Sucuri recebe novo sistema de abastecimento | Águas Cuiabá

Notícias

Sucuri recebe novo sistema de abastecimento

Sucuri recebe novo sistema de abastecimento

23 de agosto de 2021

Perto do Centro de Cuiabá, mas com aquele ar bucólico de vida fora do agito de uma grande cidade, o Sucuri é lugar de sossego e de gente simples e hospitaleira. O dia a dia da pacata comunidade, que era bairro e virou distrito há cerca de 10 anos, agora tem uma novidade ditada pelo saneamento. A comunidade passa a estar conectada ao Sistema de Abastecimento de Água (SAA) Ribeirão do Lipa, um dos quatro sistemas que formam a rede pública de fornecimento de água tratada da capital. . 

A água captada no Rio Cuiabá, tratada na Estação Ribeirão do Lipa, agora chegará até os moradores do Sucuri por meio de uma adutora, instalada pela Águas Cuiabá, concessionária dos serviços de água e esgoto. Somada às redes que interligam as casas da localidade, são quase 6 quilômetros de tubulações implantadas. Mais de 1,2 mil pessoas serão beneficiadas com a nova infraestrutura, num investimento de R$ 1 milhão.



Conforme aponta a concessionária, o projeto também contempla a instalação de um booster, equipamento automatizado de pressurização de água. Isso significa mais eficiência na distribuição às unidades consumidoras conectadas à rede. Ao todo, 90 novas ligações de água já foram efetuadas. Saem de cena três poços tubulares, uma estação de tratamento de água e dois reservatórios antigos, de pequeno porte. Entra em operação um sistema moderno de abastecimento, aos moldes dos bairros da área urbana de Cuiabá. É o Sucuri, lugar de grande valor histórico, ainda mais conectado à capital, por meio do saneamento.

Para o diretor geral da Águas Cuiabá, William Figueiredo, todo o sistema implantado significa uma “virada de chave” no atendimento aos moradores da localidade. “Pra quem mora na cidade, abrir a torneira e ter água jorrando caudalosa, regularmente, é algo cada vez mais comum, corriqueiro. Há quem nem se aperceba disso. A Águas Cuiabá está entregando exatamente isso ao morador do Sucuri: comodidade, tranquilidade e qualidade”.

Para além do serviço efetivamente entregue, inclusão. O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro, ressalta o valor social da nova obra executada no arrojado plano de investimentos do saneamento, que projeta a capital mato-grossense na dianteira do setor no Brasil. “Nossa gestão olha para cada cuiabano, cuiabana, sem distinções, sem considerar bairro X ou Y, classe social, se é ‘tchapa e cruz’ ou ‘pau rodado’. Cuiabá acolhe os que vivem nela com trabalho e cuidado. O novo sistema de abastecimento, que leva água tratada e de qualidade ao cidadão do Sucuri é mais uma mostra disso”, declara o prefeito.  



Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena com validade de 30 anos, a Águas Cuiabá assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2012. A empresa atende a 613 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Desde 2017, faz parte da Iguá Saneamento, companhia que está presente em 37 municípios brasileiros e que alcança 6 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento - A Iguá é uma companhia de saneamento, controlada pela IG4 Capital, que atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por intermédio de concessões e de parcerias público-privadas. Uma das principais operadoras privadas do setor no país, atualmente está presente em 37 municípios de cinco estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – por meio de 18 operações que beneficiam cerca de 6 milhões de pessoas. Chega ao Rio de Janeiro no segundo semestre de 2021, ampliando seu escopo de atuação com a distribuição de água e esgotamento sanitário para mais de um milhão de fluminenses. A Iguá possui quatro pilares essenciais que orientam a realização das ações socioambientais em todas as suas unidades operacionais, constituindo o planejamento estratégico SERR – Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto; e Respeito às pessoas. Em 2020, a Iguá aderiu à Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa das Nações Unidas), adotando e promovendo, em suas práticas de negócios, os Dez Princípios universalmente aceitos nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e combate à corrupção. A companhia foi eleita, em 2020, pelo quarto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega cerca de 1,5 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br.

voltar