Águas Cuiabá e Sanessol promovem campanha ambiental | Iguá SA

Notícias

Águas Cuiabá e Sanessol promovem campanha ambiental

Águas Cuiabá e Sanessol promovem campanha ambiental

22 de julho de 2025

Campanha ambiental em Águas Cuiabá


Mais de 1,2 mil litros de óleo de cozinha usado foram arrecadados por estudantes da rede estadual e do Instituto Reação, projeto social que oferece atividades esportivas e educacionais para crianças e adolescentes, durante uma campanha promovida pela Águas Cuiabá, do grupo Iguá Saneamento. A mobilização, em comemoração à Semana do Meio Ambiente, além da coleta uniu ações educativas, desafios criativos e premiações, incentivando o descarte correto de resíduos e a preservação dos rios que abastecem a capital.


Entre os destaques da campanha está o aluno Kauê Lucas de Assunção, de 12 anos, que arrecadou sozinho 305,9 litros de óleo — a maior quantidade registrada entre os participantes. Morador do bairro CPA 4, Kauê percorreu, ao lado da mãe, Jacimara Rodrigues de Jesus, casa por casa da comunidade, conversando com vizinhos, parentes e donos de comércios locais para recolher o resíduo.



"Achei essa iniciativa muito interessante porque, além de preservar o meio ambiente, ensina nossas crianças e adolescentes, que são o futuro da cidade. Foi um processo desafiador, mas conseguimos arrecadar todo esse óleo com a ajuda de vizinhos, família e estabelecimentos”, contou Jacimara, orgulhosa do esforço.


Como forma de reconhecimento, Kauê e sua família foram premiados com um dia especial de cinema, com direito a combo completo de pipoca e refrigerante, diversão garantida para quem transformou consciência ambiental em atitude prática. Além de uma visita na Estação de Tratamento de Esgoto, para ver na prática como sua ação ajuda os rios.


A campanha passou por dez escolas estaduais com rodas de conversa sobre sustentabilidade e oficinas de vídeo temático. Além da coleta, o projeto teve foco na educação ambiental como ferramenta de transformação. “Acreditamos que a educação ambiental transforma realidades e fortalece a cultura do saneamento na cidade. Essa campanha foi uma oportunidade de envolver famílias, professores e alunos em uma prática simples, mas essencial para a preservação dos recursos hídricos”, afirma Ana Cristina D’Assumpção, coordenadora de Responsabilidade Social da Águas Cuiabá.


Todo o óleo arrecadado será destinado à reciclagem. Uma parte será revertida para as próprias escolas participantes, na forma de produtos de limpeza. Além disso, durante o mês de julho, a empresa responsável pela reciclagem vai oferecer duas oficinas práticas de confecção de sabão artesanal no Instituto Reação, promovendo ainda mais aprendizado e autonomia dentro da comunidade.



VOCÊ SABIA? - Despejar óleo de cozinha na pia ou no ralo pode causar sérios problemas no saneamento e no meio ambiente. O resíduo forma uma camada gordurosa que se junta a outros materiais, entupindo tubulações dentro das casas e na rede pública. Além disso, o óleo pode contaminar o solo, os rios e até os lençóis freáticos, prejudicando a qualidade da água e provocando extravasamentos nas vias urbanas.


Campanha ambiental em Sanessol


A Sanessol, empresa do grupo Iguá Saneamento e Aviva Ambiental, segue com suas ações de Responsabilidade Social e Meio Ambiente. Um dos destaques é o projeto “Reviva Óleo”, realizado em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Educação, e com o Lions Clube de Mirassol.


A iniciativa, que tem como objetivo principal o recolhimento de óleo de cozinha usado, mobiliza 10 escolas e creches municipais, alcançando famílias inteiras por meio da participação ativa de crianças e adolescentes. No primeiro semestre de 2025, o projeto arrecadou aproximadamente 7.500 litros de óleo, um número expressivo que reforça o engajamento da comunidade na causa ambiental.


O envolvimento das crianças, suas famílias e toda comunidade escolar. Isso mostra que a educação ambiental começa cedo e que projetos como o ‘Reviva Óleo’ plantam sementes de cidadania e consciência ambiental que certamente darão frutos no futuro. “Ter empresas como a Sanessol apoiando essa causa é fundamental para que o projeto continue crescendo e alcançando mais pessoas”, ”, destaca Dulce Amendola, presidente do Lions Clube.


Nesse projeto, a Sanessol contribui ativamente por meio do programa Sanessol nas Escolas, oferecendo palestras educativas sobre sustentabilidade, preservação ambiental e tratamento de esgoto. Como forma de incentivo, os alunos que mais arrecadam óleo são premiados com tablets e celular.


Para o diretor geral da Sanessol, Luís Guilherme Bizelli, a participação da empresa vai além do compromisso com os serviços de saneamento básico. “Apoiar o projeto ‘Reviva Óleo’ reforça nosso papel como agente transformador da realidade local. O descarte incorreto do óleo de cozinha prejudica a rede de esgoto e dificulta o tratamento nas estações. Por isso, envolver as crianças nessa missão é investir em um futuro mais sustentável e consciente para todos”, afirma.

 

Confira 4 fatos que comprovam a importância do Reviva Óleo:

 

1 - O óleo pode aderir às paredes das tubulações e reter partículas sólidas, causando assim a obstrução. Nesse caso, ocorre o retorno do efluente para as residências, ruas e até corpos hídricos. A rede coletora é a responsável por tirar o esgoto dos imóveis e levar até as estações de tratamento.


2 – Esse problema pode ser agravado em dias de chuva, ainda mais nos casos de imóveis onde não existem redes individuais, deixando a tubulação sobrecarregada e com a possibilidade de causar extravasamentos. As residências precisam ter a rede de esgoto, usada para levar a água de banhos, lavagem de louça e roupas e descarga do vaso sanitário às Estações de tratamento da Sanessol. E a galeria para as águas pluviais, que transporta e drena toda a chuva das áreas urbanas até os rios, córregos ou canais. Quem faz a manutenção é a prefeitura do município.


3 – Quando despejado em rios, o óleo forma uma camada que impede a passagem do oxigênio prejudicando toda a vida dos animais.


4 – O lançamento nas lagoas de tratamento ocasiona o desequilíbrio ecológico/microbiológico, o que prejudica a eficiência do serviço de esgotamento sanitário.

 

Ainda como parte do calendário de ações socioambientais da Sanessol, na última quinta-feira, dia 10, mais uma ação foi realizada: a equipe de Qualidade e Meio Ambiente da concessionária, representada pela supervisora operacional Bianca Caroline e pela analista ambiental Tainá Santos, ministrou uma palestra sobre o processo de tratamento de esgoto para mais de 100 colaboradores da empresa Cozimax.





voltar