Iguá aposta em rede social corporativa para engajar colaboradores | Iguá SA

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Iguá aposta em rede social corporativa para engajar colaboradores

Iguá aposta em rede social corporativa para engajar colaboradores

10 de dezembro de 2021

A Iguá, uma das maiores companhias de saneamento do Brasil, está apostando em um novo canal digital para dar voz aos seus mais de 1,7 mil colaboradores, aumentando o engajamento nas comunicações internas e estimulando a cultura voltada às pessoas. Trata-se do Diga, que combina características de intranet e rede social corporativa, onde os funcionários compartilham informações sobre sua rotina de trabalho, interagem com publicações da empresa e dos colegas, e colaboram entre si. Disponível em aplicativo para celular e computador, passou a ser o principal ambiente de trânsito de informações da organização.


Em pouco mais de três meses, a ferramenta já registrou uma resposta positiva por parte da equipe, com 70% dos profissionais cadastrados. O volume de posts feitos pelos funcionários vem crescendo a cada semana e hoje já é o dobro do que foi alcançado no lançamento, em julho. A plataforma traz conteúdos corporativos, notícias das operações, mensagens administrativas, campanhas, recados dos líderes, galerias de fotos e vídeos. Há ainda espaços de interatividade, com pesquisa e enquetes, testes de conhecimentos e celebração de conquistas.


“O Diga não veio somente para humanizar a comunicação da Iguá, como faz parte de uma estratégia de reformulação para torná-la mais estruturada, dinâmica e acima de tudo voltada ao negócio e aos propósitos de expansão. A ideia é fortalecer a marca em todas as interações e consolidar a imagem da companhia como protagonista na transformação do saneamento”, diz Márcia Nunes, head de Comunicação Corporativa.


Segundo a executiva, várias iniciativas têm sido realizadas nessa direção. O planejamento e as métricas passaram a ter papel central na busca por uma relação mais produtiva com os públicos, principalmente na escolha dos eixos de conteúdo. A atuação alcança a comunicação interna e as frentes externas, como digital e marketing institucional. O mais novo passo vem com a organização dos canais internos num sistema para que conteúdos e mensagens contemplem as necessidades corporativas e locais. “Nossa comunicação avança para tornar-se mais estratégica, sintonizada com os compromissos empresariais e em linha com as melhores práticas”, afirma.


Nesse contexto, destacam-se a criação a readequação de canais, alinhados por um padrão visual e pela assinatura “Crescer juntos é da nossa natureza”, que sintetiza o desejo da Iguá de evoluir com os colaboradores. Outra característica é o trabalho integrado com as operações para que as mensagens e ações estejam alinhadas. Uma amostra importante dessa nova comunicação interna é o Diga.


Um dos exemplos de interação bem-sucedida proporcionada pelo novo canal aconteceu por ocasião do Dia das Crianças. A companhia convidou o time a enviar um vídeo de até 40 segundos com seus filhos, enteados e parentes de até 12 anos falando sobre a importância da água para o futuro. A publicação desta ação gerou quase 1 mil visualizações e teve boa repercussão internamente. Como resultado, a empresa teve um vídeo espontâneo com a participação de mais de 30 crianças.


O novo canal também sinaliza o esforço da empresa em melhorar processos com inovação. “Precisávamos de um espaço democrático, que alcançasse de forma mais abrangente colaboradores de todos os cargos e localidades, e fosse capaz de engajar e manter informados os mais variados tipos de pessoas. A linguagem digital foi a resposta encontrada, e a melhor solução foi formarmos parceria com uma startup capaz de criar um ambiente totalmente customizável e com a cara da Iguá”, explica.


A companhia aproveitou o contexto do aniversário de quatro anos para introduzir o app e encerra 2021 otimista com os resultados obtidos até agora. “Esperamos gerar cada vez mais adesão, afinal com o lançamento do Diga nossa comunicação interna evoluiu, tornando-se uma via de mão dupla, muito mais pautada em integração e trocas”, diz Márcia. 

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