutivo esteve posicionada no primeiro quartil no ranking internacional do GRESB Assessment. E em 2021 foi eleita, pelo quinto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

voltar