Mulheres aprendem a realizar reparos hidráulicos em Cuiabá | Águas Cuiabá

Notícias

Mulheres aprendem a realizar reparos hidráulicos em Cuiabá

Mulheres aprendem a realizar reparos hidráulicos em Cuiabá

01 de November de 2021

Trocar torneiras, consertar o chuveiro, regular a caixa da descarga. Tarefas do dia a dia e não mais exclusivamente masculinas. Os equipamentos e as ferramentas utilizados na realização de reparos já não são novidade na rotina de várias mulheres. Incentivando a autonomia feminina e compartilhando conhecimento sobre as instalações hidráulicas domésticas, a concessionária Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, promoveu o curso de Noções Básicas de Encanamento para Mulheres. As participantes aprenderam a diagnosticar problemas e agir, de forma prática e simples.


Os aprendizados adquiridos por Izail de Jesus da Silva, de 77 anos, somam-se às mais de sete décadas de experiência de vida. "Estava gastando demais com os reparos de encanamento. As torneiras e as válvulas sempre quebravam e eu achava que só comprando outras resolveria, mas no curso aprendi que podem ser consertadas e o melhor, eu mesma faço o serviço". A aposentada conta ainda da satisfação em aprender técnicas que podem ajudar em sua rotina diária. "Nunca é tarde para buscar conhecimento, ainda mais que vão nos auxiliar com as atividades de casa, na economia e na satisfação em estar fazendo algo que vai beneficiar você e sua família".



Já para Luciana Andrade de Souza, de 55 anos, a oportunidade vai além dos reparos domésticos: é aprendizado para o ingresso em uma futura carreira. "Meu marido é pedreiro e acompanho o trabalho dele diariamente. A parte hidráulica e de encanamento sempre me interessou. Com a oportunidade do curso da Águas Cuiabá, aprendi várias coisas e consegui até me ver trabalhando com ele, mas enquanto isso não acontece, as necessidades da casa sou eu que faço".

 

A inciativa conduzida pelo time de Responsabilidade e Transformação Social da Águas Cuiabá, além de levar conhecimento sobre os encanamentos, também ressalta a importância de se realizar pequenos reparos para evitar o desperdício de água. "Os vazamentos podem impactar não só no aumento do valor da fatura, como também no desperdício de água tratada. Muitas vezes a troca de uma torneira, do chuveiro ou da boia da caixa d'água podem diminuir a perda do recurso hídrico", explica Talita Galvão, coordenadora de Sustentabilidade da concessionária.



O curso é dividido entre teoria e prática, com três horas totais de duração. As alunas aprendem a efetuar reparos em torneiras e chuveiros, regular a caixa de descarga, trocar a boia da caixa d'água, além de conhecer e utilizar corretamente as ferramentas e os materiais usados nos consertos. "As mulheres são mais detalhistas, prestam atenção em tudo, isso é muito importante para quem realiza esse tipo de trabalho. O curso promove justamente essa visão, de que os consertos hidráulicos podem ser feitos por todos, independentemente de força, formação e idade", ressalta Noé Rafael da Silva, instrutor.




O treinamento já contemplou mais de 50 mulheres e contou com o apoio de lideranças locais de seis bairros de Cuiabá, que estão recebendo obras de expansão do sistema de saneamento, sendo eles: Alvorada, Jardim Novo Colorado, Ribeirão da Ponte, Jardim Mariana, Despraiado e Parque Amperco.

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar