Redução de perdas de água tratada supera meta contratual | Águas Cuiabá

Notícias

Redução de perdas de água tratada supera meta contratual

Redução de perdas de água tratada supera meta contratual

19 de abril de 2021

Ponto desafiador do saneamento cuiabano, a redução no índice de perdas de água tratada deixa de ser anseio e se torna fato. Conforme estabelece o contrato de concessão dos serviços de água e esgoto, a capital mato-grossense deveria chegar, em abril de 2021, a 64% de perdas – mas o índice alcançado é de 57,81%. Além de superar a meta fixada, o resultado representa uma importante conquista para o município e é fruto das ações do Programa de Combate a Perdas, desenvolvido pela Águas Cuiabá. A meta da concessionária é ficar abaixo da média nacional - fixada em 38%.

 

A concessionária, que faz parte do Grupo Iguá, assumiu os serviços de saneamento básico da capital mato-grossense no primeiro semestre de 2017. Desde então, focada em entregar qualidade e cumprir as determinações contratuais, a empresa vem trabalhando na constante expansão e melhoria dos sistemas de água e esgoto. No que se refere à água tratada, a primeira etapa das ações consistiu em garantir a continuidade no abastecimento, razão pela qual a duplicação da Estação de Tratamento de Água Lipa e a construção da ETA Sul entraram no rol de investimentos prioritários. Paralelamente, a concessionária implantou o Programa de Combate a Perdas, tendo percorrido toda a cidade para diagnosticar demandas e providenciar soluções. Em 2020, algumas localidades chegaram a ser vistoriadas duas vezes, tendo sido pesquisados 3,9 mil km de redes.

 
Levantamento feito pelo programa apontou a necessidade de substituir 3,7 mil metros de tubulações antigas, 100% delas localizadas na região central. “Estruturas desgastadas pelo tempo costumam apresentar quebras com frequência, gerando vazamentos, que são classificados como ‘perdas reais’ de água tratada”, explica o coordenador de distribuição, Heron Lima. Além de instalar novas redes, a concessionária também reduziu para oito horas o tempo médio de reparo de vazamentos.



Outra importante medida operacional foi a implantação de 36 Distritos de Medição e Controle nos sistemas de abastecimento Lipa e Sul. Metodologia de eficiência operacional, os DMCs permitem o monitoramento de microrregiões de abastecimento, sendo aparelhados para transmitir ao Centro de Controle Operacional (CCO) informações precisas sobre o volume e a pressão da água que está sendo transportada. Entre as próximas ações, estão previstos novos 83 DMCs para os Sistemas de Abastecimento Central e Tijucal, totalizando cerca de 120 pontos de controle na capital.

 

Fraudes – O combate ao crime de furto de água tratada tem avançado graças à parceria entre concessionária e forças de Segurança Pública. De 2017 até agora, as ações conjuntas de “caça-gatos” já finalizaram 17.656 ligações clandestinas, contribuindo com a diminuição das chamadas “perdas aparentes”. Neste período, o furto de água gerou a abertura de Boletins de Ocorrência junto à Polícia Judiciária Civil.

 
“O sucesso na redução de perdas de água é um desafio brasileiro e está diretamente ligado a um conjunto de ações que requerem investimentos robustos e excelência em gestão de saneamento. Nossa meta é avançar ainda mais e transformar Cuiabá na grande referência nacional em soluções para o saneamento básico”, pontua o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo, enfatizando que a redução de perdas é um importante vetor de sustentabilidade socioambiental. “A água tratada tem que sair da ETA e chegar à torneira – não pode ficar pelo caminho. É para isso que trabalhamos. Cada litro importa.”



Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital matogrossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 
Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Atualmente, está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que, somadas, beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. O alcance dos serviços prestados pela companhia a coloca entre os principais operadores privados do setor de saneamento do país. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global, iniciativa da Nações Unidas (ONU) para mobilizar a comunidade empresarial na adoção e promoção, em suas práticas de negócios, de Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.iguasa.com.br.

voltar