Iguá aposta em capacitação para suprir demanda profissional em saneamento | Iguá SA
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Iguá aposta em capacitação para suprir demanda profissional em saneamento
03 de março de 2022
Diante do aumento das oportunidades e da maior demanda por profissionais qualificados para trabalhar no saneamento, a Iguá, uma das maiores empresas do setor no país, vem apostando em treinamento para capacitar os colaboradores que atuam em suas operações. A companhia fez aproximadamente 770 admissões em 2021, um aumento de 79% em comparação a 2020, com 430 admitidas. Deste total do ano passado, cerca de 480 vagas foram preenchidas no Rio de Janeiro, onde a companhia arrematou um dos blocos do leilão da Cedae.
De acordo com Érica Silvino, Gerente Executiva de Gestão de Gente da Iguá, as empresas de saneamento lidam com uma certa escassez de mão de obra. “Com o crescimento do setor, a partir da entrada de investimentos privados proporcionados pelo novo marco legal, não só há um aumento da demanda por profissionais, mas principalmente para vagas que exigem habilidades específicas, mais técnicas”, diz a executiva.
A companhia divulgou 700 vagas no segundo semestre de 2021 para a nova operação no Rio de Janeiro e cerca de 70% já foram preenchidas. O anúncio inflou o banco de currículos da empresa, que saltou para 140 mil inscritos no final de 2021 – eram 90 mil em dezembro de 2020. “Tivemos um grande volume de interessados, de áreas diversas e até pessoas de outros estados se candidatando. Isso também acabou impactando a procura em outras concessionárias da Iguá, movimentando nosso mercado como um todo”, afirma Érica.
As oportunidades são variadas, mas o maior número de vagas hoje está concentrado em posições operacionais: leituristas, mecânicos, encanadores de rede, dentre outros. “São as pessoas que estão na linha de frente do saneamento, fazendo a coisa acontecer, e têm experiência com água e esgoto”, explica.
Muitos profissionais já chegam com essa bagagem, mas para multiplicar o conhecimento, a Iguá desenvolveu a H2ON, uma plataforma de ensino a distância com temas específicos. Cada módulo leva a um nível mais avançado de aprendizado, até que os colaboradores estejam preparados para executar plenamente suas atividades em campo. A maior parte da capacitação é feita online, mas em alguns casos é mesclada a ações presenciais, como treinamentos para troca de hidrômetro, que exige prática.
A plataforma serve tanto para a equipe que já atua na companhia há um certo tempo, e precisa se reciclar ou quer ampliar seus conhecimentos, como para os novos colaboradores. “Quando entram na empresa, as pessoas passam por um programa de integração comum, e depois já separamos os perfis por áreas de atuação para fazer determinados treinamentos. A ideia é que todos tenham a competência necessária para conseguir operar no primeiro dia de trabalho”, explica Érica. De acordo com a executiva, a procura pelo time interno da H2ON, que existe desde fevereiro do ano passado, tem sido crescente.
As operações da companhia têm usado a plataforma para incentivar os funcionários e impactar as rotinas de trabalho. Exemplo disso é o agente Edvaldo dos Santos da Silva, que atua na Agreste Saneamento, concessionária gerenciada pela Iguá em Alagoas. “Está sendo muito importante e proveitoso fazer os cursos ofertados no aplicativo. Aprendo cada dia mais, fico grato e animado de melhorar sempre”, conta.
Além dos treinamentos, a Iguá também implementou em 2021 um programa de desenvolvimento de líderes, feito em parceria com uma consultoria, distribuído em módulos ao longo do ano. Para 2022, a companhia planeja capacitar aprendizes e estagiários, associando cada perfil a uma trilha determinada de conhecimento. “A ideia é que, ao final, eles possam ser efetivados justamente nessas posições mais técnicas, que precisamos tanto”, diz.