Obras de esgoto começam no Santa Rosa | Águas Cuiabá

Notícias

Obras de esgoto começam no Santa Rosa

Obras de esgoto começam no Santa Rosa

28 de junho de 2021

Mais qualidade de vida para cerca de 3,2 mil pessoas. A partir de agora o bairro Santa Rosa passa a receber obras de esgotamento sanitário. O trabalho, realizado pela Águas Cuiabá, empresa da Iguá Saneamento, terá a duração de dois meses, período em que serão instalados 12,7 mil metros de redes coletoras. A região faz parte do novo Sistema de Esgotamento Sanitário Lipa, que atenderá a 77 bairros da Capital, beneficiando 126 mil pessoas e elevando a cobertura de esgoto da cidade a 78%. 

A instalação das redes teve início pelas ruas José Rabelo Leite, Uruguai, Egito e Moçambique. Seis equipes atuam na região, das 7h às 19h, de segunda a sábado. “O time de obras está empenhado em gerar o menor impacto possível ao tráfego de veículos e pedestres. Temos recebido o apoio dos moradores, que compreendem a importância de Cuiabá deixar de lançar carga poluidora rios e córregos”, declara André Silva, diretor operacional da concessionária. 

A previsão é que, até o fim de agosto, todo o bairro Santa Rosa tenha recebido tubulações de coleta. “Quando finalizarmos as obras, informaremos à comunidade sobre a conexão à rede”, acrescenta o diretor, ressaltando que, nas instalações internas de cada casa ou comércio, é importante que a água de chuva não seja lançada na tubulação de esgoto. “Cada tipo de material precisa ter o destino adequado. A água de chuva deve ser direcionada ao sistema de drenagem, que a conduzirá aos rios. Já o esgoto, vai primeiro para uma estação de tratamento para, só após purificado, ser devolvido aos mananciais”, explica.

Conforme o calendário previsto de obras, bairros vizinhos ao Santa Rosa, como o Flamboyant e o Jardim Mariana, devem receber obras de esgotamento sanitário já no início do segundo semestre. Ao mesmo tempo, a Águas Cuiabá prossegue com a construção da Estação de Tratamento de Esgoto Lipa, prevista para operar ainda em 2021.

Agenda – Várias regiões da cidade passarão, de hoje é o dia três de julho, por obras de esgotamento sanitário, conforme a lista abaixo:
 
Jardim Mariana - Avenida Mário Palma, Ruas Alfenas, Monte Carlos e Mariana, Travessa Itajubas
 
Goiabeiras - Avenida Filinto Muller
 
Santa Rosa - Avenidas Portugal, Egito e Líbano e Ruas Moçambique, Grécia, José Rabelo e Dinamarca
 
CPA 1 – Rua Acácia Cuiabana
 
Parque Amperco – Avenida Sinop
 
Ribeirão da Ponte – Avenida Antártica e ETE Lipa (área interna da nova estação)
 
Jardim Industriário – Avenida Ayrton Senna (construção elevatória de esgoto) e Alameda B
 
Jardim Universitário - Rua Principal 2 e obras de construção elevatória de esgoto
 
Porto – Avenida Beira Rio
 
Sucuri – Acesso ao Tropical Ville
 
Dom Aquino – Avenida Carmindo de Campos





Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.


Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar