Trabalhadores do saneamento voltam à sala de aula | Águas Cuiabá

Notícias

Trabalhadores do saneamento voltam à sala de aula

Trabalhadores do saneamento voltam à sala de aula

28 de novembro de 2023

Antes mesmo do raiar do dia, Franciley Roberto de Souza se dedica ao trato dos animais na pequena propriedade onde mora no Distrito de Aguaçu (35 km de Cuiabá), para depois seguir para a tarefa de cuidar de toda a comunidade do pequeno vilarejo. Em meio às responsabilidades como operador da Estação de Tratamento de Água (ETA) da localidade, ele agora assume outro compromisso: o de retomar os estudos, por meio da turma de Educação de Jovens e Adultos (EJA), lançada pela Águas Cuiabá, empresa do Grupo Iguá, em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi) em Mato Grosso.


“Fui criado pelo meu avô e naquele tempo era difícil estudar, ter colégio. A gente mexia com roça pra sobreviver”. Retomar os estudos, interrompidos na 8ª série (9º ano, na grade atual do Ensino Fundamental), é desafiar a si e a vontade de crescer profissionalmente. “Vou seguir firme, inclusive pra vir nos dias de aula aqui em Cuiabá, porque quero terminar os estudos e crescer dentro da empresa. Gosto do meu trabalho e tenho meus compromissos com a minha família. Com duas crianças em casa, a gente precisa olhar pra frente”, aconselha Franciley.


Franciley e a filha Franciely de 8 anos, aproveitam juntos os momentos dedicados ao estudo


Colega de turma, Vanderson da Silva Carvalho, 39 anos, encanador há 8, já deu duro na construção civil, na função de garçom e em “bicos” para garantir o sustento à mesa. Era sozinho com a mãe quando chegou ao 1º ano do Ensino Médio, já por volta dos 20 anos, período em que já não conseguia mais conciliar sala de aula e trabalho. Hoje, com esposa e duas meninas – Nicole, de 5 anos, e Lorena, de apenas 7 meses -, tem nas pequenas o incentivo extra para reescrever o caminho do conhecimento. “Esse passo é por mim, e também por elas, pra dar exemplo mais à frente. Estou contente com essa oportunidade”.


Vanderson e Franciley fazem parte da turma de cerca de 30 alunos, todos funcionários da concessionária de saneamento da Capital. A trilha de estudos começa pelo chamado letramento digital, com orientações sobre o manuseio de computador e ferramentas digitais. O objetivo é desenvolver habilidades necessárias de interação, compreensão e aplicação no cenário tecnológico do mundo do trabalho.

Nessa fase, preparatória, também serão adicionadas aulas de aperfeiçoamento da língua portuguesa, momento para atualizar e aprofundar habilidades de leitura, escrita e interpretação, necessárias aos estudos nas quatro áreas de conhecimento no curso da EJA: linguagens e códigos, matemática, ciências humanas e ciências da natureza.    


As aulas serão aplicadas em regime híbrido, dentro da Águas Cuiabá e remotamente. “É gratificante para nós, enquanto empresa e liderança, oportunizar mais conhecimento a trabalhadores do saneamento. Desejo que cada um tenha o máximo êxito nesse auto desafio, e que aproveitem a jornada até o diploma. Fica o exemplo a outros jovens e adultos, de como a educação, assim como o saneamento, é essencial. Além disso, o desenvolvimento dos colaboradores também faz parte do nosso compromisso de oferecer sempre o melhor à população que atendemos”, afirma a engenheira química Julie Campbell, diretora de operações da Águas Cuiabá.     


Foco na disciplina - Luana Peralta, psicóloga escolar da equipe de profissionais do Sesi-MT, destaca que o comprometimento com a autodisciplina é essencial para o aprendizado, ainda mais em meio aos desafios da vida adulta. Ela alerta à turma da EJA que somente cultivando bons hábitos se evita a procrastinação, o adiar de tarefas e compromissos.


Junto a isso, uma dica que vale ao campo profissional e pessoal: é preciso ter metas palpáveis e dar espaço a pequenas recompensas, estímulo à execução e superação. “A vida às vezes leva a gente a vários caminhos, mas sempre é possível retomar o caminho da educação. Tendo disciplina para priorizar nossas metas e nossa felicidade, é possível ir longe”, ressalta a especialista. 

Sobre a Águas Cuiabá – Por meio de concessão plena, iniciada em 2012 e com validade de 38 anos, a concessionária assumiu os serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital mato-grossense em 2017. A empresa atende 605 mil pessoas e tem como objetivo universalizar o acesso da população à água de qualidade e à coleta e tratamento de esgoto. Pertencente ao Grupo Iguá, que está presente em 39 municípios brasileiros e alcança 7,1 milhões de pessoas com o compromisso de ser a melhor empresa de saneamento para o Brasil.

 

Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 39 municípios de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 18 operações que beneficiam mais de 7 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia aderiu aos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Também assumiu o compromisso empresarial brasileiro para a biodiversidade, do CEBDS em parceria com o WBCSD, e aderiu ao call to action do Business for Nature. Recebeu pela Climate Bonds Initiative (CBI) a certificação do primeiro título verde da América Latina para infraestrutura hídrica. Por sua gestão sustentável, em 2022 foi uma das condecoradas no programa de Reconhecimento da International Water Association - IWA Climate Smart Utility e, desde 2021 figura no ranking do GRESB Assessment (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2022, ranking nacional que avalia a relação com startups. Além disso, oito concessionárias do grupo receberam o Prêmio Nacional de Qualidade em Saneamento (PNQS) no mesmo ano. Em 2022, a companhia foi eleita, pela sexta vez consecutiva, uma excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br

voltar