Dia Mundial da Água: Plano de Segurança Hídrica da Iguá reforça o olhar atento da companhia para o desenvolvimento sustentável | Iguá SA

Notícias

Dia Mundial da Água: Plano de Segurança Hídrica da Iguá reforça o olhar atento da companhia para o desenvolvimento sustentável

Dia Mundial da Água: Plano de Segurança Hídrica da Iguá reforça o olhar atento da companhia para o desenvolvimento sustentável

22 de March de 2022

Para marcar o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, a Iguá, uma das maiores empresas de saneamento do país, destaca algumas das ações em andamento para assegurar a prestação adequada dos serviços de água e esgoto à população e avanços conquistados recentemente.


Ao longo de 2021, a companhia realizou um detalhado estudo referente ao plano de segurança hídrica, com o intuito de mapear as condições dos mananciais de suas operações pelo Brasil. “Nosso objetivo é ter maior visibilidade sobre o que precisa ser feito para garantir o abastecimento de qualidade aos municípios atendidos nos próximos anos, considerando o impacto do crescimento populacional e de mudanças climáticas, por exemplo”, diz o COO da Iguá, Péricles Weber.


O plano se baseia na avaliação de riscos e prevê o equilíbrio entre a demanda do sistema e a disponibilidade das fontes atuais, levando em conta aspectos como projeção demográfica, redução de perdas hídricas e consumo. A partir disso, foi estabelecido um índice para representar o nível de segurança de cada manancial. As equipes de engenharia da concessionária devem atuar para que esse indicador se mantenha em patamares adequados.


Sua estrutura foi baseada nas diretrizes do Programa de Segurança da Água, instituído pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2004, do Plano de Segurança da Água (PSA), estabelecido no Brasil em 2012 pelo Ministério da Saúde e do Plano Nacional de Segurança Hídrica (PNSH), criado em 2019 pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério de Desenvolvimento Regional.


As ações previstas, que tiveram início este ano, também estão relacionadas com as frentes do plano estratégico de sustentabilidade da Iguá, o SERR, criado para transformar a empresa em referência para as questões ESG no saneamento, no mundo. A sigla SERR representa os quatro pilares essenciais que orientam a atuação em todas as unidades operacionais da companhia: Segurança hídrica, Eficiência na produção e distribuição de água, Responsabilidade na coleta e tratamento de esgoto, e Respeito às pessoas.


Expansão das redes


Ainda por ocasião da data comemorativa, a Iguá destaca avanços importantes relacionados à expansão dos sistemas de abastecimento e distribuição de água, e de esgotamento sanitário em 2021. A companhia realizou uma série de investimentos em obras e melhorias ao longo do ano, beneficiando a população dos municípios onde está presente: foram 11 mil novas ligações de água e 17 mil de esgoto, além de 72 quilômetros a mais de redes de distribuição de água e 217 quilômetros de redes coletoras.


A concessionária também registrou evolução em alguns indicadores de desempenho relevantes. O percentual de esgoto tratado pela empresa cresceu cerca de quatro pontos, alcançando 81,9% em 2021. O índice de qualidade da água fechou o ano em 99,8% (era 99,3% em 2020) e o de esgoto ficou em 93,6% (ante 86,9% no ano anterior). As perdas hídricas, por sua vez, um dos problemas que mais afetam o setor de saneamento, caíram de 40,1% (2020), para 35,5% (2021). “São números que representam progressos significativos e reafirmam nosso compromisso com os serviços prestados aos mais de 7,1 milhões de clientes”, afirma Weber.


Bebedouros inteligentes


No próximo mês, a Iguá deve ampliar a instalação de Estações de Reabastecimento de Água (ERAs) em municípios onde opera nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Paraná e Santa Catarina. Além de fornecer recurso gratuito em pontos estratégicos, esses bebedouros inteligentes estimulam o reaproveitamento de garrafas plásticas e, consequentemente, a redução da produção de resíduos.


A tecnologia foi desenvolvida pela startup RefilMe, vencedora do desafio de inovação Iguá Lab 2019, e vem ao encontro da visão Iguá de oferecer água potável como serviço e trazer maior digitalização para aumentar o acesso.

No início de 2021, um projeto piloto da Iguá instalou ERAs em um parque público de Cuiabá (MT) e no escritório regional da empresa. Em apenas três meses de testes, os dois equipamentos forneceram cerca de 2,1 mil litros de água, evitando o descarte de 4,2 mil garrafas plásticas de 500 ml. Com a operação foi possível evitar o lançamento de 426 kg de CO2 na atmosfera e economizar aproximadamente 12,7 mil litros.


“Queremos facilitar o acesso à água de qualidade, contribuindo para a valorização deste recurso tão essencial e um mundo mais consciente e sustentável. Iniciativas como essas estão de acordo com nosso propósito de sermos a melhor empresa de saneamento para o Brasil”, diz o diretor.

voltar