Fontes alternativas
Água: quando se sabe a fonte, é outra história.
O percurso da água tratada
Você sabia que uma água aparentemente limpa – insípida, incolor e inodora - pode conter diversos agentes infecciosos não visíveis a olho nu? Somente a água tratada é segura para consumo humano. Por isso, a água que a Iguá leva até você passa antes por um longo e cuidadoso processo de tratamento.
Os riscos do uso de fontes alternativas de água
O abastecimento pela rede pública, quando disponível, além de uma exigência legal a ser obedecida, é o que garante o consumo seguro.
Caso não haja rede disponível ou quando constatada inviabilidade técnica pela concessionária, o uso de fontes alternativas é excepcionalmente permitido (e enquanto a inviabilidade persistir). Neste caso, o cliente deve apresentar outorga da solução individual utilizada, conforme dispõe o art. 19, Decreto nº 48.225/2022.
Contudo, a utilização de fontes alternativas de água - seja para tarefas domésticas, consumo, manipulação de alimentos ou uso em estabelecimentos comerciais – apresenta uma série de riscos para a saúde da população e para o meio ambiente, e por isso é proibida. Então, utilize sempre a água fornecida pela Iguá.
Confira algumas das fontes mais utilizadas e seus respectivos riscos:
Poços artesianos
Poços artesianos não fiscalizados e validados pelos órgãos competentes (Ex.: Inea) estão sujeitos a contaminações de poluentes. É necessário tratamento e acompanhamento para atendimento dos padrões de potabilidade. A utilização dessa fonte pode causar problemas ambientais e trazer riscos à saúde, como hepatite A, cólera e disenteria.
Carro-pipa
A utilização de carro-pipa ilegal pode expor a população a uma água não-tratada e até mesmo contaminada. Já o carro-pipa autorizado pela concessionária é utilizado para casos específicos de interrupção no fornecimento. O cliente da Iguá pode solicitar um carro-pipa homologado entrando em contato com a Central de Atendimento da concessionária.
Combinação de fontes alternativas com rede pública de abastecimento:
É proibida a combinação de fontes alternativas com rede pública de abastecimento. Isso porque o contato da água tratada com outros líquidos na instalação hidráulica pode deixá-la contaminada.
Controle de Qualidade da água e Recomendações
Controle de qualidade da água
Controlamos a qualidade da água em todos os sistemas de abastecimento, desde os mananciais até o cavalete de seu imóvel, por meio de coletas sistemáticas de amostras e realização de ensaios laboratoriais, em atendimento à Portaria GM/MS nº888, de 4 de maio de 2021.
Direito do consumidor
Este relatório atende às seguintes legislações: Decreto Presidencial n°5440, de 4/5/2005, que dispõe sobre a divulgação das informações sobre a qualidade da água distribuída para consumo humano.
Lei n°8.078, de 11/09/1990, que dispõe sobre o Código de Proteção e Defesa do Consumidor.
Recomendações
Lave a caixa d’água a cada seis meses, mantendo-a sempre tampada;
Se houver filtros em sua residência, realize a manutenção conforme recomendação do fabricante, mantenha-os sempre limpos, para evitar que contaminem a água.