Testes de fumaça ajudam a verificar utilização das redes de esgoto em Cuiabá | Águas Cuiabá
Notícias
Testes de fumaça ajudam a verificar utilização das redes de esgoto em Cuiabá
05 de abril de 2023
A primeira etapa do trabalho é o diálogo com a comunidade, que recebe informações sobre a medida operacional e sua importância. A verificação ocorrerá, ao longo do ano, em todas as regiões da cidade.
“O lançamento de água de chuva no sistema de esgoto gera sobrecarga, causando o extravasamento dos efluentes não somente nas tubulações que formam a rede pública, mas também dentro das casas. O objetivo do nosso trabalho é evitar que isso aconteça e garantir o padrão do serviço entregue às famílias cuiabanas”, explica Guilherme Silvestrin, gerente operacional da concessionária.
O bairro Santa Terezinha foi o primeiro a receber o teste. Os moradores foram convidados a acompanhar o processo, que consiste em injetar, com o uso de ferramentas específicas, fumaça não tóxica em um Poço de Visita (PV) ou Caixa de Inspeção (CI) da rede coletora de esgoto. Ao circular pela tubulação, a fumaça deve sair pela caixa de inspeção, localizada na calçada ou em frente ao imóvel. Quando há ligações irregulares, ela escapa por outros locais, como bocas de lobo, caixa de passagem e calhas.
“A realização deste tipo de teste é uma prática adotada em todo o mundo e a fumaça não causa prejuízo à saúde. Este aspecto e o detalhamento do trabalho são explicados à comunidade, que é nossa grande parceira”, explica o gerente de clientes, Ederson Teixeira.
Com a realização do teste, diante da constatação de irregularidades, o morador será notificado e orientado a fazer a ligação correta num prazo de até 30 dias. O custo da regularização em cada residência é do próprio morador e o não cumprimento da notificação é passível de multa, conforme estabelece o Regulamento de Serviços - Resolução Normativa n° 05, de 26 de novembro de 2012, Art.106. Os testes de fumaça estão sendo realizados mediante acompanhamento do órgão regulador (Arsec).
Importância – A expansão da cobertura de esgotamento sanitário doméstico vem reposicionando Cuiabá no cenário do saneamento básico. O ranking do Instituto Trata Brasil, divulgado neste mês, mostra que Cuiabá subiu 23 posições no ranking, saindo de 55º para 32º lugar, além de ser a capital com maior investimento por pessoa do país, com R$ 369, o que representa mais de quatro vezes a média do Brasil.
“A efetivação do ciclo do saneamento está diretamente ligada à adesão da comunidade. É fundamental que cada um faça sua parte, conectando, corretamente, os imóveis à rede de coleta.”, pontua a diretora operacional da Águas Cuiabá, Julie Campbell.
O município conta, hoje, com 80% de cobertura de esgoto e caminha rumo à universalização, alcançando 91% em 2024.
Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.
Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina, São Paulo e Paraná – com 18 operações que beneficiam pouco mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o wbcsd. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável da água, em 2022, foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento IWA Climate Smart Utility e, no mesmo ano, conquistou pontos que lhe renderam entrar no ranking da GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). Também marcou presença como 1º lugar na categoria saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura, segundo o TOP Open Corps 2022. Ainda neste ano, oito concessionárias do grupo foram reconhecidas com o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS). Foi eleita, em 2022, pelo sexto ano consecutivo, uma ótima empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). www.igua.com.br