Obras do Complexo Leblon terão reposicionamento de rede de água a partir do dia 28 de setembro | Águas Cuiabá
Notícias
Obras do Complexo Leblon terão reposicionamento de rede de água a partir do dia 28 de setembro
20 de setembro de 2024
Nos dias 28 e 29 de setembro uma adutora de água será reposicionada na rua Estrela do Norte, no bairro Araés para o avanço das obras do Complexo Viário Leblon. O trabalho será executado pela Águas Cuiabá e Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). O projeto é desenvolvido para garantir mais fluidez ao trânsito da avenida Miguel Sutil, desafogando as duas extremidades da trincheira Jurumirim.
Por conta do reposicionamento da adutora, o abastecimento de água tratada nas localidades atendidas pela rede, que é de grande porte, necessitará ser interrompido a partir da manhã do dia 28. Com o término do serviço no domingo, o abastecimento será retomado aos poucos, com a pressurização do sistema.
“Trata-se de uma obra importante, de grande porte, que certamente trará muitos benefícios à comunidade. Nossas equipes estarão empenhadas em restabelecer o fornecimento de água no menor tempo possível, mas precisamos do apoio da população. A adoção do consumo consciente e moderado de água será fundamental neste momento”, explica o diretor geral da Águas Cuiabá, Leonardo Menna.
A Sinfra-MT irá escavar um túnel no local onde a adutora passa atualmente. Este túnel vai permitir a ligação entre os bairros do Araés e do Consil e faz parte do Complexo Viário Leblon.
O Complexo Viário tem o objetivo de solucionar problemas de trânsito nas duas pontas da Trincheira Jurumirim. Além deste túnel, serão construídas outra trincheira próximo ao acesso do bairro Jardim Leblon, um pequeno elevado e o alargamento do viaduto sobre a Avenida do CPA.
“Essa é uma obra que tem o objetivo de resolver os problemas de trânsito naquele ponto da Miguel Sutil e trazer um grande ganho de mobilidade para Cuiabá. No entanto, para que a obra possa continuar, é necessário fazer esse desvio na rede de abastecimento. Contamos com a compreensão da população e iremos trabalhar para que o serviço seja executado da maneira mais célere o possível”, afirma o secretário de Infraestrutura, Marcelo de Oliveira.
Calendário
O trabalho de reposicionamento da tubulação de água terá início no sábado, com previsão de término no domingo (29). A partir de então, a concessionária iniciará as medidas de pressurização do sistema de água. “Orientamos à população local que mantenha as caixas d’água e outras reservações cheias, para que todos possam passar por essa fase de obra da melhor maneira possível, priorizando o uso para consumo humano e higiene”, ressalta o diretor geral Leonardo Menna.
Os trabalhos ocorrem mediante acompanhamento do órgão regulador (Arsec).
Bairros abastecidas pela rede
Araés, Areão, Bandeirantes, Baú, Bela Vista, Bosque da Saúde I, Bosque da Saúde II, Campo Verde, Carumbé, Jd. das Américas, Jd. Guanabara, Jd. Kennedy, Jd. Leblon I, Jd. Leblon II, Jd. Petrópolis, Jd. Renascer, Jd. Tropical, Lixeira, Oito de Abril, Pedregal, Pico do Amor, Poção, R. São Carlos, São Roque, Vertical, Dom Bosco e São João Dos Lázaros.
Foto: Sinfra-MT
Assessoria | Sinfra-MT/Águas Cuiabá
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.