Programa eleva qualidade e eficiência dos serviços | Águas Cuiabá
Notícias
Programa eleva qualidade e eficiência dos serviços
29 de outubro de 2024
Com o objetivo de aprimorar o nível técnico de seus operadores e padronizar os processos nas Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Esgoto (ETE), a Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá Saneamento, concluiu mais uma edição de seu Programa de Capacitação. Ao todo, 102 colaboradores participaram da nova edição, distribuídos em 15 turmas, nas quais foram abordados temas centrais para a operação, incluindo o Ciclo do Saneamento, o funcionamento do Centro de Controle Operacional (CCO), além dos módulos específicos sobre ETA e ETE.
O programa visa não apenas melhorar a qualidade dos processos, mas também garantir que os operadores estejam cada vez mais preparados para oferecer um serviço seguro e eficiente aos clientes. A combinação entre teoria e prática proporciona aos colaboradores uma visão mais aprofundada das operações, tornando-os capazes de enfrentar novos desafios, aprimorar a qualidade do tratamento de água e esgoto e otimizar a operação das estações de saneamento, destaca a Águas Cuiabá.
Experiência – Carlos Rodrigues do Nascimento, encanador de 61 anos, destaca o impacto positivo do treinamento em seu dia a dia. “Foi uma experiência muito boa, pois esclareceu pontos que eu ainda não conhecia sobre o tratamento de água e esgoto e o funcionamento do CCO. O curso abriu um leque em todos os sistemas em que trabalhamos”. Ele menciona que o módulo sobre tratamento de água foi o mais desafiador, apesar de sua vasta experiência com esgoto.
Chrystian Assunção Duarte, operador de ETE de 34 anos, ressalta como o programa traz novas perspectivas para sua rotina. “É uma experiência muito boa porque aprendi mais sobre outros setores e conhecimentos. O conteúdo teórico e prático foi essencial para melhorar a qualidade do tratamento no dia a dia”. O operador identifica o módulo do CCO como o mais desafiador.
Já Rield Batista Pereira, operador de ETE de 30 anos, afirmou que o curso foi muito satisfatório e que o módulo sobre o CCO foi o mais árduo. “Comandar várias ETAs e ETEs não é tão fácil como eu pensava”, explicou. Após o treinamento, ele passou a entender melhor a importância das análises diárias e como elas influenciam diretamente na qualidade do trabalho.
Capacitação contínua – O Programa de Capacitação da Águas Cuiabá é uma iniciativa que visa garantir a excelência operacional e o desenvolvimento contínuo dos colaboradores, alinhado ao compromisso com a segurança e a satisfação dos clientes do saneamento.
“O nosso compromisso é com a qualidade dos serviços ofertados à população, para garantir que o saneamento seja entregue com o máximo de responsabilidade e competência. Por isso, é essencial nos preocuparmos em sempre atualizar a capacitação dos colaboradores da concessionária”, afirma Leonardo Menna, diretor-geral da Águas Cuiabá
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A concessionária atende mais de 600 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população a água tratada e a coleta e tratamento de esgoto. Em 2023, recebeu duas certificações das normas International Organization for Standardization - ISO 9001 e 14001 – que reconhecem a excelência do processo de gestão de qualidade e ambiental aplicados na empresa. Segunda maior operação do Grupo Iguá Saneamento, a Águas Cuiabá foi eleita, novamente no ano passado, como uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em https://igua.com.br/cuiaba.
Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.