Tarifa social de água e tratamento de esgoto passará de 900 para 8,7 mil famílias alcançadas | Águas Cuiabá

Notícias

Tarifa social de água e tratamento de esgoto passará de 900 para 8,7 mil famílias alcançadas

Tarifa social de água e tratamento de esgoto passará de 900 para 8,7 mil famílias alcançadas

28 de September de 2022

A Prefeitura de Cuiabá estabeleceu nesta segunda-feira (26) a ampliação do número de pessoas beneficiadas com a tarifa social nos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Por meio do decreto assinado pelo prefeito em exercício José Roberto Stopa, a Capital saltará de 900 para 8,7 mil famílias de baixa renda alcançadas. A medida entra em vigor a partir da publicação do documento na próxima edição da Gazeta Municipal.


Além de elevar de 3% para 5% a cobertura da tarifa social, o decreto também flexibiliza os critérios para enquadramento no grupo de pessoas aptas a serem assistidas com o benefício. Entre as mudanças promovidas pela gestão Emanuel Pinheiro está, por exemplo, o tamanho da área construída que, agora, pode ser de até 80 m² e o consumo médio de energia elétrica igual ou inferior a 120 kWh.

A ampliação da tarifa social leva em consideração a atual conjuntura econômica, que tem resultado no aumento do número de pessoas em situação de vulnerabilidade financeira e social. O benefício assegura a redução de 50% na tarifa de água e esgoto, categoria residencial, para população de baixa renda. Para o prefeito em exercício José Roberto Stopa, o maior desafio agora é fazer com que as 8,7 mil famílias sejam efetivamente atendidas.


“Não adianta concedermos um benefício e não informarmos aqueles que são mais carentes da existência dele. Não adianta, ampliá-lo para mais de 8 mil famílias e continuarmos apenas nas 900. Então, vamos fazer um intenso trabalho de divulgação, envolvendo a Prefeitura, Arsec, Águas Cuiabá, lideranças comunitárias e toda sociedade civil organizada, para que as pessoas façam bom uso desse direito”, disse Stopa.


O prefeito em exercício também explicou que a aplicação da medida não causará nenhum impacto ou aumento no custo da fatura para os demais munícipes. “Não estamos tirando de um lado para colocar em outro. É uma ação feita com responsabilidade, que vai expandir a justiça social. Um benefício que parece pouco, mas que fará uma diferença enorme na vida dessas famílias e pode significar um alimento a mais na mesa de mais de 30 mil pessoas”, completou.


O diretor-geral da Águas Cuiabá, Willian Figueiredo, relatou que no próximo ano a gestão Emanuel Pinheiro chegará à marca histórica de R$ 1 bilhão de investimentos feitos na área de saneamento básico. Segundo ele, essa universalização tem feito com que a qualidade de vida alcance, de forma justa, toda população. Nesse sentido, Willian avaliou que a ampliação da tarifa social, igualmente, se faz totalmente necessária.


“Cuiabá cresce dia a dia e a Águas está sempre buscando acompanhar esse avanço da cidade, seja com obras de expansão da rede de água, da rede de esgoto, ou com o envolvimento em projetos que vão ajudar aqueles que mais precisam. Todo mundo vive sem muita coisa, mas ninguém vive sem água. Água é fundamental e vital para a saúde de cada cidadão. Então, a Prefeitura está de parabéns por mais essa iniciativa”, enfatizou o diretor-geral.


A solenidade também teve a participação dos secretários municipais de Governo, Luis Claudio, do interino de Obras Públicas, Rauf Macedo, do o diretor-presidente da Agência Municipal de Regulação de Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec), Alexandro de Oliveira, do vereador Marcrean Santos, do presidente da Fecomércio-MT, José Wenceslau de Souza Júnior, do superintendente do Creci-MT, Silvio Ferreira, do presidente da Femab, Walter Arruda, e do presidente da Ucam, José Maurício. 


Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento - Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam cerca de 7,1 milhões de pessoas. A Iguá tem quatro pilares essenciais que orientam as ações socioambientais em todas as suas unidades, constituindo o planejamento estratégico SERR: Segurança hídrica; Eficiência na produção e distribuição de água; Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto e Respeito às pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu publicamente o compromisso de zerar as emissões de carbono até 2030. Neste ano, recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Em 2021, ganhou reconhecimento pela excelência em gestão e serviços com o Prêmio Nacional de Qualidade no Saneamento (PNQS). Também foi eleita pelo quinto ano consecutivo uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Atualmente, emprega aproximadamente 2 mil pessoas. O nome Iguá é uma referência direta ao universo em que atua: em tupi-guarani, “ig” quer dizer água. www.igua.com.br



AUTORIA: Bruno Vicente / Prefeitura de Cuiabá
FOTOS: Luiz Alves

voltar